Sabemos que a limpeza de máquina é um ponto importante quando pensamos em otimização de processos, mas apesar do segmento de transformação de plásticos saber dessa importância, o uso de um material específico para limpeza de máquina ainda não é tão usual no segmento. 

Vemos muitas empresas usarem material moído ou até mesmo a própria resina virgem para fazer o processo de limpeza, o qual acaba acarretando em uma limpeza superficial e não correspondendo a eficiência que o processo necessita. Portanto, é uma cultura que precisa ser transformada e todos os setores da empresa precisam se envolver nessa mudança para que o processo possa ser claramente compreendido e adotado.

No mercado existem diversos tipos de materiais de purga, como químicos, mecânicos não abrasivos, híbridos e os mecânicos não abrasivos, como é o caso do Dyna-Purge®. Os demais tipos até possuem uma eficiência na limpeza, porém tem alguns que não são amigáveis ao processo,  devido ao tempo de espera de reação do produto no caso dos agentes de limpeza químicos, desgaste do equipamento no caso dos mecânicos abrasivos e, quando se fala dos produtos híbridos, apesar da eficiência, trazem esses dois pontos negativos ao processo.

A linha de agentes de purga Dyna-Purge® possuem diferentes materiais para limpeza de máquina, isso porque a linha possui agente de purga universal e agente de purga específico para algumas famílias de resinas ou processos, como para polímeros de engenharia e para resinas transparentes, por exemplo.

Neste artigo vamos abordar sobre o agente de purga que tem eficiência em moldagem por Sopro, o Dyna-Purge® L.

Agente de purga para Sopro

 

O Dyna-Purge® L possui uma formulação com baixa viscosidade, projetada para moldes de alta cavitação e quando a automação requer uma purga moldável. É um material de engenharia de alto desempenho que incorpora alta tecnologia para o processo de limpeza. 

Este produto dinâmico atua nas camadas de limite do processo, bem como no fluxo negativo e pontos de estagnação. Sua fórmula única permite remover com segurança resina, cor, material degradado, aditivos e impurezas sem abrasivos ou produtos químicos.

Quais são as características e benefícios do Dyna-Purge L ?

O Dyna-Purge® L é um agente de purga que traz eficiência para a limpeza do processo de moldagem por Sopro. Abaixo abordamos algumas das razões que estão aliadas a tecnologia deste agente de purga:

  • Projetado para mudanças rápidas de cor, mudanças de resina, manutenção preventiva da máquina e antes da limpeza manual;
  • Fácil de usar – nenhum ajuste de processo, mistura ou imersão necessária;
  • Ingredientes seguros e não perigosos estando em conformidade com a FDA;
  • Estável ao calor – recomendado durante o desligamento e reinício da máquina;
  • Econômico – baixo “custo por purga” – pequena quantidade necessária para uma limpeza eficiente;
  • Projetado para fácil pós-purga – fórmula de baixo resíduo permite a rápida mudança de cor.

O Dyna-Purge® L ajuda na eliminação de materiais que ficam depositados nos orifícios do cabeçote da máquina de Sopro, o qual é de difícil limpeza manual e que acaba ocasionando contaminação e manchas no produto, normalmente sempre em uma mesma região.

Qual a importância de se avaliar o processo e o agente de purga que será utilizado para a limpeza de máquina?

A análise do processo e a escolha ideal irá trazer benefícios ao processo como um todo e a todos os setores envolvidos diretamente com a produção da empresa, como:

  • Otimização do processo;
  • Redução de custos;
  • Redução do tempo de setup de máquina;
  • Redução do tempo de inatividade da máquina;
  • Redução de peças descartadas;
  • Eficiência na limpeza.

​A Compostos do Brasil trabalha com a linha de agentes de purga Dyna-Purge®, material com eficiência em limpezas de máquinas como injetoras, extrusoras e sopradoras. A Compostos também trabalha com linhas importantes e diferenciadas de materiais, que prezam pela tecnologia, qualidade, sustentabilidade e durabilidade elevada. 

Entre agora mesmo em contato para conhecer nossos produtos!

Autor: Caroline Tirolla