Os processos de purga fazem parte da rotina de toda indústria que trabalha com a transformação de resinas termoplásticas. Em muitas linhas de produção, ainda é comum que as máquinas fiquem improdutivas por horas enquanto é feita a troca da matéria-prima ou de suas cores

O termoplástico é uma das bases da cadeia produtiva de praticamente todos os segmentos industriais, passando pelas indústrias de eletrodomésticos, embalagens, automóveis e peças, até a manufatura de equipamentos hospitalares. Em todo o Brasil, a indústria plástica trabalha com rigorosas exigências de qualidade e de produção otimizada.

Esses requisitos partem tanto dos clientes, que procuram a melhor relação custo-benefício, quanto de órgãos regulamentadores, que padronizam condições sanitárias em todas as etapas da transformação do plástico. Observando por este ângulo, é certo afirmar que todas as indústrias que trabalham com a transformação de resinas termoplásticas buscam soluções que otimizem os seus processos e reduzam desperdícios de tempo e material.

Como reduzir custos com materiais e processo durante a purga?

Em muitos casos, o processo de purga demanda um tempo de set-up longo e muito material, como as resinas termoplásticas, é perdido com a limpeza da máquina. Hoje, o mercado dispõe de soluções muito mais eficientes, capazes de limpar seu equipamento na primeira passagem, minimizando o tempo de inatividade da máquina e maximizando sua produtividade.

O agente de purga ao qual nós estamos nos referindo é o Dyna-Purge, desenvolvido pela Shuman Plastics e distribuído em território nacional exclusivamente pela Compostos do Brasil. Esse tipo de material é amplamente utilizado no exterior e está se consolidando em nosso país como uma verdadeira solução para o tempo de inatividade que os processos de purga antigos consumiam.

Algumas das vantagens que podemos enumerar com relação ao uso de agentes de purga na indústria plástica são as seguintes:

  1. Redução de tempo de inatividade e de refugo

O Dyna-Purge limpa a máquina na primeira passagem, minimizando o tempo de inatividade e maximizando produtividade da indústria. O material também é responsável por reduzir a sucata de plástico, visando a redução de desperdício de resina cara utilizável.

  1. Fácil utilização

O Dyna-Purge vem embalado pronto para uso. Não há necessidade de imersão, mistura ou espera, portanto, não há custos ocultos. Além disso, o agente pode ser introduzido na máquina com a mesma temperatura de processamento da resina residente, eliminando a necessidade de ajuste de temperatura ou velocidade RPM em equipamentos de moldagem por injeção ou extrusão.

  1. Muito econômico

Apenas uma pequena quantidade do agente de purga é necessária para fazer a limpeza da máquina com rapidez e eficácia. Além de tudo, o Dyna-Purge é termicamente estável, ou seja, o material tem uma vida útil ilimitada.

  1. Atende às necessidades da sua produção

Independente dos processos de moldagem por injeção, extrusão ou de moldagem por sopro, o Dyna-Purge está disponível em uma variedade de formulações para atender aos requisitos específicos de cada linha de produção.

  1. Uso seguro

O Dyna-Purge não é químico e nem abrasivo, portanto, seu uso não causa desgaste nas máquinas de processamento de plástico. O material é seguro para os operadores e para descarte, além disso, todos os produtos da linha não apresentam odores frequentemente associados à purga.

Tendo em vista todas as vantagens que essa solução oferece, a indústria pode rever os seus processos de purga, contabilizar todo o tempo que é utilizado hoje na execução dessa tarefa, bem como a quantidade de sucata plástica que é perdida, e comparar com o custo do Dyna-Purge: A capacidade de produção ganha pela economia de tempo!

A Compostos do Brasil conta com o pioneirismo da Shuman em fabricação de materiais de purga há mais de 35 anos. Estamos comprometidos em oferecer ao mercado o melhor valor em agentes de purga de alto desempenho, com total suporte ao cliente!

Entre em contato com os nossos consultores de negócio especializados e solicite um orçamento e um teste, temos certeza de que os benefícios dessa parceria serão inúmeros.


O nosso artigo foi útil para você?

Abaixo temos alguns materiais mais detalhados para você se aprofundar ainda mais, clique e acesse gratuitamente!

Agentes de purga
Agentes de purga
Dyna Purga, solicite uma amostra