Abril é um mês muito especial para nós, já que há 15 anos nascia a Compostos do Brasil.

Durante estes 15 anos, tivemos o prazer de celebrar muitas conquistas, como por exemplo, o aumento da nossa linha de produtos, a expansão do nosso negócio e, é claro, o crescimento dos nossos clientes. Além de diversos cases de sucesso que comprovam a eficiência e qualidade do nosso trabalho.

Também passamos de uma empresa estadual para uma distribuidora nacional e deixamos de ser um empreendimento que fornecia apenas Elastômeros Termoplásticos para ser, hoje, uma grande empresa que conta com expertise em Plásticos de Engenharia, Aditivos Especiais e Agentes de Purga.

Enfim, motivos para nos orgulhar não faltam!

E para contar um pouco mais sobre essa história, resolvemos conversar com o nosso fundador e diretor comercial Nilton Bueno e nosso diretor de operações Jair Lopes que, junto com nossos colaboradores, são as peças-chaves desse sucesso.

Confira:

Como tudo começou…

“A Compostos nasceu em 2006 para distribuir, em São Paulo, os produtos da Softer, uma multinacional italiana. No ano anterior, a Softer havia iniciado a produção de Elastômeros Termoplásticos no Rio Grande do Sul e precisava de um canal que facilitasse as vendas e o atendimento a empresas que ficavam em São Paulo.  Nesse sentido, o surgimento da Compostos acelerou a penetração destes materiais no mercado, otimizou o atendimento e tornou possível fornecer estes produtos com volumes mais econômicos de compra, o que também facilitou a vida dos nossos clientes”, explica Nilton.

Ou seja, nosso objetivo inicial era ser uma das grandes referências de Elastômeros no Brasil.

Hoje, no entanto, além da nossa linha completa de Elastômeros Termoplásticos (TPE, TPV, TPU, TR, etc), a Compostos conta ainda com uma linha completa de plásticos de engenharia (POM, PBT, PPS, etc), o que mudou nossa participação e a nossa importância no mercado de transformação plástica.

Mas isso só foi possível porque, ao longo dos últimos 15 anos, nós crescemos e nos reinventamos diversas vezes, sempre fazendo de valores como a ética e a transparência os pilares das nossas ações.  Afinal de contas, a Compostos – desde sua fundação – tem o objetivo de promover o crescimento pessoal e profissional da sua equipe, através de uma gestão moderna, colaborativa e motivadora.

“Temos uma função social importante, visto que, hoje, muitas famílias dependem dos nossos resultados e isso também traz muitas responsabilidades. Por isso, esse ano a Compostos passou a colaborar de forma mais ativa com entidades sociais e pretendemos estender isso para os próximos anos. Para nós, não faz sentido manter uma empresa se ela não agrega e nem contribui com a qualidade de vida e com o bem-estar das pessoas que estão dentro e fora da nossa comunidade”, garante Nilton.

Já para Jair Lopes esse é o resultado de uma cultura empresarial pautada em vários princípios de evolução:

“Temos uma cultura pautada em princípios evolutivos, como por exemplo, o INCENTIVO AO ERRO (como forma de aprendizagem), o VIVER BEM NO DESCONFORTO (pois quando você começa a se confortar, você começa a morrer), TER FOCO (pois é melhor fazer 6 coisas nota 10, do que 10 coisas nota 6), dentre outras. No entanto, nós sabemos que o processo de permeação da cultura na empresa é longo, por isso, levamos estes princípios a sério, inclusive quando selecionamos ou contratamos novos colaboradores”.

Os principais desafios superados nestes 15 anos

Temos uma operação gigante e, obviamente, administrá-la não é uma tarefa fácil.

“Quando cheguei na Compostos, em 2016, encontrei uma empresa ética com uma ótima cultura, dona de excelentes produtos e com muito potencial, mas, que naquele momento, encontrava dificuldades para crescer. Foi então que, após um diagnóstico detalhado, implantamos o “Projeto Nova Compostos”, baseado em 3 grandes pilares: CORREÇÃO, ESTRUTURAÇÃO e CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL. Durante 2 anos, nós implementamos ações voltadas a relação com fornecedores, gestão automatizada de estoque e ressuprimento, integração e evolução do sistema de gestão, capacitação de nossos colaboradores, otimização de processos operacionais e financeiros e expansão geográfica (com a inauguração de um novo CD em Caxias do Sul e a ampliação de rede de representantes comerciais em 4 estados chaves para o mercado de transformação plástica. Dentre os vários resultados positivos, posso destacar o crescimento sustentável e significativo do faturamento líquido em mais de 300% nos últimos 4 anos”, afirma Jair Lopes.

Ou seja, a estrada até aqui foi gratificante, mas o nosso percurso está longe de acabar.

“Se eu pudesse dar um conselho para o meu eu do passado eu diria: tenha em sua equipe pessoas melhores do que você, não procure por oportunidades, procure por problemas a serem resolvidos, e se você quiser ir rápido, vá sozinho…  mas se quiser ir longe…  vá acompanhado”, garante Nilton Bueno.

O que esperamos para o futuro?

Passamos de uma empresa com um único parceiro – a Softer Brasil – para uma distribuidora e parceira de gigantes como a Celanese, a Eastman e a Denka, provendo uma solução mais completa ao mercado.

Porém, quando olhamos para a nossa estrutura atual, percebemos que ainda temos grandes oportunidades de crescimento e negócio. Sabemos dos desafios e dos obstáculos desse mercado tão competitivo, mas acreditamos que estamos bem preparados para conquistar o nosso espaço.

“É difícil prever com um bom grau de exatidão qual será nosso portfólio nos próximos 15 anos, mas certamente estaremos engajados em embarcar produtos de alta performance (materiais para impressão 3D, elastômeros de altíssima temperatura, etc) bem como produtos sustentáveis, seguindo e ditando assim tendências futuras do mercado. Para suportar esse aporte, do ponto de vista de operações e tecnologia, fizemos investimentos em tecnologia de ponta (como CRM e ferramentas de marketing digital) e continuaremos trazendo ainda mais soluções de business intelligence (BI), softwares e processos de prospecção, instrumentos de automação de vendas, entre outros”, finaliza Jair

15 anos já se passaram e esperamos viver mais 20, 30, 50 anos de sucesso.

E agora que você já conhece a nossa história de sucesso, entre em contato com os nossos consultores de negócio, solicite um orçamento e ateste você mesmo o nosso padrão de qualidade.