As resinas termoplásticas são amplamente utilizadas nas indústrias de transformação devido às suas características de resistência, durabilidade, leveza e baixo custo. Uma das formas de melhorar sua estética e qualidade visual é através da pigmentação, que consiste em adicionar cor ao material, tornando-as em resinas termoplásticas coloridas e oferecendo várias possibilidades de aplicações.

A indústria de brinquedos, por exemplo, utiliza alguns materiais com bastante frequência, como o PVC, PP , PE , TPE e TPOs elastômeros termoplásticos que apresentam excelentes propriedades no processamento e na transformação do plástico em brinquedos.

Para alcançar a cor desejada em cada resina plástica, vários fatores devem ser levados em consideração, como a viscosidade e as temperaturas de processamento. Além disso, é importante também considerar que as cores terão aparências diferentes a depender do brilho e do tipo de polímero utilizado.

É fundamental analisarmos que o pigmento que confere a cor as resinas, em grande parte das vezes, são fabricados em forma de Master Batch, que é um concentrado de cor, processado e peletizado a fim de que a indústria possa utilizar de maneira mais facilitada.

Neste artigo, vamos analisar o processo de pigmentação das resinas plásticas coloridas e como elas podem alcançar os melhores resultados.

Quais as etapas para o processo de pigmentação das resinas termoplásticas coloridas ?

A pigmentação, em muitos casos, pode ser um processo complexo, pois baseado na resina que será utilizada na aplicação, deve-se fazer a seleção dos pigmentos corretos levando em consideração fatores importantes como temperatura de processamento da resina que será pigmentada e requisitos da aplicação final, como por exemplo se a peça ficará exposta, tendo a necessidade de ter resistência a UV.

Os pigmentos mais usados ​​nesse processo são geralmente na forma de grãos já masterizados pela indústria de master, mas podem ser encontrados também em pó e líquido, o correto é escolher o veículo de pigmentação com base na sua compatibilidade com a resina que será usada para que a cor desejada seja alcançada. É muito importante verificar que o ideal é que o veículo do master seja da mesma base da resina a ser utilizada, como por exemplo: se vai ser usado um PP o ideal é que o master seja em base de PP, vai usar resina TPU, o ideal é usar um master em base TPU.

Se a escolha para a pigmentação da resina for em pó ou master líquido, o problema de compatibilidade não existirá, porém é um processo mais criterioso em termos de equipamentos, pesagem, dispersão, além de outros fatores envolvidos no processo de incorporação.

Aliado a esse processo, pode-se incorporar aditivos que também podem ser responsáveis ​​por melhorar as propriedades físicas e químicas do material, ajudando a elevar a resistência ao calor, à luz e ao desgaste. Por fim, eles também podem ser adicionados para aumentar a resistência à chama ou a estabilidade dimensional do produto final.

Como acontece o processo de pigmentação das resinas termoplásticas coloridas ?

O processo de pigmentação começa com a mistura da resina com os pigmentos, geralmente feito em um misturador de forma mecânica, onde o material é misturado e os pigmentos são distribuídos uniformemente. Em seguida, o material pode passar por um processo de extrusão a fim de incorporar a pigmentação a resina ou essa mistura ir direto para a máquina que irá produzir o produto final e ser incorporada durante este processo.

Durante o processo de moldagem, é importante monitorar a temperatura e a pressão para garantir que o material seja processado corretamente. As condições de moldagem podem interferir na aparência da cor e nas propriedades finais do produto, afetando assim, os resultados esperados para a aplicação.

Para um processo bem-sucedido de pigmentação em resina termoplástica, é necessária uma atenção especial aos detalhes e aos requisitos específicos de cada aplicação. Para garantir uma ótima funcionalidade e uma aparência com qualidade ao produto final, cada componente dentro do processo exige corantes resistentes ao desbotamento e ao acúmulo de calor.

Faça a escolha certa dos materiais para o seu processo de pigmentação das resinas termoplásticas coloridas!

A pigmentação é uma técnica fundamental na indústria de transformação para gerar resinas termoplásticas coloridas, pois permite obter produtos de diversas cores e com propriedades melhoradas. A escolha das resinas e aditivos corretos, bem como atenção aos detalhes durante todo o processo, são fundamentais para garantir que o produto final seja de alta qualidade e atenda ao requisitos da aplicação, assim como as expectativas do cliente.

Por isso, contar com um distribuidor com experiência no mercado, produtos de qualidade e um time de especialistas que atue, de forma consultiva, em um atendimento personalizado para cada cliente é mais do que necessário. E com isso, a Compostos do Brasil pode ajudar!

Contamos com diversas soluções para a indústria de transformação de plásticos, com resinas termoplásticas coloridas para os mais diversos e variados segmentos industriais.

Entre em contato com os nossos consultores e solicite um orçamento para a sua empresa. Além da variedade de produtos, contamos com uma série de vantagens comerciais para facilitar a sua compra!