O processo de reciclagem de plástico desempenha um papel fundamental para as indústrias, uma vez que oferece soluções mais sustentáveis para a redução do impacto ambiental. 

Sua importância relaciona-se a diversos fatores, como a redução de custos, a uma imagem corporativa mais sustentável, a responsabilidade social e ambiental, e sobretudo, à competitividade da indústria dentro de novos modelos de negócios voltados à economia circular. 

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Agência Brasil, em parceria com a CNI (Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria), foi visto que cerca de 76,4% das indústrias do país desenvolvem a economia circular, e entre as ações desse processo, estão a reciclagem dos plásticos.

Nesse artigo nós iremos falar sobre a importância do processo de reciclagem de plástico, tanto no seu âmbito sustentável, quanto na economia para as indústrias. Continue a leitura!

Reciclagem de plástico na indústria: Conceito

A reciclagem de plástico na indústria é um processo que visa recuperar e reutilizar resíduos plásticos, transformando-os em matéria-prima para a fabricação de novos produtos. Esse conceito envolve várias etapas, desde a coleta e separação dos plásticos descartados até o processamento e a transformação em pellets ou grânulos plásticos reciclados.

O processo de reciclagem de plástico nas indústrias geralmente começa com a coleta seletiva dos resíduos, que podem ser provenientes de fontes como embalagens, peças e produtos descartáveis e até mesmo equipamentos eletrônicos. Após a coleta, os plásticos são separados de acordo com seus tipos e características, uma vez que diferentes tipos de plásticos podem exigir processos de reciclagem específicos.

A importância do processo de reciclagem de plástico para as indústrias

1. Sustentabilidade ambiental 

A reciclagem de plástico reduz a necessidade de produzir plástico virgem, o que implica em menos extração de recursos naturais, como petróleo. Além disso, a reciclagem diminui a quantidade de plástico descartado em aterros sanitários, contribuindo para a redução da poluição do solo e da água, bem como para a conservação de fontes não-renováveis.

2. Redução de custos com matéria-prima

O uso de plástico reciclado como matéria-prima pode ser mais econômico do que o uso de plástico virgem. O plástico reciclado é geralmente mais barato devido à menor demanda de energia e recursos necessários para a sua produção. Isso pode resultar em economias significativas para as indústrias que o utilizam como matéria-prima.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo WWF, uma organização não-governamental brasileira orientada para a otimização da degradação ambiental, foi visto que a reciclagem do plástico economiza até 90% da energia e ainda produz mão-de-obra com a implantação de pequenas e médias indústrias.

Um outro ponto importante é que, segundo a mesma pesquisa, 100 toneladas de plásticos evitam a extração de 1 tonelada de petróleo, contribuindo ainda mais para os processos sustentáveis. 

3. Atendimento a regulamentações e responsabilidade social

Cada vez mais, governos e órgãos reguladores estão implementando leis e regulamentações para promover a reciclagem e reduzir o impacto ambiental gerado pelo descarte excessivo e errado dos plásticos. Ao adotar práticas de reciclagem, as indústrias podem cumprir essas regulamentações e demonstrar seu compromisso com a responsabilidade ambiental e social.

4. Imagem corporativa sustentável 

A adoção de práticas de reciclagem de plástico pode melhorar a imagem corporativa das indústrias, tornando-as mais atrativas para os consumidores e investidores conscientes. Mostrar preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade pode fortalecer a reputação da empresa e aumentar a confiança do mercado.

5. Estímulo à economia circular

A reciclagem de plástico faz parte do conceito de economia circular, em que os materiais são reutilizados e reciclados em um ciclo contínuo. Isso promove a utilização eficiente dos recursos e reduz a dependência de matérias-primas virgens. Ao participar da economia circular, as indústrias contribuem para um modelo de negócios mais sustentável e resiliente.

Desafios que as indústrias enfrentam com o processo de reciclagem de plástico

Um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas é a implementação de um modelo de reciclagem de plástico, onde seja eficiente e, ao mesmo tempo, com custos mais acessíveis. 

Esse processo gera novos tributos, o que contribui para um valor ainda maior em relação a um produto novo que foi concebido através de um modelo de negócios linear, fugindo do aspecto da reciclabilidade. 

Por esse motivo, o mercado carece de novas ações e estratégias para realizar a propagação de processos de reciclagem de plásticos mais eficientes. Assim, é possível evoluir com essa implementação de modo que ambos os lados se beneficiem: o financeiro da indústria e sua boa imagem no mercado, além da valorização do meio ambiente. 

Existem inúmeros projetos que fomentam o processo de reciclagem de plástico dentro da indústria, e um deles é a geração de alianças e parcerias. Empresas e indústrias do segmento de transformação de plásticos formam parcerias e alianças estratégicas com outras empresas, ONGs e governos. Essa colaboração envolve o compartilhamento de conhecimento, recursos e infraestrutura para gerar e melhorar a eficiência da reciclagem.

Compostos do Brasil: a distribuidora de compostos termoplásticos recicláveis

Conforme vimos ao longo deste artigo, o investimento na reciclagem de plásticos na indústria não traz somente autoridade no mercado – visando que se trata de uma tendência cada vez maior. Em âmbito interno, indústrias podem reduzir custos de energia e de materiais, fomentando, aos poucos, a economia circular.

Mas, para gerar esses valores, é necessário contar com uma distribuidora que tenha responsabilidade social e ambiental no fornecimento de materiais plásticos.

Por isso, a Compostos do Brasil investe na pegada sustentável e oferece compostos termoplásticos que podem ser reciclados, adequando tecnologia, qualidade, durabilidade e, sobretudo, sustentabilidade.

Para saber mais, entre em contato agora mesmo e conheça os nossos produtos!