Os adesivos hot melt têm conquistado um lugar de destaque nas indústrias devido à sua eficiência e versatilidade. Para se ter uma ideia da potência desse material, o mercado global de adesivos hot-melt é estimado em US$ 15,79 bilhões em 2023 e deverá atingir US$ 22,12 bilhões até 2028.  

Os adesivos hot melt são ideais para setores desafiadores como têxtil, calçadista, automotivo, construção e eletrônica. 

Neste artigo, exploraremos tudo o que você precisa saber sobre esses adesivos, desde o seu funcionamento até suas aplicações práticas. 

O que são adesivos hot melt?

adesivos hot melt

Adesivos hot melt são adesivos termofusíveis que são sólidos em temperatura ambiente, mas se tornam líquidos e viscosos quando aquecidos, geralmente através do processo de fusão. Esses adesivos podem ser  formulados a partir de polímeros como CoPoliamidas  e poliuretano termoplástico (TPU),  são usados em várias aplicações industriais, incluindo têxteis técnicos, esportes, automotivos, eletrônicos e aplicações industriais.

Esses adesivos são versáteis e podem ser processados em várias formas, como grânulos, pós, filmes, folhas, telas ou filamentos, dependendo das necessidades da aplicação.

O mercado desse tipo de adesivo é dividido em diferentes categorias, incluindo tipos de resina, indústrias de usuários finais e regiões geográficas. No que diz respeito às resinas, as categorias incluem etileno vinil acetato, copolímeros estirênico-butadieno, poliuretano termoplástico e outras variedades de resinas.

De acordo com o relatório que oferece uma análise do tamanho do mercado e previsões para o segmento de adesivos hot-melt em 2023, os principais impulsionadores desse mercado incluem: 

  • A crescente demanda de diversas indústrias, a transição de adesivos à base de solvente para adesivos termofusíveis e o aumento na procura por produtos não tecidos; 
  • Ascensão dos adesivos termofusíveis biodegradáveis para embalagens sustentáveis;
  • A região da Ásia-Pacífico possivelmente liderará o mercado, devido ao crescimento econômico robusto em países como Índia e China.

Conheça a Linha Platamid® da Arkema para adesivos Hot Melt 

A Compostos trabalha com a distribuição do adesivo hotmelt de copoliamidas linha Platamid® da Arkema para tipos de adesivos termofusíveis. A Arkema é uma empresa líder em materiais avançados, conhecida por sua qualidade e inovação na produção desse tipo de adesivo. 

Os adesivos Platamid® são compostos de copoliamidas de cadeia longa de alta eficiência, ideais para aderir a uma variedade de substratos, desde tecidos até materiais não tecidos.  A Compostos, por meio da Arkema, distribui esses adesivos em formato de pó, o que oferece uma maneira conveniente de aplicá-los em várias aplicações industriais. Essa forma de pó facilita o manuseio e a dosagem dos adesivos termofusíveis Platamid®, tornando-os adequados para processos de fusão e aplicação eficazes em diferentes cenários de colagem.

O grande diferencial é que essas copoliamidas são formuladas sem plastificantes, tornando-as uma escolha sustentável e ecologicamente consciente.

Principais características dos adesivos a base de Platamid®:

  • Faixa de ponto de fusão entre 85°C a 150°C;
  • Baixa densidade;
  • Viscosidades variando de 40 a 4.000 Pa.s a 150°C;
  • Altamente eficazes em superfícies polares;
  • Boa resistência a produtos químicos, hidrólise, calor e raios UV;
  • Tempo de aderência curto, permitindo altas taxas de produção;
  • Livres de plastificantes;
  • Possibilidade de ser solubilizado em certos solventes para criar revestimentos com notáveis propriedades de barreira.

Como funcionam os adesivos hot melt?

O funcionamento dos adesivos hot melt é simples e eficaz. Quando aquecidos, eles  se fundem, tornando-se viscosos,  podendo assim penetrar nos poros dos materiais a serem colados. Ao esfriar e solidificar, o adesivo forma uma ligação sólida e durável. Isso os torna ideais para aplicações industriais que requerem velocidade e eficiência na colagem.

Principais mercados: como usar os adesivos hot melt?  

O mercado inclui indústrias como construção civil, papel, cartão e embalagens, marcenaria, transporte, calçados e couro, saúde, eletrodomésticos, elétricos e eletrônicos. Conheça como eles podem ser utilizados: 

  • Indústria têxtil: pó termofusível usados na laminação de tecidos, produção de vestuário e entretelas têxteis;
  • Automotivo: filme/tela termofusível para fixação de componentes internos e externos;
  • Construção: adesivos termofusíveis na colagem de materiais de construção, como espumas e PVC;
  • Eletrônica: adesivos termofusíveis para montagem de dispositivos eletrônicos e cabos;
  • Calçados: filme termofusível na fabricação de cabedais termoformáveis, eliminando a necessidade de costuras;.

Vantagens dos adesivos hot melt

Os adesivos hot melt oferecem uma série de vantagens. Eles são usados para uma ampla variedade de aplicações industriais devido à sua capacidade de proporcionar ligações fortes e rápidas em uma variedade de materiais: 

  • Rápida cura: a solidificação rápida acelera o processo de produção;
  • Baixo custo de produção: menos tempo de máquina e menor desperdício significam economia de custos;
  • Adesão durável: proporcionam ligações fortes e resistentes;
  • Eco-friendly: processamento sem solvente, potencial de base biológica (óleo de mamona – matéria-prima para o adesivo hot melt de copoliamida ), ausência de plastificantes e baixas emissões fazem deles uma opção ecológica;
  • Reutilização e reciclagem: podem ser reutilizados ou reciclados, reduzindo o impacto ambiental.

Compostos do Brasil: seu fornecedor ideal para produção de adesivos hot melt Platamid®

Os adesivos hot melt são uma escolha inteligente para a indústria moderna, oferecendo eficiência, versatilidade e sustentabilidade. Com a Linha Platamid® da Compostos, você garante uma adesão durável e eficaz. Faça a escolha inteligente. Entre em contato conosco e saiba mais!