O TPU (termoplástico de poliuretano) é um material famoso por sua flexibilidade de aplicação, podendo estar presente desde aplicações calçadista até para o segmento médico hospitalar. Trata-se de um composto com excelentes propriedades físicas, resistência a intempéries, abrasão, fadiga e óleos e solventes.

Constituídos através de sequências alternadas de poliésteres ou poliéteres, o TPU é produzido por meio de uma reação de disocianato com um glicol de cadeia curta. É graças a essa combinação de grupos uretanos, que o termoplástico de poliuretano tem elevada resistência, pois as pontes de hidrogênio entre o NH e CO, em temperatura ambiente, podem ter caráter de zona de pseudo-reticulação.

A aplicação, como já falamos, é muito abrangente (ainda neste conteúdo iremos falar sobre as principais) podendo ser processado por injeção e extrusão

O produto tem fácil processamento desde que seguidos alguns critérios específicos, o manual de processamento é importante documento para leitura no caso de não se ter familiaridade com o material. A seguir, entenda mais sobre as vantagens de investir no material e onde ele pode ser aplicado!

Características do termoplástico de poliuretano (TPU)

Antes de mais nada, é importante entender que quando falamos do TPU não se trata de um produto único e exclusivo. Existem vários tipos que se diferenciam pela proporção de segmentos rígidos e flexíveis, e que, por sua vez, caracterizam o nível de resistência mecânica e térmica.

Na prática, isso significa que uma maior proporção de segmentos rígidos dará origem a um produto de menor flexibilidade a temperaturas baixas, mas alta durabilidade.

Ainda assim, de maneira geral o TPU é um produto com propriedades mecânicas robustas, cuja tensão de ruptura tem valores mínimos de 30 Mpa, e o alongamento mínimo em 500%.

O termoplástico de poliuretano possui elevada resistência à abrasão e à fadiga. Outro ponto importante que dá o diferencial para o produto é sua boa elasticidade e resistência elétrica. A seguir, conheça outros benefícios de utilizar o produto na sua empresa.

Vantagens do termoplástico de poliuretano

Se você chegou até aqui, já deve ter percebido a complexidade para criar os diferentes tipos de TPU e como ele é flexível para diversas aplicações. Trata-se de um produto com combinações e processos químicos robustos, mas que fazem toda a diferença e valem a pena quando a qualidade do material é colocada em pauta.

Além das vantagens já faladas até agora, outro ponto que talvez possa ser do interesse do seu segmento é que o TPU é mais facilmente colorido do que outros elastômeros termoplásticos.

Quando incorporado com outros aditivos, o termoplástico tem uma melhor estabilidade dimensional, o que dá a ele qualidade e vida útil em situações que pedem mais resistência térmica – também pode ser adaptado para ser resistente contra chamas, fungos ou ao intemperismo.

A aplicação, por meio de injetoras, é uma maneira fácil de compor outras estruturas com o termoplástico de poliuretano, como por exemplo, os solados dos sapatos.

Aplicações do termoplástico de poliuretano

Como já dito anteriormente o TPU tem aplicações diversas que vão desde o segmento calçadista, eletrônico, eletrodomésticos entre outros.

A resistência à abrasão do termoplástico de poliuretano o torna apto para aplicação em calçados, amortecedores, engrenagens, cilindros, jaquetas de cabos elétricos, revestimentos, peças para máquinas têxteis, e pneus sólidos etc.

Outra aplicação que merece destaque está relacionada com a aplicação em gaxetas, diafragmas, componentes amortecedores de vibração, correias transportadoras, bladders, e filmes para embalagem.

Onde encontrar termoplástico de poliuretano?

Buscar empresas que oferecem TPU de qualidade e alta flexibilidade é fundamental. A Compostos do Brasil disponibiliza ao mercado a linha de TPU da Eastman na marca THERMOLLAN®, uma linha que oferece grades à base de Poliéster, Poliéter e Caprolactona.

A linha THERMOLLAN® oferece produtos com uma faixa de dureza de 65 shore A a 80 shore D, e cuja densidade varia de 1,1 a 1,25 g/cm³. Outra vantagem é que o material termoplástico de poliuretano tem bom comportamento quando está em contato com o oxigênio, ozônio, hidrocarbonetos alifáticos, óleos parafínicos e naftênicos, ácidos e bases diluídas.

Quer conhecer mais sobre a solução entregue pela Compostos do Brasil? Entre em contato e solicite um orçamento agora mesmo!


O nosso artigo foi útil para você?

Abaixo temos alguns materiais mais detalhados para você se aprofundar ainda mais, clique e acesse gratuitamente!

Agentes de purga
Agentes de purga
Dyna Purga, solicite uma amostra