O processo de parada de máquina para troca de resina ou troca de cor de material dentro de uma indústria plástica representam uma boa parte dos custos com insumos e tempo de produção. No entanto, a otimização de processos e a constante busca por soluções tecnológicas possibilitou a criação de agentes de purga muito mais eficientes e responsáveis por diminuir significativamente o consumo de material durante a limpeza da máquina, além de diminuir o tempo de parada com menos passagens do substrato pelas peças do equipamento.

Aqui no Brasil essa solução ainda é pouco conhecida entre os profissionais da indústria plástica, mas, como o nosso objetivo é agregar praticidade aos seus processos industriais, a Compostos do Brasil fechou uma parceria exclusiva com a Shuman nos Estados Unidos da América, desenvolvedora do Dyna-purge®, um agente de purga revolucionário no mercado responsável pela redução de compostos químicos durante a limpeza das máquinas e até do aumento do lucro das indústrias que adotaram essa inovação.

3 cases de sucesso promovidos pelo uso de agentes de purga

A forma mais objetiva de comprovar a eficácia de um produto é através da experiência e dos dados obtidos com a utilização do mesmo. A seguir, separamos 3 cases de sucesso onde o agente de purga da Shuman, o Dyna-purge®, atingiu resultados altamente satisfatórios, agilizando o processo de limpeza e diminuindo os custos da produção.

Empresa de injeção de plásticos economiza mais de US $ 189.000 anualmente com Dyna-Purge®

Fundada há 75 anos, a Winchester Interconnect é a fornecedora líder de soluções de interconexão de engenharia personalizada mundial. Suas marcas bem conceituadas incluem: Bomar, Continental e Win Products, relacionadas com os mercados de dados, energia, médico, militar, ferroviário, automação industrial, entre outros.

Hunter Canterbury, do setor de Garantia da Qualidade, aceitou o desafio de encontrar um produto e procedimento melhores para sua rotina de purga diária. Com duas máquinas de moldagem de 70 toneladas e três (ou mais) mudanças de cor diariamente, seus resíduos de poliuretano e tempo de produção perdido estavam se acumulando rapidamente. Hunter procurou então e encontrou o Dyna-Purge® como a melhor uma solução.

Solução

Os testes foram realizados usando o Dyna-Purge® A, um agente de purga de “tecnologia híbrida” em vez de purgar com sua resina TPU principal.

Resultados

  • Redução do desperdício de TPU usado anteriormente para a purga, gerando uma recuperação de 55% da resina primária.
  • 780 horas de produção foram recuperadas com o método de purga aprimorado, estimando uma melhoria de 65%.
  • 75% menos sucata foi gerada depois do uso do Dyna-Purge®.
  • Economia anual estimada em mais de US $ 189.000.

Indústria de injeção personalizada reduz os custos de purga em 66% com Dyna-Purge® D2

Desde 1982, a Currier Plastics tem feito moldes sob encomenda para uma variedade de indústrias, incluindo embalagens de plástico, beleza e cosméticos, consumíveis domésticos, conectores eletrônicos e dispositivos de medição médica. Sua instalação em Auburn, Nova Iorque, opera seis máquinas de moldagem por injeção e sopro (ISBM) para produzir garrafas PET transparentes.

Nesse cenário, as máquinas acabam sendo purgadas entre 1 a 5 vezes por semana para eliminar a cor. De acordo com Rob Caruana, engenheiro de células da Currier Plastics, a empresa havia tentado diversos produtos de purga no passado, mas nenhum funcionou a contento. Em vez disso, eles utilizavam o PET nas máquinas até que a cor clareasse, sendo esse um processo caro e demorado. “Algumas cores podem levar até 15 caixas de PET para serem eliminadas”, relatou Rob.

Solução

A Currier Plastics começou a usar o agente de purga Dyna-Purge® D2 após as execuções de cores e antes da produção das garrafas PET. “Estamos usando o Dyna-Purge® D2 e passando-o pela câmara quente”, disse Rob. “O D2 funciona muito melhor.” A empresa agora usa apenas 2,5 KGs de Dyna Purge® D2 durante as trocas, com o tempo de inatividade sendo reduzido em dois terços. Com base nesses resultados, Currier começou a usar Dyna-Purge® D2 para purgar suas máquinas de moldagem por sopro e extrusão (EBM).

Resultados

  • A Currier Plastics obteve uma economia geral de 66% usando o Dyna-Purge® D2.
  • O tempo de inatividade foi reduzido de 60 minutos por purga para 20 minutos.
  • Dyna-Purge D2 desempenha uma função dupla, pois também está sendo usado no equipamento EBM da empresa.
  • As peças descartadas foram reduzidas em 80% ao mudar para o Dyna-Purge® D2.

Redução de 75% no consumo de agente de purga com Dyna-Purge® D2

Fundada em 1965, a Stoneridge, Inc. é fornecedora líder global de produtos eletrônicos para o mercado automotivo OEM. O engenheiro de processo Tim Holmes tentou reduzir o consumo de compostos de purga comerciais usados para fazer a transição entre a cor e a resina. Ele também procurava soluções para reduzir o odor associado à purga de alta temperatura necessária para certas resinas.

As resinas caras mudam frequentemente, como o nylon 66 com fibra de vidro e o nylon termicamente estabilizado com FV  e polipropileno. Com a frequência de purga se aproximando de 15 a 20 vezes ao dia para as trocas de resina, a oportunidade de economizar resina e horas de trabalho, além de reduzir a geração de refugo, foi de extrema importância.

Solução

Tim Holmes escolheu o Dyna-Purge® D2, dada sua versatilidade para sua ampla gama de resinas e necessidade de limpeza rápida e agressiva de seus sistemas de rosca / barris.

Resultados

  • Redução de odores durante a purga, melhorando o índice QVT dos seus operadores.
  • Redução de 50% no tempo necessário para limpar o parafuso / cilindro, resultando em grandes ganhos de produtividade.
  • Redução de 75% no consumo de agente de purga, influenciando em uma economia monetária significativa.
  • 60% de economia total em relação ao método de purga anterior.

A Compostos do Brasil traz o Dyna-Purge® para a sua rotina industrial

Como você pôde constatar,são inúmeros os benefícios que o agente de purga ideal traz para o seu negócio. Para cada indústria há uma solução diferente no que diz respeito ao processo de purga e para cada caso novos benefícios são encontrados, gerando redução de tempo mais significativa para algumas empresas e maior redução de scrap para outras.

A sua indústria pode encontrar um grande case de sucesso adotando o Dyna-purge® como agente de purga e obter números positivos e significativos. Entre em contato com os nossos consultores de negócio especializados e solicite agora mesmo um orçamento e um teste para você comprovar os benefícios que essa solução inovadora irá gerar para a sua empresa.