A Economia circular baseia-se na mudança em toda a cadeia produtiva, desde o design dos produtos até a reutilização, repensando todo o conceito desta cadeia a fim de garantir uma recuperação inteligente. Este desenvolvimento econômico incorpora o melhor uso dos recursos envolvidos nos processos produtivos, diminuindo o uso de matéria-prima virgem e priorizando o reuso dos insumos, sendo estes recicláveis, duráveis e renováveis.

A Feira K, a maior feira global do segmento de transformação de plásticos, teve, neste ano de 2022,como um dos temas principais a Economia Circular, abordando o assunto através de um fórum juntamente com empresas de renome mundial, onde o papel foi destacar a importância da tecnologia de máquinas. Essas tecnologias estão diretamente ligadas a implementação de diversas ações dentro desse conceito, o qual está sendo cada vez mais adotado por inúmeras empresas, justamente por contribuir com o desenvolvimento sustentável.

 

Quais as características e o objetivo da economia circular?

O foco da economia circular vai muito além de ações voltadas à gestão de resíduos e gestão de reciclagem. Com um propósito muito mais amplo, ela integra todas as etapas de uma cadeia produtiva, desde o seu layout, plano de negócios, produtos, otimização do processo produtivo e de recursos, até a reutilização de matéria-prima.

Conhecendo os princípios e o foco deste conceito, podemos destacar como características a redução na exploração excessiva dos recursos naturais e a maximização da reutilização.

Contudo, podemos afirmar que o objetivo da economia circular é construir uma sistemática de gestão que seja mais eficiente em relação aos recursos e insumos naturais existentes, garantindo assim que tudo que está envolvido nesta cadeia produtiva seja mantido em seu nível máximo de utilidade e valor, inserido em um plano econômico de desenvolvimento sustentável e circular.

 

O que a tecnologia traz de benefícios para a economia circular?

Se pensarmos em todas as etapas do processo produtivo, as tecnologias voltam-se para uma maior eficiência de todo o processo, podendo contribuir desde as etapas envolvendo matéria-prima, como triagem, trituração e lavagem até o processo para regranular, manusear e transformar essa matéria-prima, tais como máquinas de injeção, extrusão e sopro. 

Essa fusão entre economia circular e novas tecnologias, tendem a melhorar e consolidar cada vez mais estes conceitos no mercado, contribuindo com essa cadeia cíclica, gerando um maior valor aos recursos naturais em todas as etapas do processo produtivo, contribuindo com a redução de sua extração, contribuindo com a diminuição dos danos ambientes e com a sustentabilidade.

 

Desafios que a indústria enfrenta com a implementação da economia circular

Um desafio grande que muitas empresas enfrentam, é consolidar um modelo de economia circular que seja eficiente e ao mesmo tempo com um custo menor. Todo esse processo gera novos tributos, contribuindo com valor final mais alto do que um produto novo concebido em um processo linear, o qual foge dessa sistemática de economia sustentável.

Ou seja, o mercado depende de novas ações e estratégias que propaguem o conceito, com o objetivo de evoluir a implementação a ponto de ser favorável financeiramente e não somente uma contribuição ao meio ambiente. Além disso, contribuindo com a competitividade de mercado e trazendo um benefício de valores para a imagem das indústrias que aderiram a este novo sistema.

​A Compostos do Brasil trabalha com linhas importantes e diferenciadas, que prezam pela tecnologia, qualidade, sustentabilidade e durabilidade elevada. Entre agora mesmo em contato para conhecer nossos produtos!

Autor: Caroline Tirolla