Os compostos de Polipropileno, mais conhecidos como compostos de PP, estão ganhando cada vez mais espaço no mercado do plástico. Trata-se de um material que pode ser utilizado em muitos objetos, como em peças estruturais e materiais automobilísticos, graças à sua base de polipropileno e a soma de alguns aditivos modificadores, que facilita o seu uso em muitas aplicações. 

Para entender melhor sobre os compostos de PP, continue lendo este artigo!

 

O que são Compostos de PP?

A família dos compostos de Polipropileno são peças produzidas com base em resina de polipropileno (PP) e utilizam aditivos modificadores para tornar a poliolefina adequada para as mais variadas aplicações, dando mais ênfase ao resultado final desse material. 

 

Entre as muitas vantagens dos compostos de PP, ressalta-se o fato deles possuírem diversos aditivos em sua formulação, o que os tornam um material de alta performance. Dentro da engenharia, por exemplo, os compostos de PP são capazes de substituir os metais industriais, pois apresenta uma série de características que trazem firmeza ao setor, sem abrir mão do aspecto sustentável. 

 

Assim como os metais são combinados para formação de ligas metálicas aproveitando-se das propriedades de dois ou mais metais, os plásticos também são combinados para formação de blendas e ainda podem ser reforçados com diversos tipos de fibras e outras cargas minerais, melhorando suas propriedades mecânicas. 

 

Tipos de compostos de Polipropileno

Os tipos de compostos de PP vão variar de acordo com os aditivos e as pigmentações essenciais, que se alteram de acordo com a necessidade do cliente ou da aplicação. São eles: 

  • PP com talco;
  • PP com carbonato de cálcio;
  • PP com fibra de vidro;
  • PP com fibra de vidro longa;
  • PP com talco e elastômero;
  • PP com carga híbrida.

 

Quais as aplicações dos compostos de Polipropileno?

Com uma gama de possibilidades, os compostos de PP utilizam aditivos modificadores para tornar a poliolefina adequada para as mais variadas aplicações, elevando a performance desse material. 

Dentro do setor automotivo, que é um dos maiores consumidores de compostos de PP, existem muitas aplicações, como console, canaleta, guia de vidro, tampas, painel, capa de coluna, protetores, suportes, componentes estruturais, para-choque e para-barro. 

Estes compostos também são adequados para aplicações industriais que possuem requisitos técnicos mais críticos. Também são ideais para aplicações que precisam, muitas vezes, atender normas específicas relacionadas à propriedade do composto ou requisitos da aplicação/produto final, onde a utilização do Polipropileno convencional não tem capacidade para atender. 

 
Escolha o composto de PP ideal para sua empresa! 

A Compostos do Brasil é uma das principais distribuidoras de compostos de PP no Brasil, e trabalha com duas linhas importantes e diferenciadas dentro da indústria de transformação plástica. São elas: a Polifor e a BluePlast. 

A Polifor é uma linha de compostos com base em Polipropileno (PP) produzido e comercializado pela Celanese. A família Polifor inclui compostos à base de polipropileno homopolímero e copolímero com diversas modificações, ou seja, carregado, reforçado, retardante de chamas, aditivado e pigmentado utilizado pela indústria automotiva, eletrodomésticos, moveleiro, construção civil. ​

Já os compostos de PP da marca BluePlast são desenvolvidos para linhas automotivas, branca e eletroeletrônica. Além disso, eles também modificam o material prime ou reciclado para agregar valor ao seu composto de polipropileno a custo acessível, reduzindo perdas comuns e favorecendo o meio ambiente.

​A Compostos do Brasil também possui diferentes soluções para termoplásticos e plásticos de engenharia que prezam pela praticidade, sustentabilidade e durabilidade elevada. Entre agora mesmo em contato para conhecer nossos produtos!