Com as possibilidades que os tipos de plásticos oferecem, é fácil entender como ele tem ganhado evidência nas indústrias mais variadas. E o uso do plástico nas indústrias têxteis têm se beneficiado cada vez mais com isso.

Esse material já está inserido no cotidiano das pessoas há muito tempo e se tornou um elemento essencial para o desenvolvimento de muitos setores da economia, e dentro do segmento de vestuário não é diferente. O uso do plástico, de maneira inteligente e aliado à criatividade dentro desse tipo de indústria, tem sido uma enorme porta de entrada para ir ganhando cada vez mais destaque no mercado da confecção.

Hoje é comum encontrar o plástico em calçados, roupas, tecidos e vários outros acessórios. Por ser um material fácil de ser reutilizado, é muito comum também encontrar empresas que estejam dispostas a utilizarem o plástico reciclado na produção e confecção de suas peças. 

Neste artigo, vamos compreender melhor o uso do plástico no setor de vestuário e a sua vantagem para esse segmento. 

Setores da indústria de vestuário que usam plástico

Hoje em dia, o plástico está presente nas confecções de vários produtos dentro da produção e desenvolvimento nos setores de vestuário, calçados e acessórios. 

As roupas, por exemplo, usam vários tipos de fibras sintéticas, onde o plástico é a matéria-prima base para a confecção dessas fibras, as quais auxiliam no bom caimento das peças, oferecendo mais durabilidade e menor custo para as marcas. 

Já no setor de calçados, a busca por produtos leves, confortáveis e que facilitem o design de novos modelos, vem acelerando o uso do plástico neste setor, seja para calçados femininos, infantis, masculinos ou esportivos. 

Além disso, a produção dos calçados que fazem uso do plástico nas indústrias têxteis tende a aumentar neste ano de 2023. Segundo Haroldo Ferreira, presidente-executivo da Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), a produção neste ano irá crescer cerca de 1,6%. Ainda segundo Haroldo, o plástico dentro dessas produções, sobretudo na fabricação de chinelos, corresponderam em 2021 a 54% da produção total. 

Os plásticos mais usados no setor de calçados e roupas

O setor de vestuário e calçados utilizam alguns plásticos com propriedades específicas em suas confecções. Vamos conhecer alguns deles: 

  • PVC: conhecido também como couro sintético, foi desenvolvido a partir da junção do etileno e o cloro. É utilizado na fabricação de jaquetas, bolsas e calçados em geral. 
  • Polietileno: ele é conhecido por ser macio e flexível, sendo uma ótima opção para peças de roupas.
  • Polipropileno: possui características competitivas, como fácil moldagem e um custo mais acessível. Garante mais resistência, beleza e funcionalidade para as peças produzidas. 
  • EVA: uma resina, também chamada de copolímero de etileno e acetato de vinila. Foi desenvolvido a partir da mistura do etil, vinil e acetato e é ideal para a confecção de sapatos, por ser um material resistente. 
  • Poliamida (PA): um polímero termoplástico composto por monômeros de amida conectados por ligações peptídicas, muito usado na fabricação de fibras sintéticas. 
  • Poliéster: um polímero produzido a partir do petróleo e também é usado na fabricação de fibras sintéticas. 

A vantagem do uso do plástico 

Como vimos, o uso do plástico no setor de vestuário possibilita a sua reutilização em diversas formas. Muitas marcas já descobriram maneiras de usar essa vantagem a seu favor, confeccionando peças, algumas até de luxo, que utilizam plásticos reutilizados

A indústria da moda, por exemplo, utiliza fibras de garrafa PET misturadas às fibras de algodão, resultando em peças mais econômicas, sustentáveis e estruturadas. Por serem feitas de resina termoplástica de alta resistência, as garrafas PETs são ótimas matérias primas para esse setor, garantindo qualidade similar aos produtos confeccionados por material não reciclado.

O uso do plástico também reduz consideravelmente os índices de CO2. Essa é uma das principais colaborações do produto com a natureza e para a saúde dos seres humanos, visto que o gás carbônico é um dos responsáveis pelo efeito estufa. 

Escolha o plástico ideal para sua indústria!

Para ganhar mais espaço no mercado competitivo, é importante entender como o uso do plástico está presente na indústria e conhecer as suas tendências para esse segmento. Além disso, contar com um distribuidor que garanta qualidade para suas confecções também é indispensável. 

Por isso, a Compostos do Brasil é a melhor opção para investir na sua indústria. Somos distribuidores autorizados de compostos termoplásticos das melhores marcas do mundo. Além disso, contamos com um time de especialistas que desenvolverão o composto ideal para o seu produto. 

Garanta a qualidade da sua produção com as matérias-primas e produtos mais eficientes do mercado! Para saber mais sobre o nosso portfólio e conhecer mais a nossa empresa, entre em contato com a nossa equipe, clicando aqui.