O polissulfeto de fenileno (PPS) é muito conhecido por ser um polímero resistente à alta temperatura e conta com uma estrutura molecular única, que lhe confere uma combinação de propriedades mecânicas, térmicas e químicas excepcionais. 

Usualmente chamado de PPS, o polissulfeto de fenileno é um polímero termoplástico de alta performance produzido pela primeira em larga escala em 1972 como uma alternativa ao policarbonato e ao poliacetal, que não atendiam aos requisitos de desempenho para aplicações em ambientes de alta temperatura.

Com isso, ele passa a ser a escolha ideal para as aplicações que outros materiais, como por exemplo o metal, não são adequados. Confira outras características e suas principais aplicações!

Principais características do PPS

Como citado anteriormente, o PPS, tem a  capacidade de resistir a altas temperaturas, sem sofrer degradação ou perda significativa de suas propriedades mecânicas.  Este polímero suporta temperaturas de até 240°C, sem apresentar sinais de amolecimento ou deformação. 

O PPS também possui ótima resistência, tanto mecânica quanto química, incluindo ácidos, álcalis, solventes orgânicos e produtos químicos oxidantes. 

Além disso, o material é altamente durável e resistente à abrasão, apresentando boa estabilidade dimensional, resistência à fadiga e ao fogo, bem como baixa emissão de fumaça, o que o torna ainda mais indicado para aplicações em ambientes inflamáveis.

Em resumo, o PPS é um material termoplástico resistente, durável e versátil. Esse polímero resistente à alta temperatura tem sido encontrado em aplicações de diversos setores industriais, incluindo automotivo, aeroespacial, eletrônico e de energia. 

Aplicações do PPS

O PPS é frequentemente utilizado na fabricação de peças para motores, sistemas de escape, componentes de transmissão, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, instrumentação, entre outros.

Em aplicações automotivas, ele é utilizado na fabricação de peças como bombas de água, termostatos, válvulas e engrenagens. Já para o setor aeroespacial, o material é utilizado na fabricação de componentes para motores de avião e sistemas de combustível.

O PPS também é amplamente utilizado em aplicações eletrônicas, como em conectores, bobinas e circuitos integrados. Além disso, ele é utilizado na fabricação de peças para aplicações de energia, como em turbinas eólicas e painéis solares.

Por fim, o Polissulfeto de Fenileno pode ser moldado em uma ampla gama de formas, tamanhos e configurações, incluindo peças de parede fina e complexas, o que o torna um material versátil e adequado para diversas aplicações, podendo ser processado por meio de técnicas de moldagem por injeção, extrusão e sopro.

Por que levar o FORTRON® PPS para sua indústria?

A Compostos do Brasil distribui uma das melhores linhas de PPS do mercado: o Fortron® PPS da Celanese. Esse polímero de engenharia pode ser usado em vários processos, desde moldagem por injeção de seção fina até moldagem por sopro, além de contar com impurezas iônicas baixas e ser colorível.

A composição química do Fortron® PPS garante uma resistência elevada  aos efeitos químicos e térmicos. Inalterável aos solventes existentes até 240°C, é extremamente estável aos combustíveis automotivos, por exemplo.  Já para a moldagem por extrusão e compressão para produzir folhas, hastes e outras formas de estoque comumente usadas para prototipagem, ele é considerado o material mais adequado.

Além de todas essas, o Fortron® PPS oferece à sua indústria as seguintes vantagens:

  • Resistência à chama inerente;
  • Baixíssima absorção de umidade;
  • Adequado para solda sem chumbo;
  • Excelente resistência à fluência mesmo a temperaturas elevadas.

Quer conhecer mais sobre o Fortron® PPS ou outro polímero resistente a alta temperatura? Nós da Compostos do Brasil oferecemos em nosso portfólio uma ampla linha de plásticos de engenharia que garantem um alto desempenho em sua indústria. Entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores e solicite um orçamento e um teste para conhecer na prática os seus benefícios.