Para se consolidar no mercado competitivo do plástico, as indústrias têm focado em materiais com grande possibilidade de ascensão e que contribuam para a lucratividade a longo prazo. Nesse sentido, os vários tipos de elastômeros termoplásticos se tornam excelentes opções. 

Você pode estar se perguntando: “como um elastômero termoplástico pode ser termoplástico e elastômero ao mesmo tempo?”, e a resposta está na definição deste termo. Os elastômeros termoplásticos são materiais poliméricos completamente recicláveis que combinam propriedades tanto da família dos elastômeros quanto da dos termoplásticos. Trata-se de um material consolidado no mercado, porém  com muito potencial para ser mais explorado em diversos segmentos  industriais. 

Devido a suas características , eles podem ser processados  de diversas maneiras, afinal, a suavidade e a flexibilidade dos elastômeros aliadas ao processamento dinâmico dos  termoplásticos, permitem que esses polímeros  sejam moldados e transformados. Com isso, eles adquirem  características   que possibilitam o reprocessamento após a primeira moldagem  . 

Os elastômeros termoplásticos não apenas aumentam os benefícios de um produto devido às suas propriedades físicas e químicas, mas também trazem vantagens econômicas por conta da sua versatilidade e capacidade de moldagem . E isso ocorre devido às suas características próximas às apresentadas pelos termoplásticos , o que permite que eles possam ser moldados de diversas maneiras para a obtenção de diferentes peças, por meio de diferentes processos de transformação, como a injeção, a extrusão, o sopro e a termoformagem.

Neste artigo iremos tratar sobre os tipos de elastômeros termoplásticos e suas vantagens. Confira!

Os tipos de elastômeros termoplásticos

O consumo de elastômeros termoplásticos tem crescido muito nos últimos anos, e hoje eles já são usados, inclusive, para substituir as borrachas vulcanizadas. E com todos os seus tipos, é possível encontrar muitas utilidades para esse material dentro das indústrias.  

Devido a variedade de elastômeros termoplásticos disponíveis no mercado, eles podem ser aplicados  na fabricação de variadas peças e produtos para os mais diversos segmentos, como: automotivo, construção civil, brinquedos, calçados, eletroeletrônicos, embalagens, fios e cabos, utilidades domésticas e médico-hospitalar.

Os elastômeros termoplásticos podem ser divididos em grupos, como: TPE; TPV (Termoplásticos Vulcanizados); TPU (Poliuretanos); TPE-E ou COPE (Copoliéster); TPO (Poliolefinas); e SBS (Estirênico). Confira as principais características de cada!

TPE

São formados por pelo menos dois tipos diferentes de polímeros: 

  • um tipo de borracha que adiciona propriedades elásticas ao composto 
  • um polímero que fornece propriedades termoplásticas. 

Esses elastômeros termoplásticos possuem uma gama de variedades e são classificados conforme a borracha (elastômero) utilizada em sua composição, como por exemplo o SEBS,  EVA, entre outros. 

TPV (Termoplásticos Vulcanizados) 

Trata-se de um composto termoplástico no qual a fase elastomérica sofre um processo de reticulação, combinando as propriedades elásticas da borracha vulcanizada com plásticos fáceis de processar. O material tem como um dos principais segmentos de atuação o setor automotivo, onde ele pode ser usado tanto em aplicações em internas como externas do veículo, em peças com funções que exijam as propriedades físicas da borracha ou para soft touch em sobreinjeção em polipropileno (PP), poliamida (PA), entre outros.

TPU

É um elastômero termoplástico constituído de sequências alternadas de poliésteres ou poliéteres, amorfos e flexíveis, com segmentos rígidos e com alta densidade de grupos uretanos, produzidos por reação de um diisocianato com um glicol de cadeia curta. Ele é conhecido por sua alta durabilidade, flexibilidade e pela possibilidade de combinações de propriedades físicas e químicas para as mais diversas aplicações. Esse é material constituído de sequências alternadas de segmentos rígidos (diisocianato e extensor de cadeia) e flexíveis. Esse material possui uma excepcional resistência à abrasão e é muito utilizado em engrenagens, cilindros, jaquetas de cabos e pneus sólidos.

TPE-E ou COPE

COPE são elastômeros termoplásticos à base de copolímeros de poliéster. Possui excelente propriedade dinâmica, resiliência, alto módulo, bom alongamento,resistência ao rasgo e ao creep, impacto e à fadiga por flexão, mantendo suas características tanto em alta quanto em baixa temperatura (-65ºC) e o módulo a -40°C. São utilizados em aplicações técnicas onde são necessárias combinações de excelentes propriedades mecânicas, físicas e térmicas.

TPO

São a poliolefina de elastômero termoplástico e é formado por compostos heterofásicos, baseados em uma fase elastomérica amorfa e uma fase cristalina, ambos de natureza poliolefina. O material está disponível em diversos grades, com uma faixa de dureza à temperatura ambiente de 60 Shore A a 60 Shore D. Muito utilizado no setor automotivo, na criação de arco da roda, pára-lamas e tapetes. Possui boa resistência aos agentes atmosféricos e excelente capacidade de isolamento elétrico.

SBS

Esse é um elastômero termoplástico feito a partir de uma fase elastomérica constituída por borracha SBS (copolímeros em bloco de Estireno-Butadieno-Estireno) e uma fase plástica, geralmente de natureza poliolefínica ou estirênica. Ele possui boa resistência a vários agentes químicos, bem como bases, ácidos, álcoois, detergentes e soluções aquosas. Suas aplicações vão de móveis à calçados. 

Vantagens dos elastômeros termoplásticos 

Os elastômeros termoplásticos possuem vantagens competitivas que dão destaque na indústria  do plástico, principalmente por suas características flexíveis e adaptáveis.

Como os processos são reversíveis, os produtos obtidos através dos elastômeros termoplásticos podem ser transformados novamente, em peças diferentes. Além disso, eles podem ser estendidos de forma a dobrarem a sua dimensão e depois voltarem ao tamanho inicial, algo que só acontece quando  submetidos a temperaturas que ultrapassem o seu ponto de fusão (Tm). 

 Os elastômeros termoplásticos também possuem uma adesão satisfatória a polímeros termoplásticos, o que possibilita que sejam sobremoldados com materiais como ABS, polipropileno, policarbonato, poliéster, poliamida etc. Pode-se ainda produzir peças com materiais combinados (rígidos e emborrachados), ou seja, produzir blendas entre um elastômero termoplástico e um termoplástico comum

Entre as vantagens dos elastômeros termoplásticos estão: 

  • Rapidez no ciclo de produção;
  • Obtenção de peças totalmente recicláveis;
  • Resistência térmica, com ampla faixa de processamento;
  • Menor consumo de energia no processamento;
  • Redução de peças não-conformes;
  • Flexibilidade no processo;
  • Baixa deformação;
  • Fácil adição de cor;
  • Eliminação de desperdícios.

De maneira geral, as principais vantagens são: resistência maior a baixas temperaturas e impacto; peças flexíveis e com menor índice de ruído; e ampla gama de dureza.

A Compostos do Brasil é uma distribuidora de resinas termoplásticas e produtos relacionados, que atua com uma logística otimizada e preza por um atendimento técnico, pontual e especializado. Portanto, se você precisa atualizar o seu estoque de elastômeros termoplásticos, entre em contato com um de nossos consultores de negócios. Nós, com certeza, temos a solução certa para o seu negócio!