Loading...

Eletro Eletrônico

/Eletro Eletrônico
Eletro Eletrônico2019-04-06T14:44:28+00:00

Um dos principais segmentos de nosso dia a dia é o Eletroeletrônico,  no qual estão inclusos também os Eletrodomésticos. No segmento Eletroeletrônico, várias matérias-primas plásticas são usadas. Desde o  liquidificador ao ferro de passar, da geladeira à máquina de lavar, todos utilizam a materiais plásticos  em suas estruturas. Assim como o setor Automobilístico, o Eletroeletrônico representa um dos segmentos mais promissores para a aplicação do plástico, devido à necessidade de aliar rapidez no processo de produção a um custo cada vez mais baixo. O plástico permitiu ainda a popularização dos produtos, que passaram a ser mais acessíveis aos consumidores.

Um bom exemplo de produtos do segmento eletroeletrônico são algumas linhas de lavadoras, que passaram a contar com gabinetes plásticos, eliminando etapas do processo de produção como estamparia, funilaria, soldagem, tratamento químico e pintura, e, consequentemente, proporcionando economia de tempo e otimização do espaço físico. Essas lavadoras pesam em média 18 kg, sendo 60% em plástico, enquanto as que utilizam chapas de aço pesam, em média, 26 kg. A redução nos gastos com produção e matéria-prima garantem, ainda, um preço mais acessível ao consumidor.

As duas famílias de materiais que a Compostos do Brasil disponibiliza ao mercado,   tanto os Elastômeros como os Plásticos de engenharia, são aplicadas no segmento Eletroeletrônico.

Alguns exemplos das principais aplicações:

 

ELASTÔMEROS TERMOPLÁSTICOS

Laprene TPE

O Laprene TPE  é muito utilizado para solução de conforto em peças e ferramentas,  como Soft Touch ou “toque de borracha” em plástico.  Exemplos de aplicações são alguns detalhes no Ferro Elétrico,  para dar mais conforto às mãos. Em ferramentas elétricas, o Laprene TPE é solução para os  cabos de várias maquinas como  furadeira elétrica,  politrizes e lixadeiras.

Em máquina de lavar é utilizado em bocal de saída de água e anéis de vedação.

 

FORPRENE TPV

Quando há uma maior demanda das propriedades físicas e térmicas de uma borracha ,  o Forprene TPV  passa a ser a escolha.  Exemplo de uso são os pés de liquidificadores,   anéis de vedação, e peças que necessitam resistência química e de temperatura até 130 C.

 

THERMOLLAN TPU

Umas das principais e mais difundidas aplicações do TPU são as capas de celular e tablets. Ele ganhou espaço nessa aplicação devido ao seu custo eficiente de produção, absorção de impacto e resistência à abrasão.

O TPU tem vantagens sobre o silicone, outro material usado nessa aplicação, pois consegue prevenir manchas em sua superfície, tem maior durabilidade e não se desgasta nem se torna flácido ao longo do tempo.

Além de excelente proteção ao celular/tablet, o TPU permite recortes precisos a fim de que as entradas de fones, carregadores sejam eficientes e também o recorte da câmera não atrapalhe as fotos.

Ao contrário de cases rígidos, o TPU não quebra nem trinca e em caso de queda, o TPU absorve o choque, realizando uma pequena deformação, provinda de sua maleabilidade.

Do ponto de vista estético, as capas de TPU podem ser transparentes como também coloridas em diversas tonalidades.

 

PLASTICOS DE ENGENHARIA

CELANEX PBT

Devido às suas característica de temperatura de trabalho de até 150 oC, o Celanex PBT é fácil de adequar o desempenho através de reforços , cargas e modificadores.  Existem graus de diferentes níveis de dureza (desde os mais rígidos aos mais flexíveis) e  poder ser usado em peças estruturais, elétricas e de aparência, facilmente colorido e decorado.

O Celanex PBT tem muitas aplicações no segmento Eletroeletrônico,  como exemplo, podemos citar:  Interruptores, teclados, comutadores, soquetes, tomadas, etc.

 

POLIACETAL

Hostaform / Celcon  POM

As principais características que orientam o projetista a optar por Hostaform ou Celcon, marcas da Celanese que a Compostos do Brasil promove são: alta dureza e rigidez , fácil pigmentação, muito boa propriedade de deslize e desgaste, boa resistência química , excelente resiliência e resistência ao cracking.

Sendo assim o material é utilizado em engrenagens de alguns motores de eletro domésticos e em peças eletrocondutivas.

Vectra /  Zenite –  LCT

As propriedades típicas desses materiais,  como resistência a temperatura até 240 C ,  baixíssimo coeficiente de expansão térmica quando comparado ao aço e cerâmica e excelente resistência a produtos químicos e oxidação fazem com que sejam utilizados cada vez mais em produtos EletroEletrônicos.

Atualmente o principal uso é em componentes elétrico como conectores e peças para tablets e celulares por exemplo.