O papel dos plásticos no projeto e fabricação de automóveis nunca foi tão importante. Regulamentações estritas e mudanças nos hábitos do consumidor levaram o setor automotivo a uma demanda por carros mais baratos, mais leves e mais econômicos, dando início a uma próspera integração com a indústria plástica.

Devido ao aumento dos preços dos combustíveis e às regulamentações ambientais mais rígidas, a eficiência no consumo de combustível se tornou uma das funções mais importantes na criação de novos projetos automobilísticos ao redor do globo.

A alta demanda por automóveis, seja para uso pessoal ou profissional, aliado ao aumento da renda disponível das economias emergentes, continuará impulsionando a demanda por plásticos na indústria automotiva. No entanto, embora alguns materiais possam se beneficiar das últimas mudanças nesse setor, outros materiais não crescem com a mesma proporção, criando implicações sérias para a indústria plástica em todo o mundo e no GCC (Conselho de Cooperação do Golfo).

A indústria plástica é complementar ao setor automotivo!

Atualmente, podemos contar cerca de 30 mil peças em veículos, das quais 1/3 são feitas de plástico. No total, cerca de 39 tipos diferentes de plásticos e polímeros básicos são usados ​​para montar carros. Mais de 70% dos plásticos usados ​​nos automóveis vêm de quatro polímeros: Polipropileno, poliuretano, poliamida e PVC.

Nos últimos anos, o plástico se consolidou como um dos principais materiais necessários para compor a estrutura, o desempenho e a segurança dos automóveis. O crescimento no consumo de plástico também é impulsionado por tendências de redução de peso para eficiência de consumo de combustível para, consequentemente, diminuir a emissão de gases de efeito estufa.

As propriedades de alta absorção de impacto dos plásticos também permitem que os veículos atendam a padrões de segurança mais rígidos, enquanto o uso de plásticos de engenharia pode minimizar a massa das peças usadas nos veículos, visto que eles fornecem mais liberdade de design se comparado aos metais.

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Global Market Insights em 2019, o mercado global do plástico deve atingir o faturamento de US $ 345 bilhões até 2024. Embora a pandemia global tenha afetado esse número, a probabilidade financeira ainda é alta e, como podemos concluir através dos números demonstrados até aqui, a indústria automotiva será uma das maiores responsáveis por esse valor.

O crescimento da produção de veículos elétricos pode favorecer ainda mais a indústria plástica, afinal, a estrutura do carro muda por completo e peças maiores, feitas de plástico, podem substituir peças que hoje são feitas com metal.

O impacto dos veículos elétricos no consumo de polímeros

O surgimento de veículos movidos a eletricidade e o rápido crescimento desse setor apontam uma questão importante a ser considerada ao avaliar as perspectivas do setor automotivo e a demanda de polímeros resultante desse fenômeno.

Embora o número total de veículos elétricos (VE) no mundo ainda represente uma parcela relativamente pequena do mercado, com o apoio de incentivos regulatórios, mudanças nas percepções dos consumidores e o desenvolvimento de um grande número de veículos, a eletrificação de frotas alcançou resultados notáveis ​​nos últimos anos.

Apesar da tendência de crescimento da produção de veículos elétricos, os automóveis movidos por motores de combustão interna (ICE) permanecerão como uma fatia significativa do mercado. Nesse cenário, a tendência é que a inovação dos polímeros impulsionada pelo aumento da eficiência do combustível continue impactando positivamente os números da indústria plástica ao redor do globo.

A Compostos do Brasil, como distribuidora nacional de produtos e insumos plásticos para indústrias de todos os setores, tem um papel estratégico no desenvolvimento de soluções plásticas para o setor automotivo. Nossos produtos vão desde elastômeros termoplásticos como TPE, TPV, TPO e TR, até a linha de plásticos de engenharia como POM, PBT, PA, entre outros.

Entre em contato com os nossos consultores de negócio especializados, solicite um orçamento e um teste. Com certeza serão inúmeros os resultados positivos alcançados com esse material!


O nosso artigo foi útil para você?

Abaixo temos alguns materiais mais detalhados para você se aprofundar ainda mais, clique e acesse gratuitamente!

Agentes de purga
Agentes de purga
Dyna Purga, solicite uma amostra