A Compostos do Brasil traz em sua linha de produtos vários materiais que são utilizados em aplicações do segmento Médico Hospitalar.  Aliás, quando o assunto são aplicações inovadoras desenvolvidas com o Compostos Termoplásticos, indústria Médico Hospitalar tem assumido um papel expressivo. Isso porque os Compostos Termoplásticos  garantem  mais flexibilidade para a fabricação de dispositivos por não sofrerem corrosão e ser mais resistente à ruptura e contar com outras vantagens em relação a outros tipos de matérias-primas, como versatilidade, leveza e economia.

Além disso,  esses compostos,  podem  se adaptar aos requisitos que, especificamente no mercado Médico Hospitalar, costumam ser mais exigentes em termos de geometrias especiais e peso. Dessa forma, a sua incorporação na indústria médica moderna aumentou de forma exponencial durante a última década, gerando oportunidades de negócio para os transformadores de produtos plásticos.

 

 

Compostos Termoplásticos para aplicação  no segmento Médico Hospitalar

 

Elastômeros Termoplásticos

Laprene TPE

Na linha de TPE,  existem produtos desenvolvidos especialmente para serem utilizados em aplicações do segmento médico hospitalar.  Pelo fácil processamento em Injeção,  Extrusão e Sopro o Laprene TPE é uma solução quando se necessita de um material com aspecto de borracha e com laudos de atoxidade.

O produto tem seu uso em aplicações como Embolo de Seringa de Injeção,  mangueiras hospitalares,  tampas de frascos de exames laboratoriais, etc.

 

Forflex TPT

Material especialmente desenvolvido para ser utilizado como vedação de tampas de refrigerante e bebidas carbonatadas,   é também utilizado para vedação de tampa de medicamentos.   O material possui laudo de atoxidade e aprovações para esse fim.

 

Thermollan TPU

O TPU por sua característica de resistência a fadiga mecânica, excelente abrasão e fácil processamento faz com que o material seja utilizado nos seguintes produtos do segmento Medico Hospitalar:

Bases para produtos ortopédicos,  pés de muleta,  anéis de vedação de equipamentos médicos e fabricação de mangueiras (hospitalares e odontológicos) nos equipamentos sujeitos à movimentação.

Plásticos de Engenharia

 

Celcon /  Hostaform  POM

Excelente resiliência, baixa absorção de umidade, resistência ao stress cracking e alta dureza e rigidez, faz com que o  Celcon e o Hostaform, as duas marcas de Poliacetal que a Compostos do Brasil distribui da Celanese ,  encontrem aplicações no segmento médico hospitalar.

Dentre os principais produtos feitos com esses materiais destacamos canetas de aplicação de insulina

 

Celanex PBT

Resistente a alterações elétricas, mecânicas e dimensionais ao longo de um largo intervalo de tempo e ambiental, o uso do PBT também é visto em aplicações médicas hospitalares.

O principal uso é em peças para equipamentos médicos.

 

GUR  UHMW – PE

O polietileno de ultra alto peso molecular (UHMW PE) tem seu uso em aplicações importantíssimas no segmento médico hospitalar.   Suas propriedades de alta capacidade de absorção de energia em altas taxas de estresse,  excelente resistência ao desgaste e ao atrito faz com que o produto seja base para desenvolvimento de peças como implantes e próteses ortopédicas para quadril e joelho.