Presentes em embalagens de produtos e utensílios de cozinha flexíveis e duráveis, os elastômeros termoplásticos (TPEs) para alimentos facilitaram a forma de vedação dessas peças. Eles oferecem uma alternativa segura e eficiente para a fabricação de produtos que entram em contato direto com alimentos. 

Esses materiais não apenas garantem a segurança alimentar, mas também melhoram a experiência do usuário com sua flexibilidade e resistência. Além disso, em um mercado em expansão e com novas tendências, como o uso de embalagens inteligentes, que utilizam materiais específicos e são consideradas eco-friendly, o uso dos TPEs devem ser mais frequentes. 

Neste artigo, iremos explorar sobre o uso desse material no setor de alimentos e como ele está em conformidade com as novas tendências.

Características dos elastômeros termoplásticos no setor de alimentos

Os elastômeros termoplásticos são materiais poliméricos com propriedades únicas, ideais para diversas aplicações. Em resumo, eles combinam propriedades tanto da família dos elastômeros quanto dos termoplásticos, apresentando características semelhantes às borracha.

No setor de alimentos, os elastômeros termoplásticos se destacam pela flexibilidade, durabilidade, segurança e resistência contra a variação de temperatura. Essas características os tornam ideais para aplicações que entram em contato direto com os alimentos, como embalagens, utensílios de cozinha e componentes de máquinas.

Além disso, a compatibilidade desses materiais com normas de segurança alimentar é um grande diferencial. Os TPEs desenvolvidos pela FCC, por exemplo, atendem às normativas da ANVISA e da FDA para contato com alimentos, ou seja, eles não afetam o sabor, aroma ou qualidade dos produtos. 

Os TPEs também são fáceis de limpar e higienizar, impedindo a proliferação de microorganismos, o que é fundamental para evitar a contaminação dos produtos alimentícios. Além disso, são materiais recicláveis, oferecendo uma solução eficaz para fabricantes e consumidores, alinhando-se às crescentes demandas por práticas mais responsáveis na produção de embalagem de alimentos.

Em resumo, os principais benefícios dos elastômeros termoplásticos para o setor de alimentos são:

  • Flexibilidade e durabilidade;
  • Resistência à variação de temperatura;
  • Atendimento às normativas da ANVISA e da FDA;
  • Fáceis de limpar e higiênicos;
  • Recicláveis, apoiando a economia circular;
  • Facilidade de moldagem e customização;
  • Versatilidade, reforçando no aumento da eficiência e inovação no setor.

Aplicações dos elastômeros termoplásticos para alimentos

Diante das características mencionadas anteriormente, o uso de elastômeros termoplásticos no setor de alimentos contribui para garantir a qualidade dos produtos que chegam à mesa dos consumidores. Suas características exclusivas, como a capacidade de manter a integridade em diferentes temperaturas e ambientes, podem evitar que esses produtos estraguem ou proliferem microrganismos.

Algumas das aplicações dos elastômeros termoplásticos no setor de alimentos são:

  • Potes e bombas peristálticas de sorvetes;
  • Mangueiras e tubulações para facilitar o transporte seguro de líquidos;
  • Revestimentos de utensílios de cozinha;
  • Componentes de máquinas e equipamentos;
  • Eletrodomésticos;
  • Vedações de recipientes e tampas.

É importante ressaltar que alguns tipos de elastômeros termoplásticos não devem ter contato com alimentos e bebidas que tenham alto teor de álcool e gordura. O motivo está na possibilidade de alteração das propriedades físicas e na interação dos solventes presentes nestes tipos de alimentos com os componentes do TPE, o que resulta na migração de substâncias do material.

Compostos do Brasil: distribuidora de elastômeros termoplásticos da FCC para indústria de alimentos

Na Compostos do Brasil, entendemos que inovação e qualidade são cruciais para o setor de alimentos, principalmente para atender suas necessidades e recentes tendências. Por isso, nos orgulhamos em ser distribuidores oficiais dos TPEs da FCC, materiais 100% nacionais, recicláveis e com alto grau de isolamento térmico.

Contamos com um portfólio completo e uma equipe de consultores especializados prontos para auxiliar no uso de elastômeros termoplásticos para a indústria de alimentos. Assim, ao escolher a Compostos do Brasil, as empresas do setor alimentício estão optando por um parceiro que entende suas necessidades e compartilha seus valores de responsabilidade ambiental e social.

Entre em contato conosco para mais informações!