A injeção é um dos processamentos mais utilizados no mercado de transformação de plásticos. É um segmento que possibilita diversos conceitos e ensinamentos, os quais vêm sendo passados para cada nova geração de profissionais que surge neste mercado. E hoje em dia a tecnologia está cada vez mais avançada na indústria do plástico, seja voltada para matéria-prima, máquinas, periféricos e softwares de controle de processo, assim como o uso do Método Científico de Injeção, conhecido também como MCI.

A ideia desse método surge a partir do conceito primordial que um profissional deste segmento deve ter, que é sempre estar se renovando, buscando novos conhecimentos e sempre se aprofundar em conhecimento técnico, para que possa se destacar e aplicar seus conceitos com um maior e melhor embasamento técnico.

Se a indústria mundial vive numa constante busca por tecnologia e aperfeiçoamento do processo produtivo para manter uma constante linear de qualidade e produtividade, por que não aliar a tecnologia de um método científico com o processo de injeção?

Sabemos que a bagagem de conhecimento que um profissional carrega faz diferença, mas todos os conceitos podem ser melhorados e aperfeiçoados. Além disso, nem todo conceito aplicado na  transformação do plástico pode funcionar e resolver os problemas do processamento por injeção.

Nem sempre a maneira tradicional de ajustar um processo funciona, assim como técnicas antigas trazidas por conceitos de décadas passadas resolverá um problema que insiste em aparecer no processo.

Este artigo tem como objetivo mostrar aos profissionais e a indústria que todo trabalho, conceito, técnica e processo podem e devem ser aperfeiçoados. Nele iremos abordar o MCI e trazer mais informações sobre este método e a importância de adotá-lo em sua empresa.

O que é o MCI?

O MCI é um método que consiste em usar todo conhecimento técnico sobre matéria-prima, máquina, molde e processo de forma científica, a fim de manter um padrão repetitivo de qualidade, estável e eficiente, tornando o processo robusto e solucionando problemas com respostas precisas. Tudo tem como base a física e a química, então tudo que um profissional aprendeu sobre estes dois conceitos, o ajudará com esta metodologia.

Este método engloba todo o fluxo dentro de um processo produtivo, desde a entrada do material dentro da empresa até a embalagem e estocagem pós moldagem. Tem por base definir um processo robusto e com estabilidade, focando na aplicabilidade dos conceitos teóricos fundamentais ao processo de fabricação por injeção.

O MCI é baseado nas ideias do método SIM (Scientific Injection Molding), consagrado há mais de 30 anos por John Bozzelli e Rod Grolean, nos EUA no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Este conceito é super difundido no exterior para padronizar e definir processos, mostrou-se ser uma vantagem competitiva para empresas que se dispõem a adotá-lo.

Quais análises conseguem ser realizadas através do MCI?

Como comentado anteriormente, todo conhecimento de física e química que o profissional possui irá ajudar dentro deste método, pois isso engloba o conhecimento teórico. Todos os setores que estão diretamente ligados ao processo devem ter o conhecimento sobre o MCI, ajudando assim a manter a robustez e a estabilidade de todo o fluxo dentro do processo produtivo.

Entrando mais a fundo no processo de injeção, o MCI vai alinhar todo o conhecimento com análises estatísticas das etapas do processo de injeção, conseguindo assim manter um padrão de estabilidade dos parâmetros envolvidos, assim como de todo o fluxo que influencia no processo, como por exemplo, a manutenção da máquina injetora.

Alguns dos pontos que são analisados através do MCI são:

  • Força de abertura
  • Unidade injetora
  • Linearização de velocidade e pressão
  • Anel de bloqueio e balanceamento
  • Viscosidade do material
  • Definição de recalque
  • Janela de processo
  • Perda de pressão

As indústrias de transformação de plásticos só tendem a ganhar com novas ações e estratégias que propaguem o conceito do MCI, com o objetivo de ter um processamento estável, robusto e que não seja afetado por pequenas alterações ao longo deste fluxo. Além de manter a eficiência e qualidade na produção, evitando problemas constantes e comuns que existem no processamento de resinas por injeção.

Investir nesta metodologia é favorável financeiramente e não somente uma contribuição ao aprimoramento do conhecimento dos profissionais, contribuindo com a competitividade do mercado de transformação de plásticos e trazendo um benefício de valores para a imagem das indústrias que aderiram a este método.

Eu, como profissional formada em MCI, posso afirmar que aprender esta metodologia só tende a agregar conhecimento e informações que transformam a visão de um profissional quando se depara com situações e problemas no processamento por injeção. Contribuindo para uma entrega de melhorias, soluções e otimização do processo de maneira mais assertiva e eficiente.

Se sua empresa tem planos de crescimento e deseja se destacar no mercado contando com profissionais extremamente capacitados, ou você é um profissional do segmento de transformação de plásticos e busca por aperfeiçoamento, conheça mais sobre o MCI através dos especialistas Gilberto Baksa e Wilson José Luis

​A Compostos do Brasil, visando contribuir com o melhor para este segmento, trabalha com linhas importantes e diferenciadas, que prezam pela tecnologia, qualidade, sustentabilidade e durabilidade elevada. Entre agora mesmo em contato para conhecer nossos produtos!

Autor: Caroline Tirolla