O uso de plásticos recicláveis na indústria é uma das metas do setor para promover a preservação ambiental e diminuir os impactos negativos que já foram gerados. O desafio é grande, mas o avanço de tecnologias tem colaborado para um cenário melhor e mais responsável — como o setor de plásticos recicláveis, que devolvem para a produção o material que já havia sido utilizado e descartado, baseando-se no sistema de economia circular.

Uma pesquisa da MaxiQuim encomendada pela Braskem, PICPlast e ABIPLAST revelou que, em até 2021, mais de 23% de produtos plásticos pós-consumo foram reciclados no Brasil, o que equivale a mais de 1 milhão de toneladas.

O incremento foi de 14,7% na quantidade de plásticos recicláveis no país, e a tendência é que esse número continue crescendo, já que a eficiência desses plásticos é preservada e pode cumprir bem uma nova função.

É importante compreender a origem do plástico, que deriva do petróleo. Por isso, a fabricação de novos produtos podem comprometer o meio ambiente. No entanto, a boa notícia é que grande parte dos tipos de plásticos existentes podem ser 100% recicláveis, o que apresenta maiores oportunidades para indústrias que querem preservar o meio ambiente e contribuir para a diminuição dos impactos ambientais.

Você  já deve ter ouvido falar em ESG. A sigla significa Environmental, Social and Governance que diz respeito à gestão de empresas aliada a preocupações ambientais.

Esse termo é uma forte tendência que já está presente no dia a dia de muitas fábricas que entendem o seu papel como agentes de transformação em processos mais sustentáveis.

O desafio do uso de plásticos recicláveis na indústria

Nem todos os plásticos podem ser recicláveis devido a contaminação dos lixos onde se encontram os plásticos que foram descartados, pois é difícil e o custo é muito alto para se ter um processo que elimina a contaminação a ponto do plástico poder ser reciclado, além da dificuldade em separar o que pode ser reciclado do que de fato é lixo. 

Devido a isso, apenas 9% de todo o plástico utilizado no mundo consegue ser verdadeiramente reciclado, de acordo com o GreenPeace. O polipropileno, o PET e o polietileno de alta densidade (HDPE) são alguns dos plásticos recicláveis atualmente

O polipropileno é um dos plásticos fundamentais na engenharia e na indústria como um todo, por ser flexível a diferentes aplicações. Isso o torna constantemente presente no dia a dia das fábricas. 

Embalagens flexíveis, autopeças e até peças técnicas para máquinas podem ser fabricadas com plásticos recicláveis do tipo PP (polipropileno).

Como o polipropileno é reciclado?

De maneira geral, o polipropileno faz parte da família dos plásticos recicláveis que não apresentam grandes dificuldades no seu processo de recuperação. Ele consegue ser moído e reprocessado com facilidade.

Além disso, após a moagem, ele pode ser submetido a elevadas temperaturas novamente até tornar-se maleável e moldável para a fabricação de novos produtos ou extrudado e cortado em formato de pellets, se tornando matéria-prima mais uma vez. 

A reciclagem do polipropileno pode ser realizada melhorando a qualidade e alta performance do produto, que pode, inclusive, receber aditivos e reforços para que seja reutilizado em produtos para fins industriais e voltar ao seu papel de origem. Ele também é atóxico e seu processo de reciclagem é bastante econômico.

Cuidados que as empresas precisam ter com plásticos recicláveis

O uso de plásticos recicláveis é positivo tanto para as indústrias como também para o meio ambiente, mas é necessário ter atenção aos processos para destinar o material ao local certo, a fim de que seja possível a sua reutilização e reciclagem:

1) O primeiro passo é fazer a separação do produto e isolá-lo de outros materiais, como metais e vidros;

2) Dentro das indústrias, o ideal é separar os tipos de plásticos, isso facilita a reciclagem. Como por exemplo juntar tudo que for de PP em um local e tudo que for de PE em outro, para evitar misturas de materiais plásticos diferentes.

3) Depois, busque o centro de coleta seletiva mais próximo da sua empresa ou casa;

4) Garanta que não haja cortantes de plástico na hora de descartar. Se existir, é possível resolver esse contexto com o uso de uma lixa;

5) Envie o material ou ainda solicite o resgate do mesmo (se for em grandes quantidades) pela empresa de coleta ou por empresas que reciclam materiais pós indústria ou pós consumo.

Vale a pena investir em plásticos recicláveis?

Existem duas grandes preocupações dos gestores na hora de escolher entre investir em plásticos recicláveis ou novos: se o produto é resistente e se o custo é atrativo.

Em relação a resistência, um estudo realizado por Beatriz L. Fernandes, engenheira mecânica da PUC-PR, mostrou que a resistência ao impacto é, de fato, reduzida, mas que alguns reforços ou aditivos incorporados ao plástico reciclado podem contribuir para entregar a mesma performance ou os plásticos reciclados serem usados em outras áreas que não necessitam de uma capacidade integral de resistência.

A Compostos do Brasil trabalha com compostos de termoplásticos e resinas especiais que atendem os projetos das indústrias e trazem um ambiente mais sustentável e responsável para seus clientes, contribuindo com o uso de plásticos recicláveis na indústria.

Quer saber mais sobre os termoplásticos recicláveis e resinas de Compostos? Entre em contato com os nossos consultores de negócio especializados!