As embalagens de plástico são produtos muito antigos que desempenham várias funções na sociedade até os dias de hoje. Apesar de muito úteis, existem várias críticas em relação aos impactos que podem ter efeitos negativos no meio ambiente. Por essa razão, novas soluções estão sendo desenvolvidas para tornar esse produto mais ecológico. 

O plástico é uma matéria-prima 100% reciclável, no entanto, existem vários problemas acerca de sua reciclagem, o que traz severas críticas ao material. Não que seja muito complexo o processo de reciclagem do plástico (aqui na Compostos temos um artigo só sobre esse assunto, clique aqui e confira). O maior problema está relacionado ao descarte incorreto dos produtos. 

O futuro está logo ali! E pensando nisso, várias empresas já estão se movimentando para desenvolver materiais mais ecológicos, afinal, mais do que nunca, há uma cobrança e ascensão do ESG. Na indústria de embalagens de plástico isso não seria diferente. 

É difícil imaginar um mundo sem plástico, e isso provavelmente não acontecerá. Na verdade, alguns especialistas acreditam que se o plástico fosse eliminado do mundo, outros vários problemas ambientais iriam surgir – como o aumento de CO2, desperdício de alimentos por falta de conservação, entre outros. 

Uma reportagem feita pela BBC evidenciou essa questão, especialmente voltada para a alimentação. Os países que não investem em embalagens de plástico sofriam com sérios problemas de desperdício. Os números assustam: a matéria mostrou que 50% dos alimentos são desperdiçados antes de chegar aos supermercados em países em desenvolvimento. 

Já de acordo com um relatório do Reino Unido, país que utiliza e investe no plástico,  apenas 3% dos alimentos são desperdiçados antes de chegar às lojas. 

Esse é apenas um exemplo de como as embalagens plásticas são importantes, por isso, novas soluções estão sendo criadas. A seguir, conheça um pouco mais sobre a história deste produto e o que esperar para o futuro. 

Como surgiram as embalagens de plástico?

Você conhece a história das embalagens de plástico? Sabe como e quando elas surgiram?

As embalagens de plástico surgiram no formato papel celofane, em 1904, em um restaurante na França visitado principalmente por membros da alta classe. Tudo aconteceu quando um cliente derrubou um pouco de vinho tinto sobre a elegante toalha do estabelecimento. 

Em uma mesa próxima, Jacques Brandenberger, um químico suíço que trabalhava para uma empresa têxtil, observava, e enquanto o garçom trocava a toalha, ele ficou imaginando se existiria alguma alternativa que pudesse ser limpa mais rapidamente, com um simples pano. 

Após vários testes, em 1923 foi criado o que conhecemos até hoje como celofane. 

Poucos anos mais tarde, outro químico foi contratado para aperfeiçoar a descoberta de Brandenberger: William Hale Charch. Após um ano, ele conseguiu revestir o celofane com nitrocelulose em finas camadas, o que deixou a embalagem mais resistente e evitava que grudasse nos alimentos. 

O momento não poderia ter sido melhor, já que os supermercados passaram por uma mudança no comportamento de seus clientes, que no lugar de pedirem, passaram a pegar eles próprios os produtos que queriam nas prateleiras. 

Depois disso, várias outras mudanças aconteceram até chegar nas embalagens plásticas que conhecemos hoje.

O que esperar para o futuro das embalagens de plástico?

Assim como no passado as embalagens de plástico precisaram de ajustes e melhorias, isso está acontecendo agora novamente. A diferença é que hoje contamos com várias tecnologias para agilizar os processos, estudos e descobertas.  

A seguir, listamos três tendências de embalagens que o futuro reserva:

Embalagens antivirais

As embalagens antivirais ganharam mais força durante a pandemia, em que surgiu o medo de que os produtos recebidos em casa pudessem ser fonte do vírus chinês. Dessa forma, a preocupação em criar embalagens plásticas que não fossem responsáveis por transmitir vírus e bactérias se tornou fundamental. 

Embalagens compostáveis ou renováveis

As embalagens compostáveis são focadas na sustentabilidade mais do que qualquer outra. Elas são capazes de se decompor com muito mais rapidez e dar origem a compostos que podem ser usados para diferentes fins, como adubagem de plantas, por exemplo. 

O foco desse tipo de embalagem de plástico é justamente conscientizar em relação ao consumo e especialmente ao descarte do material. 

Design personalizado

Embalagens de plástico personalizáveis já são realidade para muitas empresas, em especial, no e-commerce. Elas têm o objetivo de fortalecer a marca, fornecendo padrões e estética mais agradáveis e atrativas para o cliente. 

Gostou de saber mais sobre as embalagens de plástico e como ao longo de sua história elas evoluíram até chegar no que conhecemos hoje? A Compostos é uma empresa especialista em plásticos para diferentes segmentos. Entre em contato agora mesmo para descobrir a melhor solução para a sua empresa!