O mercado está cada dia mais competitivo, principalmente nos setores onde existem muitos concorrentes e baixa margem de lucro. Na indústria do plástico essa é uma realidade presente há um tempo, por isso, é necessário traçar estratégias para reduzir custos, sempre com inteligência e uso dos materiais corretos. 

No cenário ideal, o plano é gastar menos com a manutenção e operação, garantindo a mesma qualidade para possibilitar os melhores preços para os clientes e consumidores. Em um primeiro momento, conquistar isso pode ser um enorme desafio, mas algumas simples mudanças no dia a dia da sua indústria podem ajudar. Confira! 

A indústria do plástico nos dias de hoje

A indústria do plástico tem uma enorme importância e é fundamental para que nosso cotidiano funcione, já que consumimos o plástico todos os dias. 

Essa indústria é responsável pela transformação da resina termoplástica em produtos destinados ao mercado consumidor e utiliza processos bem específicos, como: extrusão, sopro, injeção, rotomoldagem e termoformagem. Portanto, ela se encontra na terceira geração da cadeia petroquímica e de plástico.

Além disso, a indústria do plástico gera milhões de empregos no Brasil e se destaca quando se fala em sustentabilidade e redução de impactos no meio ambiente, graças à característica reciclável que o plástico possui. 

Segundo a Associação Brasileira do Plástico (ABIPLAST), em 2021, 23,4% dos resíduos plásticos pós-consumo foram reciclados no Brasil e, neste mesmo período, se destaca um incremento de 14,3% na produção de plástico reciclado pós-consumo, chegando a mais de 1 milhão de toneladas.

Os principais custos da indústria do plástico e como reduzi-los

Assim como toda e qualquer indústria, a indústria do plástico exige processos complexos e cheios de operações. Dentro desses processos, o investimento precisa ser alto para que tudo funcione da maneira correta . 

Dentre os custos relacionados à produção neste segmento da  indústria, estão a matéria-prima, a energia, a mão de obra, os estoques e a troca de resina. Estes custos são vistos diariamente no dia a dia da empresa e, para economizar  é importante levar em consideração alguns fatores. Veja algumas dicas para reduzir esses custos: 

  • matéria-prima: estar atualizado sobre os bons fornecedores que ofereçam produtos de qualidade por um preço competitivo. 
  • energia: ter um responsável no controle do uso da energia elétrica em todos os departamentos da indústria.
  • mão de obra: estruturar bem a equipe que estará envolvida na produção da sua indústria. 
  • estoques: investir em tecnologias que possam sinalizar o momento certo de comprar novas matérias primas, evitando compras desnecessárias. 
  • troca de resina: contar com agentes de purga de qualidade. 

Um dos principais custos nesta indústria é a troca de resina. Ela, no entanto, não somente representa uma boa parte dos custos com insumos, como também o tempo de produção. Porém, a otimização de processos e o avanço tecnológico possibilitaram a criação de soluções que ajudam a reduzir custos na hora de purgar, como veremos a seguir. 

O uso de agentes de purga para a redução de custos

Toda indústria que trabalha com transformação de resinas termoplásticas passa pelos processos de purga em sua rotina. Em muitas linhas de produção, ainda é comum que as máquinas fiquem improdutivas por horas enquanto é feita a troca da matéria-prima ou de suas cores, comprometendo os custos de produção.

Além disso, em muitos casos, o processo de purga demanda um tempo de set-up longo, fazendo com que muito material seja perdido com a limpeza da máquina. Mas, hoje, o mercado dispõe de soluções muito mais eficientes, capazes de limpar seu equipamento na primeira passagem, minimizando o tempo de inatividade da máquina e maximizando sua produtividade. 

O processo de purga auxilia na redução de custos, pois, durante sua ação, é usado apenas uma pequena quantidade de agente de purga para uma limpeza completa, rápida e eficaz. Com o material correto, este processo é capaz de limpar o equipamento na primeira passagem do material, diminuindo o tempo de inatividade da máquina e melhorando a produtividade.

Aqui no Brasil essa solução ainda é pouco utilizada entre os profissionais desse segmento , mas, com o objetivo de agregar praticidade aos processos industriais, a Compostos do Brasil fechou uma parceria exclusiva com a Shuman nos Estados Unidos da América, desenvolvedora do Dyna-purge®.

Essa solução é um agente de purga revolucionário no mercado, sendo responsável pela redução de compostos químicos durante a limpeza das máquinas e até do aumento do lucro das indústrias que adotaram essa inovação.

O Dyna-Purge® demonstra excelentes resultados no processo de troca de resinas, reduzindo tempo, minimizando perdas e, consequentemente, aumentando a produtividade e reduzindo os custos de produção. Outras de vantagens dessa solução são:

  • Redução de tempo de inatividade e de refugo;
  • Fácil utilização;
  • Muito econômico;
  • Atende às necessidades da sua produção;
  • Uso seguro.

A Compostos do Brasil conta com o pioneirismo da Schuman na fabricação de materiais de purga há mais de 35 anos. Estamos comprometidos em oferecer ao mercado o melhor valor em agentes de purga de alto desempenho, com total suporte ao cliente! 

Para entender ainda mais sobre como o uso dos agentes de purga podem ajudar a reduzir custos da sua indústria, baixe gratuitamente nosso eBook “Agente de purga: produtividade e redução de custo na indústria”. Clique aqui para baixar grátis!

Quer falar com os nossos consultores especializados e solicitar um orçamento ou um teste? Clique aqui!