Os compostos termoplásticos estão cada vez mais presentes na construção civil. Eles apresentam diversas vantagens e propriedades superiores a outros materiais, com destaque para a sustentabilidade, resistência e flexibilidade, além de ter uma contribuição importante no design final do produto. 

Estes compostos termoplásticos são utilizados com vários fins: produção de telhas, janelas, pisos, revestimentos, sistemas de hidráulica, ventilação e até caixa d´água. Entenda melhor como a sua utilização pode ser fundamental para garantir o melhor aproveitamento em sua obra.

O que são compostos termoplásticos? 

Os compostos termoplásticos são polímeros sintéticos derivados do petróleo,  possuem estruturas com longas cadeias, as quais podem ser  lineares ou ramificadas. Quando submetidos a altas temperaturas e pressão, possuem a capacidade de amolecer e fluir, podendo assim ser moldados por diferentes processos (injeção, extrusão, sopro, etc.). Se submetidos novamente a altas temperaturas e pressão, voltam a amolecer e fluir, podendo assim  ser remoldados e, por isso, são considerados plásticos fáceis para a reciclagem. 

O uso dos compostos termoplásticos na construção civil

Graças ao avanço tecnológico, é possível ver o desenvolvimento de técnicas na construção civil que utiliza o plástico na fabricação de diversos produtos e materiais. Os compostos termoplásticos possuem diversos benefícios que possibilitam muitas facilidades para a construção civil, inclusive práticas sustentáveis. 

Uma vantagem importante, por exemplo, é que os compostos termoplásticos, geralmente, custam menos do que os materiais tradicionais utilizados na construção civil, mesmo quando feitos sob medida. 

Eles possuem outras características importantes para este segmento. Veja a seguir algumas delas: 

Isolamento térmico e acústico

Para sistemas de isolamento térmico e/ou acústico, o termoplástico é muito bem-vindo, já que em sua composição há propriedades que são capazes de absorver o som e reter calor. Ele contribui para a economia de energia e redução da poluição sonora.

Flexibilidade, leveza e facilidade no transporte

Por ser um material mais leve, os produtos fabricados com termoplástico na construção civil são mais fáceis de transportar e armazenar, contribuindo com a redução da emissão de CO2 na atmosfera, que saem dos meios de transporte de carga que, anteriormente, transportavam materiais mais pesados e, consequentemente, demandavam maior queima de combustível.

Impermeabilidade

Os compostos termoplásticos são fundamentais para os sistemas de impermeabilização, pois ajudam na estabilidade e na segurança das obras. Eles têm a função de proteger os elementos estruturais de infiltrações e/ou umidade que podem colocar a construção em risco.

Os elementos plásticos mais utilizados como sistemas de impermeabilização são as mantas e as membranas.

Anticorrosivo

A característica anticorrosiva do termoplástico prolonga a vida útil dos materiais e aplicações que utilizam essa matéria-prima, como encaixes e vedações de janelas e tubulações, fabricação de cabos, canos e tubos subterrâneos ou exteriores.

Além disso, as suas propriedades anticorrosivas proporcionam uma vida útil maior, estendendo-se por mais de 100 anos para tubos de plástico e 50 anos para cabos subterrâneos e externos.

Escolha o termoplástico ideal para a sua obra

Devido a sua versatilidade e características específicas, os compostos termoplásticos vêm inspirando engenheiros, arquitetos e designers a projetar edifícios com formatos, conceitos e dimensões inteligentes. Essa evolução constante e sua reciclabilidade torna os termoplásticos uma opção muito mais viável. 

Por isso, a Compostos do Brasil, que é a distribuidora nacional de produtos e insumos termoplásticos para a indústria, pode ser a sua grande parceira nessa descoberta de soluções para a construção civil. Contamos com uma ampla linha de produtos para aplicação nesse segmento. 

Nossas soluções vão desde elastômeros termoplásticos como TPE, TPV, TPU, TPO e TR, até a linha de plásticos de engenharia como POM, PBT, PA, entre outros. Entre em contato com os nossos consultores de negócio especializados e solicite um orçamento. Com certeza serão inúmeros os resultados positivos alcançados com esse material!