Os Compostos Termoplásticos são utilizados há décadas para a produção de fios e cabos elétricos e outras peças plásticas para o segmento eletroeletrônico, como materiais de suporte para gadgets e teclados de computador.

Pelo fato de serem fáceis de se processar por extrusão, os Elastômeros Termoplásticos são muito utilizados, destacando-se os TPEs, TPVs e TPUs.   Outras matérias primas também são muito utilizadas como compostos de PVC e os de Polietileno (PE), que são materiais conhecidos por suas características funcionais de isolamento elétrico eficaz e resistência ao intemperismo.

Materiais recomendados para a produção de fios e cabos elétricos

A seguir, informações adicionais do uso de TPV, TPE e TPU:

TPV – Elastômero Termoplástico Vulcanizado

É um material composto por PP + EPDM que em seu processo de produção ocorre a reticulação (vulcanização).  O TPV pode ser utilizado em aplicações que até a década de 80 eram usadas o EPDM vulcanizado porém hoje o fácil processamento e reciclagem fazem com que o TPV seja preferencialmente usada em fios e cabos.

Vale ressaltar que o processo de fabricação desse material proporciona propriedades físico-mecânicas e químicas altamente eficientes, ou seja, o produto final ganha alta tensão de ruptura, bom alongamento, resistência à fadiga por flexão, bem como excelente resistência ao ataque de fluidos polares e boa resistência aos fluidos hidrocarbônicos. Além disso, o TPV aceita uma faixa térmica bem larga, mantendo-se funcional em temperaturas de -40 ºC até 135 ºC, característica essencial para fios e cabos elétricos.

TPE – Elastômero Termoplástico

Muitas vezes utilizado como uma solução de maior custo-benefício em relação ao TPV, ou seja, é mais barato, o TPE tem uma performance inferior, no entanto, o seu custo-benefício compensa quando o produto final não exige as mesmas características do TPV.

O TPE aceita bem processos de transformação simples e econômicos, como a extrusão, geralmente com a tecnologia tipicamente usada para transformar termoplásticos. A fase elastomérica do material proporciona ao produto final propriedades elásticas e baixas durezas que o tornam muito semelhante a borracha.

TPU – Termoplástico de poliuretano

Também conhecidos como termoplásticos de poliuretano, os compostos TPU são materiais constituídos de sequências alternadas de poliésteres ou poliéteres, amorfos e flexíveis. Seus segmentos são rígidos e, portanto, com alta densidade de grupos uretanos. Eles são produzidos pela reação de um diisocianato com um glicol de cadeia curta e essa complexidade de produção ocasiona em um produto de qualidade elevada.

O TPU é um produto muito versátil em termos de processamento e propriedades físicas, e o seu uso é um dos mais amplos na indústria. As aplicações de termoplásticos de poliuretano variam de produtos eletrônicos à equipamentos odontológicos.

Um dos setores com a maior probabilidade de crescimento nos próximos anos é de fato a indústria de eletroeletrônicos. Em um momento histórico da sociedade, marcado pela digitalização, algoritmos e processos automatizados, fica evidente que a demanda por soluções tecnológicas cresça e, portanto, o aumento da produção de fios e cabos elétricos também.

A Compostos do Brasil reúne as principais marcas do mercado, oferecendo sempre produtos de alta qualidade para os mais diversos segmentos da indústria plástica brasileira. Entre em contato com os nossos consultores de negócio especializados e solicite um orçamento personalizado!


O nosso artigo foi útil para você?

Abaixo temos alguns materiais mais detalhados para você se aprofundar ainda mais, clique e acesse gratuitamente!

Agentes de purga
Agentes de purga
Dyna Purga, solicite uma amostra