A Compostos do Brasil fechou uma nova parceria com a Eastman para fornecimento do TPU Thermollan, complementando sua linha de elastômeros termoplásticos e proporcionando uma solução mais completa a seus clientes.

Até 2018, a Compostos do Brasil, possuía em sua linha de Elastômeros Termoplásticos, uma gama de produtos das famílias TPE/TPV/TPO/TR. Entretanto havia uma lacuna na linha para aplicações onde se necessitavam melhores propriedades mecânicas (em especial maior resistência à abrasão e fadiga), características típicas dos poliuretanos termoplásticos (TPU).

Após uma ampla análise do mercado, pesquisa de fornecedores de TPU e reuniões com os principais deles, a Compostos optou por eleger a norte americana Eastman como seu parceiro para fornecimento de TPU.

A Eastman é uma empresa química com presença global e faturamento anual de US$ 10 bilhões. Ela tem uma planta de TPU no Brasil, originada da aquisição da Scandiflex, na cidade de Mauá, onde produz sua família de poliuretano termoplásticos, Thermollan. São cerca de uma centena de itens de TPU diferentes, divididos nas famílias à base de Poliéster (melhores propriedades mecânicas), Poliéter (resistência à hidrólise e baixas temperaturas) e Caprolactona (soma de propriedades superiores).

As principais aplicações do TPU são a fabricação de rodízios, mangueiras e tubos, brincos de boi, solados de calçados, fios e cabos, vedações, capas de celulares, dentre outras.

O contrato prevê a distribuição da linha Thermollan no Brasil, apoiada no time de consultores de negócio da Compostos, através de seus dois centros de distribuição (São Paulo, SP  e  Caxias do Sul, RS). Os principais produtos da linha TPU Thermollan tem estoque nos centros de distribuição da Compostos e com isso, o mercado de clientes pulverizados passou a ter um atendimento mais próximo e frequente, proporcionando à Eastman crescer sua participação no segmento de TPU no Brasil.

No comunicado oficial ao mercado, a Eastman destaca que “A Compostos vem para contribuir de forma positiva, com serviços realizados de acordo com normas de qualidade que sempre prezamos dentro de nossa organização”

Para conhecer mais da linha Thermollan TPU  (clique aqui)