Avaliar e entender como otimizar o processo de purga nas máquinas, pode ajudar a reduzir custos e consequentemente viabilizar sua produção trazendo vários ganhos. Vamos entender o que é o processo de purga e como otimizar a limpeza das máquinas.

O que é o processo de purga?

A purga, como é conhecido o processo de limpeza de máquinas, é um método de limpeza que consiste em remover todos os resíduos plásticos impregnados nas máquinas injetoras, extrusoras e sopradoras. Essa limpeza remove todo o material dos processos anteriores que contaminaram a máquina e ficaram grudados no equipamento, como pigmentos, material degradado, impurezas, entre outros. 

Aliás, o que mais vemos nas indústrias, são limpezas devido a troca de cor, troca de matéria-prima e quando o equipamento necessita passar por algum tipo de manutenção, seja preventiva ou corretiva, como por exemplo a limpeza da rosca do canhão da máquina injetora. 

O processo de purga, equivocadamente, tem sido realizado, utilizando-se materiais virgens do próprio processo produtivo ou por alguma matéria-prima virgem que também possa ser destinada à limpeza. No entanto, essa operação gera significativo aumento de custos de produção. Algumas indústrias estão reduzindo seus custos fabris com uma nova abordagem no processo de purga. Continue sua leitura e entenda qual é essa nova abordagem e como isso pode te ajudar a otimizar seu processo de limpeza.

Como uma nova abordagem no processo de Purga pode ajudar a otimizar a limpeza da máquina?

No mercado há uma variedade de opções de Composto de Purga, tornando seu processo de limpeza de máquina mais rápido e produtivo, pois sabemos que processo de purga de uma máquina demanda tempo e investimento, ainda mais quando a escolha for por um material adequado e específico para limpeza. 

Porém, ainda nos deparamos com empresas que não veem o processo de purga como essencial e que deva ser estudado a fim de promover uma otimização no processo, além de envolver uma melhora na gestão dos resíduos, o que está diretamente ligado a ESG, que é um tema extremamente importante e cada vez mais aplicado nas empresas que se preocupam em melhorar e adequar seus processos.

Visando essa otimização, temos que levar em consideração todos os custos envolvidos no processo de limpeza. Levantar essas informações, são essenciais para se fazer um cálculo dos custos do método atual empregado no processo. A importância de ter esses dados na ponta do lápis é o primeiro passo para uma otimização. Sabemos que existem muitas variáveis dentro desse contexto de limpeza de uma máquina.

Levantando as informações de quais são as variáveis e seus custos, incluindo a mão de obra utilizada em todas essas etapas, podemos partir para a escolha do Composto de Purga. A escolha é um dos fatores mais importantes nesta nova abordagem e que fará com que consiga comparar os custos atuais com os custos da utilização do Composto de Purga ideal. 

No mercado há diversos tipos de Compostos de Purga:

MECÂNICOS ABRASIVOS 

Promovem a limpeza por arraste dos resíduos incrustados, porém pode causar desgastes no equipamento, gerando manutenções antecipadas.

QUÍMICOS 

Promovem a limpeza por meio de reação química, o que necessita de um tempo para que ocorra essa reação dentro da máquina e assim poder fazer a limpeza. Além do tempo necessário para a reação, tendem a liberar odores fortes que podem causar irritações nos operadores que estiverem fazendo a limpeza ou perto da máquina durante esse processo. 

HÍBRIDOS 

Promovem a limpeza através do processo mecânico e do processo químico ao mesmo tempo, trazendo boas características dos dois processos, porém com as desvantagens de ambos.

MECÂNICOS NÃO ABRASIVOS 

Promove a limpeza sem causar desgaste, não libera odores e não desgasta o equipamento. Tendo a vantagem de ter variedades de Compostos de Purga, que atendem desde polímeros específicos como para plásticos de engenharia, plásticos transparentes, resinas de baixa temperatura de processamento até o Composto de Purga universal, que pode ser utilizado para todos os tipos de plásticos e em uma ampla faixa de temperatura. 

Além da vantagem de poder ser utilizado em câmara quente e sem necessidade de alteração de parâmetros do processo, com a versatilidade de ser aplicado em máquinas injetoras, extrusoras e sopradoras.

Com a escolha do composto de purga ideal, juntamente com seu fornecedor, o processo como um todo deve ser avaliado, a fim de potencializar o desempenho do Composto de Purga mais a otimização do processo. 

Como escolher o composto de purga adequadamente?

Essa escolha leva em consideração informações como capacidade do canhão da máquina, tipo de material plástico que foi usado antes e que será usado depois do processo de limpeza, temperatura de processamento desses materiais e quais os problemas enfrentados durante e após o processo de purga. 

Avaliando esse contexto, seu fornecedor consegue definir o Composto ideal para o seu processo, após essa definição, entra a importância da comparação dos custos atuais e dos custos com o novo composto de purga.

Fazendo a comparação através de um cálculo de custos atual x novo método de limpeza, a empresa consegue de fato visualizar a redução que ela terá nos custos do processo de limpeza e o quanto conseguirá economizar com a escolha do composto de purga ideal, podendo empregar essa economia em outros processos que demandam melhoria ou no crescimento da sua produção, alavancando suas vendas e tendo mais horas máquinas disponíveis.

Toda essa análise levará a uma otimização do processo de limpeza, claro que colocando todo esse estudo em prática e não esquecendo que uma boa otimização de processo é bem sucedida se não esquecerem de seguir um processo periódico e preventivo e não apenas corretivo, quando se depararem com os problemas a sua frente. 

A eficiência do seu processo produtivo e a eficácia na limpeza de máquina, dependem de rotina pré-estabelecida e muito bem empregada no dia a dia de uma produção, como monitoramento e documentos com registros da limpeza, sempre visando a prevenção de qualquer problema que possa surgir e que já são velhos conhecidos e nada bem-vindos na empresa.

Nós da Compostos do Brasil oferecemos em nosso portfólio uma linha de Compostos de Purga que oferecem um alto desempenho em sua indústria e te ajuda a otimizar o processo de limpeza de máquina. Entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores para conhecer nosso produto e realizar um teste para conhecer na prática os benefícios do Dyna Purge. 

Por: Caroline Tirolla – Suporte Técnico da Compostos do Brasil