Como bem sabemos, os compostos de Polipropileno (PP) são de suma importância para as aplicações que necessitam agregar mais propriedades físicas e mecânicas que o PP puro não possui. Um exemplo é o PP com talco

Em resumo, o talco adicionado em um PP permite que os materiais ganhem mais estabilidade e durabilidade, portanto, mais propriedades que o PP puro. Como resultado, o PP com talco se torna ideal para diversos tipos de aplicações, como o setor automobilístico, eletrodomésticos, equipamentos de cozinha, equipamentos esportivos e muitos outros.

No entanto, ainda é comum encontrarmos indústrias que não conhecem os benefícios desse composto de PP, tampouco entendem as vantagens dessa junção. Por isso, nós, da Compostos, elaboramos esse conteúdo apresentando as principais características do PP com talco e os seus principais benefícios. Continue no artigo!

Talco: entenda suas principais características

Conforme dito, o talco é um aditivo mineral que reforça a composição do plástico. De maneira geral, trata-se de um agente nucleante, ou seja, aumenta a taxa de cristalização dos materiais fabricados, permitindo reduzir o tempo de resfriamento no processamento e aumentar a rigidez do plástico. Também melhora outras propriedades físicas da resina base, como módulo de tração e flexão, contração, entre outras.

No entanto, as características mais relevantes deste produto são a sua capacidade de aumentar a estabilidade e de diminuir os custos de fabricação. O seu principal uso está na produção de polipropilenos, um tipo de plástico que possui facilidade para ser moldado em altas temperaturas.

Outras características do talco são a sua textura lamelar e alta resistência ao calor, o que confere maior resistência à tração, à compressão e ao impacto. Em altas dosagens, ele também se apresenta com propriedades de isolante elétrico.

Vantagens e benefícios do PP com talco

Entendendo as principais características do talco, bem como a sua devida importância para o mercado, podemos enumerar alguns benefícios e vantagens exclusivas do PP com talco. Confira algumas delas abaixo:

1. Oferece mais rigidez 

O PP com talco é um material com alta rigidez se comparado a outros materiais. Isso ocorre pois o talco ao ser adicionado em termoplásticos, oferece mais firmeza no produto final, sendo ideal para acessórios de veículos, móveis, estruturas de eletrodomésticos e demais produtos.

2. É mais resiste ao calor

O talco também é um material resistente à altas temperaturas. Dessa forma, pode se tornar um grande aliado na melhoria da resistência térmica dos produtos, como é o caso de peças de motor, iluminação, equipamentos de cozinha, e muito mais.

3. Reduz custos internos 

Em geral, o talco tende a ser ainda mais barato em relação a outros tipos de aditivos que são usados para melhorar a composição de produtos à base de PP. Ou seja, além de ser menos custoso em termos de insumo, também contribui para a redução de custos internos. 

4. Melhora o módulo de tração e flexão

O talco pode ser adicionado a termoplásticos para melhorar o módulo de tração e flexão da resina base . Com isso, ele se torna ideal para peças com exigência técnica mais elevada, a qual a resina pura não atende.

Conte com a Compostos do Brasil para adquirir PP com talco

Fundada em 2006, a Compostos do Brasil nasceu com o objetivo de revolucionar a maneira de distribuir e entregar Compostos Termoplásticos nos mais variados segmentos de mercado.

Reunimos em nosso portfólio as principais marcas do mercado, oferecendo sempre produtos de alta qualidade para os mais diversos segmentos da indústria plástica brasileira. Para saber mais sobre o PP com talco e outros produtos, entre em contato com os nossos consultores de negócio especializados!