Em junho deste ano foi comemorada a semana do meio ambiente e, apesar do mês ter acabado, ainda vale o recado de que as ações sustentáveis devem estar presentes todos os dias – desde o descarte de materiais recicláveis nas lixeiras de coletas seletivas até ações mais afirmativas de combate ao desperdício. Seja no primeiro ou no segundo exemplo que citamos, há uma relação do plástico com o meio ambiente que não pode ser ignorada. 

Muitos acreditam que a presença do plástico no meio ambiente é algo ruim, e isso não deixa de ser verdade. Porém, o problema está ligado à falta de conscientização sobre a reciclagem do material e das formas como ele pode (e deve) ser reaproveitado. 

Afinal, o plástico é uma matéria-prima bastante flexível que pode estar presente nas mais diversas áreas – desde o setor de embalagens até o uso na indústria automotiva, com os chamados “plásticos de engenharia” ou “plásticos de alta performance”. 

O lixo plástico ainda é uma realidade. Segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), cerca de 11 milhões de toneladas desses resíduos são descartados na natureza anualmente só no Brasil. Ainda assim, existe esperança, pois mais e mais empresas estão se preocupando em realizar e divulgar as ações de sustentabilidade sobre o produto. 

É possível afirmar que, apesar de ter esse problema em relação ao descarte, o plástico no meio ambiente desempenhou ao longo dos anos um papel importante para conter problemas muito sérios que envolvem tanto a natureza como a saúde dos seres humanos. 

 O uso do plástico, especialmente nas atividades industriais, reduz consideravelmente os índices de CO2. Essa é uma das principais colaborações do produto com a natureza e para a saúde dos seres humanos, visto que o gás carbônico é um dos responsáveis pelo efeito estufa. 

Além disso tudo, o plástico é um material que possui bastante resistência. Ao longo deste artigo iremos mostrar outras vantagens que o plástico no meio ambiente possui e como ao longo dos anos ele foi responsável por revolucionar a indústria automotiva. Confira!

Benefícios do plástico no meio ambiente

O plástico é um material muito flexível. O que justifica seu uso em diferentes setores. Desde a pessoa física até uma empresa do agronegócio podem contar com o plástico em suas rotinas. 

Quando falamos em embalagens, a aplicação do plástico reina. Mas a verdade é que esse é um dos muitos segmentos que essa matéria-prima pode fazer parte. 

A razão para tal desempenho e uso vai muito além de sua flexibilidade, está relacionada em especial, com a dureza que o plástico possui. Se formos pensar em termos práticos, a durabilidade de um material também é uma ação sustentável, já que não precisará ser substituído o tempo todo por ter elevada eficiência. 

É impossível pensar no mundo sem plástico. Por isso, apesar de muitas vezes o material ser visto como o “vilão”, podemos afirmar que essa visão do plástico no meio ambiente é um pouco equivocada. 

O plástico também está presente na indústria da saúde,  no desenvolvimento de celulares, automóveis, tratores, máquinas agrícolas, entre outras aplicações. 

Seu uso na saúde, inclusive, é bastante exaltado, pois o custo não é elevado, o que oferece a opção de ser usado desde os curativos até utensílios médicos – como seringas por exemplo. Especialmente durante a pandemia, em que fazer o descarte de produtos foi mais do que necessário. Contar com o plástico neste período, que além de baixo custo, também é reciclável, foi um ganho em duas vias. 

Outra indústria que também usa o plástico para conter desperdícios é a indústria alimentícia, pois conserva o alimento em várias etapas: estocagem e logística, até chegar na mesa do consumidor final. 

O papel do plástico na indústria de automóveis

Se você é um amante de carros, talvez já tenha lido algo sobre como essa indústria está cada vez mais dedicando esforços para criar modelos mais sustentáveis e econômicos. Essa não é uma demanda atual, muito pelo contrário. 

Há décadas que a indústria automobilística vem sofrendo com a pressão de reduzir o peso de seus automóveis. No passado, os veículos eram feitos quase que integralmente com aço, hoje, além da substituição por alumínio, os plásticos entraram em cena. 

O que acontece é que o peso excessivo de um automóvel acaba consumindo muito mais combustível, que por sua vez, contribui para a propagação de CO2, um dos principais gases do efeito estufa. Mais uma vez o papel do plástico no meio ambiente surge como alternativa. 

Segundo um estudo da The Aluminum Association, a cada 10% de redução no peso do automóvel, há o aumento de 5 a 10% de eficiência do combustível. O levantamento também mostrou que a cada 1 kg de redução da massa do carro, há uma diminuição de 20 kg de gás estufa, durante toda a vida útil do automóvel. 

Ou seja: o plástico contribui para trazer mais leveza, tem alta durabilidade, em casos de substituições, pode ser reciclado e colabora para um uso mais consciente dos combustíveis.  

Mas não é qualquer plástico que deve ser usado. Diferentes indústrias têm exigências próprias, e o importante é procurar por materiais capazes de suprir a demanda. A Compostos trabalha com plásticos de engenharia flexíveis e de alta performance, com elevada durabilidade e, de quebra, elevada resistência a altas temperaturas. Entre em contato agora e torne seus processos mais verdes sem abrir mão da eficiência!