De fato, a resina plástica que sai da indústria petroquímica não é a mesma que chega até o consumidor. É comum que ela passe por alterações para serem adequadas às demandas do mercado de transformação , com características específicas para cada tipo de produto. Isso só é possível graças aos aditivos usados na formulação dos compostos desenvolvidos  por indústrias fabricantes de resinas. 

A escolha de quais aditivos  usar na formulação dos compostos e qual o composto mais adequado  para a sua aplicação é fundamental para se obter os resultados desejados, já que eles são os responsáveis pelas características específicas dos produtos finais. Neste artigo, vamos conhecer mais sobre   a importância desses produtos  para aplicações na indústria de transformação de plásticos. 

 

O que são aditivos e compostos?

Os aditivos  são substâncias que alteram e melhoram as propriedades da resina plástica, quando agregadas as resinas, essas resinas são classificadas como compostos. . Eles têm por objetivo acrescentar, eliminar, aumentar ou diminuir algumas  certas características, como resistência, acabamento e dureza. 

Comumente, essas substâncias são usadas em pequenas quantidades na fabricação de compostos para alterar as propriedades de uma determinada resina , facilitar o seu processamento e melhorar algumas das propriedades físicas, químicas ou elétricas do produto final.

 

A escolha correta dos aditivos e compostos 

Dentro do universo da transformação de plásticos, a escolha correta de quais aditivos  usar na formulação dos compostos e qual o composto usar é de extrema importância para se obter bons resultados e atender aos requisitos e especificações das aplicações, além de melhorar ou eliminar problemas que são apresentados por resinas puras. Essa escolha, se feita de maneira equivocada, poderá  não atender as características necessárias e exigidas  pelos produtos que serão produzidos .

Com  a escolha dos aditivos corretos para a formulação do composto  ideal é possível chegar às especificidades que são demandadas para cada tipo de produto, como flexibilidade, resistência, coloração e proteção. Um exemplo deste uso é uma peça produzida em resina de PP e que requer resistência ao impacto, este resultado é alcançado com a adição de elastômero a resina de PP, conferindo assim uma característica elevada de resistência ao impacto desse composto. 

 

 Fabricação dos compostos  com aditivos

A  fabricação dos compostos  com aditivos ocorre através do processamento da resina base juntamente com os aditivos estabelecidos após análise do produto e seus requisitos, sejam definidos através de normas e especificações, ou devido a necessidade de resolução de um problema ou melhoria no processamento. Esse processo de fabricação é realizado através do processo de extrusão, o qual agrega de maneira ideal os aditivos a resina base, gerando assim um composto. 

 

Os setores que mais utilizam os compostos com  aditivos são os de embalagens e automotivos. Abaixo falamos um pouco mais sobre a utilização desses compostos aditivos  na produção de suas peças plásticas. 

Materiais para embalagens

O setor de embalagens é o segmento que mais utiliza  compostos com aditivos, além de possuir maior número de aplicações. Nos mais diversos componentes de embalagens, desde filmes, frascos e tampas, todos utilizam em sua composição um tipo de composto termoplástico.

Materiais para o setor automotivo 

O setor automotivo é apresentado como um dos mais importantes quando o assunto é a utilização de  compostos aditivos. Isso ocorre pelas altas demandas do segmento, que se justificam pela busca dos consumidores por automóveis de desempenho e qualidade superiores, acompanhados por preços mais competitivos. 

As aplicações dos aditivos nos compostos, como por exemplo elastômeros e fibra de vidro, são  encontradas em várias peças automotivas, como console, canaleta, guia de vidro, tampas, painel, capa de coluna, protetores, suportes, componentes estruturais, parachoque e parabarro.

 

Falou em transformação de plásticos, lembrou da Compostos do Brasil! 

A  Compostos do Brasil tem em sua linha, tanto na família de elastômeros termoplásticos como na família dos plásticos de engenharia, materiais que são utilizados na fabricação de compostos, que passam a ser a solução perfeita para o designer de peças de plástico na busca por leveza, flexibilidade e aparência, além de serem necessários para atendimentos de requisitos e especificações do seu produto

Além de sermos  distribuidores autorizados de compostos termoplásticos das melhores marcas do mundo, temos os melhores profissionais especializados para desenvolver o composto ideal para o seu produto. Garanta a qualidade da sua produção com as matérias-primas e produtos mais eficientes do mercado!

Para saber mais sobre o nosso portfólio e conhecer mais sobre os compostos de PP, entre em contato com a nossa equipe clicando aqui.