O uso de TPU nas indústrias está cada dia mais comum, dada sua característica versátil, resistente e de alta elasticidade. A partir dele, é possível desenvolver diversos materiais de grande importância para o dia a dia, como solas de calçados, revestimento de cabos elétricos, rodas de skate e até capinhas de celulares. 

No cenário atual, as indústrias brasileiras vêm buscando por inovações tecnológicas e têm se mostrado dispostas a investir em produtos que possuem um desempenho superior às demais resinas termoplásticas, como é o caso do TPU. Segmentos como o de óleo e gás, agrícola, transportes e peças técnicas em geral, tanto para injeção como para extrusão, já começaram a se abrir para a  utilização deste elastômero.

De maneira mais técnica, o TPU é um elastômero termoplástico constituído por um tipo de poliol e com alta densidade de grupos uretanos que apresentam uma forte interação entre eles, por seu caráter polar e pela formação de pontes de hidrogênio entre os grupos NH e CO.

Além disso, o TPU possui facilidade no processamento, desde que alguns critérios sejam seguidos. Entre eles, destacamos  o processo de secagem, que os termoplásticos de poliuretano devem passar antes de irem para transformação,  devido ao excesso de umidade no poliuretano que pode causar problemas de processamento e comprometem a qualidade das peças.

O que faz do TPU um material de sucesso?

O TPU é um material conhecido por sua alta durabilidade, flexibilidade, resistência à abrasão e pela possibilidade de combinações de propriedades físicas e químicas para as mais diversas aplicações. 

Com a sua natureza termoplástica, o TPU ganha alguns pontos à frente em relação aos outros elastômeros, como resistência à tração, alto alongamento na ruptura e boa capacidade de carga. 

Outras vantagens desse material são:

  • Alta elasticidade em toda a faixa de dureza;
  • Excelente resistência às baixas temperaturas e impacto;
  • Resistência a óleos, graxas e vários solventes;
  • Boa flexibilidade em uma ampla faixa de temperatura;
  • Resistência à intempéries.
  • Toque suave e alto conforto para aplicações ergonômicas

Sem contar que o TPU pode ser facilmente colorido e incorporar a outros aditivos, além de boa estabilidade dimensional, pois ele possui uma melhor estabilidade dimensional, dando ao produto mais qualidade e vida útil em situações que pedem mais resistência térmica. 

 Por todas essas razões, a indústria brasileira tem se mostrado disposta a investir cada vez mais em inovação tecnológica para o uso da TPU em suas produções.

Escolha a Compostos do Brasil para levar a linha de TPU ideal para a sua indústria!

A Compostos do Brasil oferece as melhores linhas de TPU para uma boa produção na sua indústria. Nós possuímos duas linhas de TPU: a THERMOLLAN®, da Eastman, uma linha que oferece grades à base de Poliéster, Poliéter e Caprolactona, e a Mirathane da Miracll, uma das líderes globais no desenvolvimento, fabricação e vendas de TPU.

O nosso foco, como distribuidor de TPUs, resinas termoplásticas e soluções correlatas, é encontrar o material que mais se adeque à sua realidade, otimizando a sua linha de produção. Entre em contato com os nossos consultores e conheça na prática as vantagens de optar pelo TPU no seu negócio.