Como um elastômero termoplástico pode ser termoplástico e elastômero ao mesmo tempo? A classe de polímeros conhecida como borrachas termoplásticas ou elastômeros termoplásticos (TPE) descreve muito bem o que está escrito no rótulo. No entanto, quando o assunto é o Elastômero Termoplástico Vulcanizado (TPV), estamos nos referindo a um composto termoplástico no qual a fase elastomérica sofre um processo de reticulação.

A reticulação polimérica é um processo que ocorre quando cadeias poliméricas lineares ou ramificadas são interconectadas por ligações covalentes e ganha o nome de crosslinking ou ligação cruzada, ou seja, a ligação entre moléculas lineares produz um polímero tridimensional com alta massa molar. Conforme a reticulação aumenta, a estrutura se torna mais rígida. Nesse sentido a vulcanização da borracha é um bom exemplo de reticulação.

Os elastômeros termoplásticos vulcanizados combinam as propriedades elásticas da borracha vulcanizada com plásticos fáceis de processar. Sua composição tem morfologia bifásica e na fase elástica (EPDM vulcanizado dinamicamente) é altamente dispersa na matriz de poliolefina termoplástica (PP).

Além de tudo, uma das maiores vantagens que os elastômeros termoplásticos vulcanizados carregam é a possibilidade de reciclagem, pois essa matriz termoplástica também permite o uso de métodos tradicionais de processamento de plástico para processar o TPV. Por outro lado, a fase de elastômero confere suavidade e características de resposta elástica ao material.

Os elastômeros termoplásticos vulcanizados na indústria

O processo de fabricação do TPV fornece ao material propriedades físicas e mecânicas elevadas e entre essas características podemos citar: Alta resistência à tração, bom alongamento e resistência à fadiga por flexão. Além disso, boas propriedades químicas também são agregadas como resistência extremamente boa à erosão do fluido polar e boa resistência ao composto de hidrogênio de carbono.

Os elastômeros termoplásticos vulcanizados também apresentam uma boa faixa de temperatura de trabalho de -40º C a 135º C. Os grades do TPV podem ser encontrados nas faixas de dureza de 35 Shore A a 50 Shore D e as faixas de densidade variam entre 0,9 a 1,0 g / cm3.

A liberdade de design deste material permite que ele seja usado em peças injetadas de alta complexidade, além da moldagem por sopro ou extrusão, fatores que garante excelente acabamento superficial.

No setor automobilístico, os elastômeros termoplásticos vulcanizados ganham destaque e são bastante procurados. O material pode ser utilizado para aplicações internas e externas de veículos, e como esse segmento demanda propriedades físicas semelhantes ou iguais as da borracha, o TPV é ideal para proporcionar o toque macio (soft touch) na sobreinjeção de polipropileno (PP), poliamida (PA), etc.

Algumas das aplicações mais comuns do TPV na indústria automotiva:

  • Peças sob o capô:
    • Dutos de ar, foles de suspensões, caixa de direção, guias, conectores de bateria.
  • Guarnições:
    • Perfis de porta, encapsulamento de vidro, perfis para vidros.
  • Interior:
    • Difusor de ar-condicionado, botões, tapetes, alavancas de câmbio e freio de mão, maçanetas etc.
  • Variedades de proteção:
    • Revestimento de tubo combustível, proteção para amortecedores, buchas, bandas de para-choque, spoiler, apara barro, etc.

As peças feitas com o TPV podem ser produzidas com o uso de processos convencionais de transformação de plástico, como moldagem por injeção, por sopro e extrusão e a Compostos do Brasil distribui elastômeros termoplásticos vulcanizados da marca FORPRENE®.

A família do FORPRENE® TPV agrega uma série de grades especialmente desenvolvidas para diversas aplicações, inclusive para uso externo como: Peças expostas ao sol, calor e mudanças climáticas, peças que necessitam de alta resistência ao ozônio, radiação ultravioleta, calor e intempéries. Todas essas qualidades são somadas a excelente flexibilidade em baixas temperaturas.

Entre em contato com os nossos consultores de negócio especializados, solicite um orçamento e um teste. Com certeza serão inúmeros os resultados positivos alcançados com esse material!


O nosso artigo foi útil para você?

Abaixo temos alguns materiais mais detalhados para você se aprofundar ainda mais, clique e acesse gratuitamente!

Agentes de purga
Agentes de purga
Dyna Purga, solicite uma amostra