Loading...

Forprene® TPV

/Forprene® TPV
Forprene® TPV2019-04-04T14:43:20+00:00

O Elastômero Termoplástico Vulcanizado TPV – Linha Forprene, da Celanese Softer, é um composto termoplástico no qual a fase elastomérica sofre um processo de reticulação (ligações químicas entre moléculas).

O Forprene® TPV combina as propriedades elásticas de borrachas vulcanizadas com a facilidade de processamento dos plásticos. Sua composição apresenta uma morfologia de duas fases. Uma fase elastomérica (EPDM dinamicamente vulcanizado), altamente dispersa em uma matriz poliolefínica termoplástica (PP).  Essa matriz termoplástica permite que o Forprene® possa ser processado utilizando-se métodos tradicionais de processamento de plásticos, além de permitir sua reciclagem. Por outro lado a fase elastomérica confere as características de maciez e resposta elástica do material.

O processo de fabricação do Forprene® TPV proporciona ao material melhores propriedades físico-mecânicas (alta tensão de ruptura, bom alongamento, resistência à fadiga por flexão), boas propriedades químicas (excelente resistência ao ataque de fluidos polares e boa resistência aos fluidos hidrocarbônicos) e larga faixa térmica (temperatura de serviço de -40oC até 135oC).

Os grades do Forprene® TPV estão disponíveis na faixa de dureza de 35 Shore A até 50 Shore D e densidades que variam de 0,9 a 1,0 g/cm3.

A liberdade de design deste material permite o uso em peças complexas via injeção, sopro ou extrusão e garante excelente acabamento superficial.

O material tem como um dos principais segmentos de atuação o Automobilístico. Pode ser usado tanto em aplicações em interiores como exteriores do veículo, com funções que demandem as propriedades físicas de borracha ou para soft touch em sobreinjeção em polipropileno (PP), poliamida (PA), dentre outros.

 

Alguns exemplos de uso:

● Peças sob o capô: Dutos de ar, foles de suspensões, caixa de direção, guias, conectores de bateria.
● Guarnições: Perfis de porta, encapsulamento de vidro, perfis para vidros.
● Interior: Difusor de ar condicionado, botões, tapetes, alavancas de câmbio e freio de mão, maçanetas etc.
● Variedades de proteção: Revestimento de tubo combustível, proteção para amortecedores, buchas, bandas de para-choque, spoiler, apara barro, etc.

 

Processamento

Peças de Forprene® TPV podem ser produzidas utilizando-se processos convencionais de transformação plástica como injeção, sopro e extrusão.

A família FORPRENE® compreende uma série de grades especialmente desenvolvidos para uma grande variedade de aplicações, incluindo uso em exteriores (peças que sofram exposição à luz do sol, calor e variações climáticas, e demandem alta resistência ao ozônio, à radiação UV, calor e intemperismo). Tudo isto combinado com excelente flexibilidade a baixas temperaturas.