Independentemente do segmento industrial, a inovação é uma busca constante para empresas que procuram otimizar a produção, facilitando os processos de transformação da matéria-prima com novas soluções. É nesse cenário que se destacam os plásticos de engenharia, materiais estrategicamente desenvolvidos para substituir outros insumos com mais eficácia.

Os plásticos de engenharia são projetados para aplicações que necessitam de resistência mecânica, térmica e química, bem como contra rachaduras e intempéries climáticas. Hoje, esses materiais estão cada vez mais consolidados em áreas onde até mesmo os metais são utilizados. Além disso, os diversos fabricantes disponibilizam diferentes tipos de polímeros, aumentando a variabilidade de aplicação do insumo.

Polímeros classificados como plásticos de engenharia

Existem diversos polímeros que se classificam como resinas plásticas de engenharia, ou seja, que apresentam propriedades similares e características complementares, como:

  • ABS : Acrilonitrila butadieno estireno
  • LCP: Polímero de cristal líquido
  • LFRT: Termoplástico Reforçado com Fibras Longas
  • PA 6 / PA 6.6: Compostos de Poliamida 6 e 6.6
  • PBT: Polibutileno tereftalato
  • PC : Policarbonato
  • PCT: Poli-ciclohexilenodimetileno Tereftalato
  • PET : Politereftalato de etileno
  • PETG : Politereftalato de etileno glicol
  • PE-UHMW: Polietileno de Ultra Alto Peso Molecular
  • POM: Polioximetileno Copolimero – Poliacetal
  • PPO : Polióxido de Felineno
  • PPS: Polisulfeto de Felineno
  • PS: Poliestireno
  • SAN : Estireno acrilonitrila
  • TCPS: Polímeros Termocondutivos

A alta diversidade desses materiais é uma das principais vantagens do produto. São muitas as produções industriais que utilizam as resinas de engenharia, cada uma com necessidades específicas.

As principais vantagens dos plásticos de engenharia

Utilizados na indústria de transformação em geral, as resinas de engenharia podem ser moldadas através de injeção, sopro e extrusão. Recentemente, a indústria automobilística passou a trabalhar até mesmo com impressão 3D para transformar esse tipo de plástico.

As aplicações típicas dos plásticos de engenharia são muito diversificadas, vão desde componentes para equipamentos de produção de semicondutores por exemplo, indo até peças automobilísticas, técnicas, e equipamentos pesados para processamento de alimentos.

Em comparação com o metal, os plásticos de engenharia apresentam excelente resistência mecânica, podendo substituir ligas metálicas como o aço, bronze, latão e afins, com larga vantagem produtiva e comercial reduzindo o custo final das peças, projetos e diminuindo sensivelmente o peso do produto final.

Quando comparamos as resinas de engenharia com os metais, podemos destacar as seguintes vantagens:

Alta resistência à abrasão:

As peças feitas com esse material não necessitam de lubrificação, evitando o uso de graxas. Para certas aplicações com poeira ou outros resíduos que podem desgastar os metais, os plásticos são uma excelente escolha, visto que alguns tipos de plásticos apresentam resistência ao desgaste elevada.

Não são condutores elétricos:

Outra grande vantagem é o fato de o plástico não conduzir eletricidade, proporcionando segurança contra acidentes em proporções domésticas ou até mesmo industriais, dependendo da aplicação da peça moldada.

Leveza:

O plástico é muito mais leve do que o metal e, em praticamente qualquer produção industrial, o material mais leve demonstra vantagem. Começando pela logística, o transporte de materiais mais leves facilita os processos de carga e descarga da mercadoria. No comércio, produtos que apresentam maior leveza ganham a preferência do consumidor que sempre opta pelo item mais cômodo. Na indústria automobilística isso significa redução de consumo de combustível.

Não enferruja:

Um dos maiores problemas da grande maioria das ligas metálicas é a oxidação e, diferente desses metais, o plástico pode ser aplicado em peças submersas em água (até água salgada), sem os riscos de corrosão associados ao metal.

Pigmentação facilitada:

O plástico pode ser facilmente tingido de acordo com a cor que o projeto ou reforma determina. Enquanto isso, o processo de pintura do metal não é tão simples, necessitando de manutenção de tempos em tempos por conta de o desgaste do metal ser muito mais rápido que o do plástico.

Da produção de brinquedos a peças para automóveis, da indústria aeronáutica à hospitalar, são inúmeras as aplicações dos plásticos de engenharia, bem como todo o potencial de inovação que o material proporciona.

Entre em contato com os nossos consultores de negócio especializados, solicite um orçamento e um teste. Com certeza serão inúmeros os resultados positivos alcançados com esse material!


O nosso artigo foi útil para você?

Abaixo temos alguns materiais mais detalhados para você se aprofundar ainda mais, clique e acesse gratuitamente!

Agentes de purga
Agentes de purga
Dyna Purga, solicite uma amostra