Cada material plástico tem suas peculiares para atender demandas que necessitam de aplicações específicas. O sucesso do plástico na construção civil como um material de engenharia depende da seleção da variedade do material.

A durabilidade dos plásticos os torna ideais para aplicações como caixilhos de janelas e tubos. Além disso, suas propriedades anticorrosão proporcionam uma vida útil impressionante, estendendo-se por mais de 100 anos para tubos de plástico e 50 anos para cabos subterrâneos e externos.

Os componentes de plástico geralmente custam menos do que os materiais tradicionais utilizados na construção civil, mesmo quando feitos sob medida.

Além disso, os plásticos na construção civil fornecem isolamento térmico eficaz, evitam o vazamento de energia, permitindo que as construções economizem energia ao mesmo tempo que reduzem a poluição sonora.

5 vantagens da utilização do plástico na construção civil

A indústria da construção civil europeia consome cerca de 10 milhões de toneladas de plásticos anualmente, o que representa 20% do consumo total de plástico em todo o continente, tornando-se o segundo maior campo a trabalhar com o material depois do setor de embalagens.

Embora os plásticos nem sempre sejam visíveis em edifícios, eles têm sido usados ​​em uma gama cada vez maior de aplicações, incluindo isolamento térmico, encanamento, caixilharia e design de interiores. Esse crescimento ocorre devido às características únicas dos plásticos, que incluem:

1.    Inovação

O plástico inspira arquitetos a criar edifícios com designs, funções e dimensões inovadoras. Além disso, o rápido desenvolvimento da inovação na construção civil com materiais plásticos ajuda a reduzir custos continuamente e aumentar a eficiência dos edifícios.

2.    Higiene

Os tubos de plástico são ideais para o transporte seguro e higiênico de água. O plástico também é fácil de limpar e é à prova d’água, sendo ideal para superfícies domésticas e pisos sanitários.

3.    Sustentabilidade

O plástico economiza recursos por meio de produção econômica, facilidade de instalação e durabilidade. Em uma casa do padrão norte americano, estima-se que a energia utilizada para produzir isolamento com materiais plásticos possa ser recuperada após apenas um ano de uso. Além disso, esses plásticos podem ser reutilizados, reciclados ou convertidos em energia.

4.    Segurança contra incêndios

Muitos dos materiais feitos de plástico na construção civil apresentam alta resistência ao fogo. Os detectores de fumaça, alarmes e sistemas automáticos de extinção de incêndio são feitos principalmente de plástico. O sucesso do PVC como polímero líder nessa indústria deve-se em grande parte às suas características inerentes de segurança contra incêndio.

5.    Facilidade de instalação, uso e manutenção

O plástico é leve, fácil de instalar, operar e manter. A flexibilidade do material possibilita que os tubos plásticos se adaptem melhor ao movimento do solo e, por esse fator, a manutenção geralmente pode ser dispensada reduzindo possíveis custos futuros.

Outras características vantajosas apresentadas pelos plásticos, dependendo da composição química do material, são:

  • Aparência
  • Resistência química
  • Estabilidade dimensional
  • Ductilidade
  • Durabilidade
  • Isolamento elétrico
  • Acabamento
  • Impermeabilidade
  • Ponto de fusão
  • Propriedade ótica
  • Reciclagem
  • Absorção sonora
  • Resistência ao clima
  • Leveza

No Brasil surge um novo estilo de construção com o Polipropileno

Na última década um sistema de construção tem ganhado cada vez mais a atenção dos engenheiros civis: a construção com polipropileno expandido. Um substituto para paredes de tijolo, a combinação do polipropileno com grades de aço e concreto formam paredes estruturais mais leves, resistentes, baratas e com elevadas capacidades de isolamento térmico e acústico se comparado com o modelo convencional.

Essa nova tecnologia ganhou espaço no país por conta da flexibilidade das regras de engenharia civil no Brasil. Em outros países, como Canadá e Estados Unidos, a adoção dessa solução pode levar um tempo, visto que as diretrizes da construção civil são mais rígidas, abrindo espaço para o Brasil se destacar nesse novo processo de construção.

A Compostos do Brasil, como distribuidora nacional de produtos e insumos plásticos para a indústria pode ser a sua parceira nessa descoberta de soluções para a construção civil. Nossas soluções vão desde elastômeros termoplásticos como TPE, TPV, TPO e TR, até a linha de plásticos de engenharia como POM, PBT, PA, entre outros.

Entre em contato com os nossos consultores de negócio especializados, solicite um orçamento e um teste. Com certeza serão inúmeros os resultados positivos alcançados com esse material!


O nosso artigo foi útil para você?

Abaixo temos alguns materiais mais detalhados para você se aprofundar ainda mais, clique e acesse gratuitamente!

Agentes de purga
Agentes de purga
Dyna Purga, solicite uma amostra