O uso de metais industriais está sendo questionado. Isso porque, apesar de resistentes, as peças metálicas estão entre os principais materiais responsáveis pela contaminação dos solos e da água. Mercúrio, chumbo, e outras substâncias são eliminadas na natureza causando danos bastante sérios, inclusive à saúde pública. Os compostos de polipropileno entram em cena como uma alternativa mais sustentável.

Os compostos de polipropileno possuem diversos aditivos em sua formulação, o que os tornam um material de alta performance. Na engenharia, o material é capaz de substituir os metais, pois apresenta uma série de características que trazem firmeza ao setor, sem abrir mão do aspecto sustentável.

Não é de hoje que os plásticos estão sendo utilizados nas indústrias. Nos anos 70, a indústria automobilística começou a adotar essa matéria-prima para tirar a grande dependência de metais que existia na época. Foram várias as razões para chegar a essa decisão, uma das principais é que os automóveis eram muito pesados, e tinham um consumo maior de combustíveis do que atualmente.

As peças plásticas foram fundamentais para trazer uma revolução no setor, deixar os veículos mais leves, econômicos, seguros e flexíveis.

Os custos se tornaram menores também, visto que as peças de plásticos são mais baratas do que as metálicas. Além disso, a parte estética também teve ganhos, já que o plástico é mais flexível e permite uma maior ousadia no design.

Dessa forma, não é exagero dizer que a chegada dos plásticos de alta performance na engenharia fizeram uma verdadeira revolução sustentável – especialmente em um setor bastante culpado pelos danos ambientais.
Mas será que o polipropileno já atingiu o seu auge na indústria?

Especialistas acreditam que não! Ainda mais porque as metas para a indústria automotiva estão cada vez mais agressivas. As montadoras precisam atender os planos de redução de energia previstos pelo programa Rota 2030. Veículos mais leves, com maior uso de plástico, consomem menos combustíveis.
Apesar da eficiência e alta durabilidade, muitos ainda questionam o papel do polipropileno para a indústria. Preparamos um guia completo para mostrar como esse material pode ser usado e quais são as suas características.

O que é polipropileno?

O PP é um polímero resistente, flexível e versátil que é usado para fabricar uma variedade de produtos moldados — desde embalagens para manteiga e sorvete, móveis de plástico, baldes, para-choques de automóveis até fibras e tecidos. O que o torna um elemento vantajoso e estratégico para as indústrias.
Esse material já conquistou o mundo e no Brasil, 6º país que mais descarta plástico no mar, entra em ação para reduzir os impactos ambientais ao mesmo tempo em que oferece mais eficiência para as fábricas de diversos segmentos.

Apesar do descarte incorreto do plástico, ele é um produto totalmente reciclável, diferente dos materiais metálicos utilizados com frequência no passado – que ainda por cima, também eliminam gases tóxicos na atmosfera.

O polipropileno, por outro lado, é um polímero resistente e ao mesmo tempo flexível, permitindo moldagens de diferentes tipos, estando presente desde a indústria de embalagens até grandes montadoras.

Uma das características que tornam esse plástico competitivo é sua resistência térmica.

No passado, o plástico na indústria automobilística era aplicado apenas para acessórios e peças secundárias. A resistência a temperaturas elevadas fez com que o polipropileno trouxesse um novo patamar para a indústria, sendo aplicado inclusive em motores.

Mas afinal, será que o polipropileno é resistente?

O polipropileno é capaz de resistir a temperaturas de até 115ºC e possui elevada vida útil, que pode atingir 5 anos a 120°C, 10 anos a 110°C e 20 anos a 90°C.

Característica do polipropileno

Entre as principais características deste produto, é impossível não mencionar sua capacidade de resistência química, podendo estar em contato com diferentes soluções sem perder a funcionalidade – sais, ácidos e até agentes químicos orgânicos não alteram a sua composição.

Outro ponto importante é que o PP não absorve muita umidade, já que possui baixa permeabilidade, inclusive ao vapor. Em operações que envolvem água, isso se torna uma grande vantagem (especialmente porque os metais com o tempo podem sofrer oxidação).

O PP é um produto considerado de fácil processabilidade e atóxico. Isso tem bastante relação com o fato do plástico, por si só, ser muito flexível, o que permite a aplicação em vários setores – como veremos no próximo tópico.

Aplicações do polipropileno

O polipropileno pode ser utilizado em vários segmentos industriais. Seu uso mais comum está relacionado a fabricação de peças que fazem parte do dia a dia das pessoas. A seguir, separamos alguns deles:

  • Peças automobilísticas;
  • Embalagens flexíveis;
  • Móveis plásticos (cadeira, mesa…);
  • Brinquedos;
  • Potes plásticos ou tampas;
  • Seringas para injeção;
  • Artigos de decoração;
  • Máquinas e equipamentos industriais.

Vale lembrar, no entanto, que se a exigência do produto for por propriedades mais elevadas , o PP entra na linha de COMPOSTO, pois necessitará de aditivação para melhoria de suas propriedades.

Fica claro que praticamente qualquer indústria pode utilizar o polipropileno para a sua operação, e por isso, encontrar o fornecedor certo é uma necessidade. A Compostos do Brasil possui diferentes soluções para termoplásticos e plásticos de engenharia que prezam pela praticidade, sustentabilidade e durabilidade elevada.

Entre agora mesmo em contato para conhecer nossos produtos!