Em 11 e 12 de Dezembro, foi realizado o Encontro de Vendas 2020, da Compostos do Brasil. Esse é o encontro comercial anual, no qual os gestores, equipe comercial, colaboradores e terceiros se reúnem para revisar os resultados e ações de 2019 e discutir a estratégia de 2020, bem como os objetivos desse novo ano.

O tema central do encontro deste ano foi “Tecnologia e Fator Humano”. A Compostos entende que, cada vez mais, os negócios terão processos suportados por diferentes plataformas tecnológicas e, na ocasião, foram apresentadas algumas dessas ferramentas que serão implantadas em 2020, a serem anunciadas ao mercado em breve. Entretanto, entendemos que o profissional de vendas é uma profissão que sobreviverá à avalanche tecnológica, contanto que ele se reinvente e se capacite. Para tal, a Compostos apresentou sessões de treinamento focadas em 3 competências : Técnicas, Relacionamento e Profissionais.

Na sessão de Competência Técnica, tivemos um treinamento sobre a linha de TPU, ministrado pela Rafaela Sudário da Eastman, Account Manager de Thermollan, Poliol e Plastificantes. O conteúdo foi focado em produto, aplicações e processo, para que nossos consultores  possam prover um melhor suporte técnico e desenvolvimento de novas aplicações a nossos clientes.

A sessão de Competência de Relacionamento foi liderada pela Fabíola Lima, Diretora da Dominiu Consultoria Humana Estratégica. O tema trabalhado foi “Reconhecendo Potencial do Time”, no qual todos integrantes da equipe da Compostos participaram. Nela, através da metodologia de investigação apreciativa, Fabíola provocou os participantes em sessões de reconhecimento de potenciais individuais e corporativos, tendo como resultado final a construção da  visão futura da equipe comercial para 2020. O material também será usado no planejamento estratégico comercial de 2020.

Finalmente, na sessão de Competência Profissional, Prof. Carlos Titton, da Titton Business Experience, ministrou um workshop de Vendas Consultivas à equipe comercial, apresentando e discutindo técnicas de vendas focadas em compreensão de necessidade do cliente e criação de valor. Ao final, montou-se uma simulação de negociação entre equipes, onde nossos consultores puderam colocar em prática as técnicas ministradas.

Na última tarde do Encontro de Vendas 2020, a Compostos apresentou as ações e resultados de 2019, bem como a projeção de vendas de 2020, resultado do planejamento individual de cada profissional de venda nas últimas semanas. Nessa sessão também apresentamos ferramentas comerciais e novos produtos que serão lançados ao longo de 2020. Em uma das noites do evento, tivemos o jantar de confraternização com todo o time Compostos, bem como atividades recreativas e de reconhecimento ao time