Os polipropilenos se destaca por conta de sua ampla utilização em diversos produtos, como aplicações domésticas e industriais. Desta forma, ele vem sendo de grande importância para o segmento de transformação de plásticos e as mais variadas produções destas empresas e para os compradores de matérias primas.

Para entender melhor sobre o polipropileno, continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas!

O que são Polipropilenos?

Os polipropilenos são resinas termoplásticas rígidas, flexíveis e semi cristalinas, com inúmeras vantagens para o mercado industrial. Também conhecido como PP, ele é um polímero que faz parte de um grupo de plásticos conhecidos como poliolefinas. Na estrutura, ele é bem parecido com o polietileno, com a diferença de que todos os outros carbonos da cadeia principal têm um grupo metil ligado a ele.

Em resumo, trata-se de um plástico que possui facilidade para ser moldado em altas temperaturas, por isso é considerado um termoplástico.

Eles podem ser aquecidos até seu ponto de fusão, resfriados e reaquecidos novamente sem nenhuma deterioração significativa. Ou seja, ao invés de queimarem, eles se fundem novamente , o que permite que eles sejam facilmente moldados e posteriormente reciclados.

Vantagens dos Polipropilenos

Polipropilenos são bastante utilizados nas fabricações de produtos moldados, como embalagens de alimentos e outras variedades de produtos, como peças automotivas e até fibras e tecidos. Ele possui várias vantagens que se destacam dentre as opções de termoplásticos, dando a ele ainda mais relevância e o fortalecendo no mercado industrial.

Algumas das vantagens do PP são:

1. Resistência química

Bases e ácidos diluídos não reagem diretamente com o polipropileno, tornando o PP uma boa opção para embalagens de líquidos que possuem esse tipo de característica, como agentes de limpeza e produtos de primeiros socorros.

2. Elasticidade e tenacidade

O PP age com elasticidade em uma determinada faixa de deflexão, mas também sofre deformação plástica no início do processo, fazendo com que sejam considerados um material flexível. Já o termo tenacidade é utilizado na engenharia, onde se define a capacidade de um material de se deformar, sem quebrar.

3. Resistência à fadiga

Polipropilenos mantém sua forma após muita torção, dobra e/ou flexão. Esta propriedade é especialmente valiosa para fazer dobradiças vivas.

4. Isolamento elétrico

Os polipropilenos possuem altíssima resistência à eletricidade e são muito úteis para componentes eletrônicos.

5. Transmissividade

Embora o polipropileno possa se tornar transparente, em sua forma mais comum ele é produzido para ter uma cor naturalmente opaca. Ele pode ser usado para aplicações em que alguma transferência de luz seja importante ou de valor estético.

6. Sustentabilidade

Além de todos os muitos benefícios, o PP possui as seguintes vantagens sustentáveis: a redução de custos relacionados à sua matéria-prima, a promoção da sustentabilidade, a preservação do meio ambiente e a reutilização de um material altamente versátil, se tornando um material que contribui com a economia circular, que está cada vez mais presente nas indústrias de transformação de plásticos.

Reciclagem de Polipropilenos

O PP pode ser reciclado com mais facilidade e essa é mais uma evidência de que ele merece uma atenção especial. Esse material, de fato, é mais sustentável e, consequentemente, mais benéfico para a indústria.

Em resumo, o processo básico padrão para a reciclagem de Polipropilenos é: a separação do material conforme o seu uso; a moagem, que deixa o plástico mais fácil de derreter; a coloração após o material ficar pronto; e o reprocessamento, como por exemplo, por processo de injeção.

Conte com a Compostos do Brasil e tenha o melhor em compostos de Polipropilenos

Sem dúvidas, o PP é absolutamente essencial para a competitividade das indústrias, visando que trata-se de um material que reforça a qualidade de produtos e, principalmente, por ser um excelente custo-benefício.

A Compostos do Brasil é uma das principais distribuidoras de compostos de PP no Brasil, e trabalha com duas linhas importantes e diferenciadas dentro da indústria de transformação plástica. São elas: a Polifor e a BluePlast.

Polifor é uma linha de compostos com base em Polipropilenos (PP) produzido e comercializado pela Celanese. A família Polifor inclui compostos à base de polipropileno homopolímero e copolímero com diversas modificações, ou seja, carregado, reforçado, retardante de chamas, aditivado e pigmentado utilizado pela indústria automotiva, eletrodomésticos, moveleiro, construção civil. ​

Já os compostos de PP da marca BluePlast são desenvolvidos para linhas automotivas, branca e eletroeletrônica. Além disso, eles também modificam o material prime ou reciclado para agregar valor ao seu composto de polipropileno a custo acessível, reduzindo perdas comuns e favorecendo o meio ambiente.

​A Compostos do Brasil também possui diferentes soluções para termoplásticos e plásticos de engenharia que prezam pela praticidade, sustentabilidade e durabilidade elevada. Entre agora mesmo em contato para conhecer nossos produtos!