O estireno é um hidrocarboneto bastante utilizado para uma série de aplicações especialmente envolvendo os elastômeros termoplásticos. Seja na fabricação de películas, componentes eletrônicos, ampolas ou tantos outros produtos de plástico, esse composto está presente

Ele é considerado como um “insumo básico do poliestireno” obtido através da combinação entre o benzeno e eteno – A fórmula química para representar esse hidrocarboneto em questão é C6H5CHCH2.

Apesar da volatilidade e flexibilidade que o material possui, ele é reconhecido no mercado por sua rigidez. Além disso, conta com uma coloração transparente que se assemelha ao acrílico. 

O estireno está mais presente no nosso dia a dia do que podemos nos lembrar. Ele é responsável pela origem de alguns dos materiais mais populares da rotina dos brasileiros, como por exemplo, o Isopor®. 

Neste conteúdo, iremos explorar todos os detalhes sobre esse tão famoso e essencial hidrocarboneto que está à frente de tantos produtos comuns no dia a dia das pessoas. Continue a leitura para entender!

O que é estireno?

O estireno é uma matéria-prima muito utilizada em praticamente todos os segmentos de mercado, direta ou indiretamente. Ele é considerado como a “origem” do poliestireno, que é uma das matérias-primas mais populares do mundo. 

Trata-se de uma substância formada por um hidrocarboneto aromático não saturado com cheiro adocicado (que em grandes quantidades pode ser enjoativo). A coleta deste composto acontece por meio de vegetais, especialmente em folhas e frutos, e também na carne vermelha dos animais – ainda neste conteúdo você vai entender mais profundamente o processo de fabricação do estireno

Ele possui alta volatilidade e, especialmente no processo de polimerização (ou seja, quando está aliado a agentes de expansão) pode dar origem a vários outros materiais, em especial o Isopor®, películas sintéticas, fibras de vidro, entre outros. 

Como é feita a fabricação desse composto?

O estireno é fruto da união do benzeno com o etileno, obtido através do processo de desidrogenação catalítica e depois misturado na fase gasosa com uma quantidade de vapor 10 vezes maior do que o seu volume original. 

O vapor é fundamental para garantir que esse processo aconteça, pois serve como fonte de calor para fazer a remoção do coque que se forma no catalisador de óxido de ferro.

Existem vários outros métodos de fabricação do estireno. Uma das opções mais comuns é via hidroperóxido de eltilbenzeno, em que o etilbenzeno reage com o oxigênio e depois a mistura é usada para oxidar o propileno para o óxido de propileno – que por sua vez, o produto resultante é desidratado e se transforma no tal do estireno. Outro caminho possível é por Síntese Laboratorial, em que é feita a descarboxilação do ácido cinâmico. 

Para que serve o estireno?

Em geal, o composto está envolvido na produção de diversos produtos plásticos comuns no dia a dia do consumidor final e também das indústrias. 

Está presente nas películas de celular, estojos, malas, equipamentos para construção civil, fabricação de eletrodomésticos e muitos outros. 

Um dos produtos mais comuns produzidos com base no estireno é o Isopor®, que é também um material bastante comum para diferentes segmentos, tanto b2b como b2c. Ele está presente, portanto, na fabricação de embalagens, forros, telhas, caixas e muitos outros elementos. 

O uso desse hidrocarboneto é muito comum porque se trata de um produto flexível e durável, que dá origem a muitos outros materiais. A seguir, vamos te mostrar dois exemplos práticos de produtos feitos à base de estirenos com múltiplas aplicações!

Sofprene® – Borracha SBS

O Sofprene® é criado a partir de duas fases: uma elastomérica constituída por borracha SBS (copolímeros em bloco de Estireno-Butadieno-Estireno) e outra plástica, que costuma ser de natureza poliolefínica ou estirênica.

A fase plástica é capaz de transformar o Sofprene® de forma muito simples, economizando recursos e garantindo 100% da reciclagem do produto

O produto possui diferentes aplicações, tais como:

  • Indústria moveleira para criar amortecedores para ripas de cama, rodízios e perfis para-choques;
  • Agronegócio para criar guarnições que ajudam o irrigador;
  • Itens domésticos como tapetes antideslizantes, empunhaduras para vários utensílios e bordas para rodo de limpa vidros;
  • Fabricação de brinquedos, rodas, empunhaduras, assentos e surpresas;
  • Calçados: solados (entre solas e palmilhas) e alguns modelos de sandálias como o “Crocs”.

Clearen® SBC – Estireno butadieno

A SBC CLEAREN® (copolímero do bloco do estireno-butadieno) é um produto que se destaca por sua excelente transparência e ótima resistência contra impactos. 

Ele pode ser utilizado tanto puro como em blenda com PS, o que reduz os custos do composto ou modificação dos impactos do PS Cristal, já que aumenta consideravelmente a resistência sem abrir mão da coloração transparente.

A SBC CLEAREN®  pode ser aplicada em:

  • películas transparentes;
  • laminados para embalagens de alimentos;
  • componentes eletrônicos;
  • ampolas;
  • tampas e embalagens para  cosméticos;
  • brinquedos;
  • e artigos variados.

Agora que você já conhece todas as vantagens de contar com o estireno, que tal investir nesse elemento para a sua empresa? Com a Compostos você consegue adquirir rapidamente tanto o Clearen® SBC como o Sofprene® – Borracha SBS e ainda tirar todas as suas dúvidas sobre os produtos. Entre em contato com a gente agora mesmo!