Na 548ª edição da revista plástico moderno, os agentes de purga ganharam destaque como uma solução ainda pouco explorada pela indústria plástica brasileira, porém com um alto poder de otimização dos processos de limpeza e troca de cores nas máquinas de transformação de resinas e, como consequência positiva, nota-se um gradativo aumento na utilização desses produtos.

Alguns profissionais da área foram entrevistados para essa matéria, inclusive o Nilton Bueno, diretor comercial aqui da Compostos do Brasil. Várias razões foram apontadas para essa busca crescente, incluindo a hipótese que “essa expansão pode ter ganhado um impulso adicional com a Covid-19”, baseado no fato da indústria automobilística demandar agentes de purga, pois, “quando não paralisaram temporariamente suas máquinas, ao menos passaram a produzir de forma menos contínua, ou realizaram ajustes nas máquinas; e precisaram desses agentes para reativar os equipamentos”, conforme explicado por Marcos Rufato, gerente nacional de vendas da Chem-Trend.

Os profissionais da indústria plástica estão entendendo as vantagens dos agentes de purga

Outro impacto notado é que o distanciamento social impulsionou a indústria de embalagens e de utilidades domésticas, visto que a população precisou passar mais tempo em casa, fazendo mais compras e consumindo mais produtos com embalagens plásticas. Essa mudança de paradigma aumentou a demanda dessas indústrias e gerou, também, a busca por agentes de purga, visando a melhoria dos processos internos, de modo que aumentasse o volume de produção, sem impactar tanto no tempo necessário para isso.

Uma questão apontada pelo nosso diretor comercial, é que essa epidemia tem estimulado, de alguma forma, a demanda por agentes de purga, não só porque aumentou o número de empresas parando e reiniciando suas máquinas, mas principalmente porque quando a atividade econômica se aquece, a resina começa a se esgotar e muitos profissionais da indústria plástica começam a perceber que estavam perdendo muita matéria-prima com a nova rotina. Segundo Bueno, “o uso de um agente de purga reduziu bastante essa perda”.

A Compostos do Brasil começou a comercializar agentes de purga no início de 2020, distribuindo de forma exclusiva o produto Dyna-Purge®, da marca norte-americana Shuman, cujos produtos abrangem todas as resinas termoplásticas, nos diversos processos de transformação conhecidos no mercado.

A utilização de agentes de purga no processo de limpeza e troca de cor das máquinas gera um impacto positivo significativo na economia da indústria. De acordo com o diretor comercial, “É preciso levar em consideração também o tempo de limpeza e a redução de energia consumida, de mão-de-obra e de refugos que o aditivo proporciona. Essa avaliação possibilita perceber todas as vantagens do agente de purga” afirma Bueno. Vale lembrar que os nossos consultores técnicos podem fazer cálculos comparativos entre os custos de paradas de máquinas e trocas de cores ou resinas com e sem o uso de agentes de purga.

Vários outros fatores foram apontados pelos profissionais entrevistados sobre as vantagens dos agentes de purga, no entanto, vale ressaltar que números expressivos já foram comprovados no exterior e aqui no nosso Blog nós elencamos 3 cases de sucesso que demonstram de forma expressiva as vantagens econômicas do Dyna-purge® nas empresas:

  • A indústria Winchester Interconnec, que passou a economizar mais de US $ 189.000 anualmente com Dyna-Purge®.
  • A Currier Plastics, que reduz os custos de purga em 66% com Dyna-Purge® D2.
  • E a Stoneridge, Inc, reduzindo 75% no consumo de matéria-prima com Dyna-Purge® D2.

A matéria da revista conclui que os profissionais da indústria plástica brasileira exigem testes e confirmação da eficácia dos produtos, afinal, o processo de limpeza e troca de cores nas máquinas de transformação sempre funcionou da mesma forma e nunca foi observado como um procedimento que consome muito tempo e material. Saber que esse processo pode ser otimizado, aumentando a capacidade de produção e diminuindo o consumo de tempo e matéria-prima é o que está chamando a atenção dos gestores.

Entre em contato com os nossos consultores de negócio especializados, solicite um orçamento e um teste. Com certeza serão inúmeros os resultados positivos alcançados com esse material!


O nosso artigo foi útil para você?

Abaixo temos alguns materiais mais detalhados para você se aprofundar ainda mais, clique e acesse gratuitamente!

Agentes de purga
Agentes de purga
Dyna Purga, solicite uma amostra