O uso de elastômeros na odontologia tem sido fundamental para oferecer uma nova abordagem para diversos tipos de tratamentos e procedimentos, possibilitando mais conforto aos pacientes e eficácia nos aparelhos ortodônticos.

Tratam-se de materiais duráveis e de fácil adaptação, características que reforçam ainda mais o uso no setor odontológico. Além disso, estudos já destacam a importância crescente desses materiais na obtenção de resultados clínicos superiores, o que deve aumentar ainda mais a procura para o setor.

Continue no artigo e conheça mais sobre os benefícios dos elastômeros na odontologia e suas principais aplicações.

Os benefícios dos elastômeros na odontologia

Os elastômeros na odontologia começaram a ser utilizados por volta de 1950 e atualmente quatro tipos são comumente aplicados: 

  • Polissulfeto;
  • TPU Poliéter;
  • Silicone polimerizado por condensação;
  • Silicone polimerizado por adição.

Esses materiais, conhecidos por sua flexibilidade e resistência, trouxeram inovações significativas ao longo dos anos, como a fabricação de próteses mais confortáveis e aparelhos ortodônticos. Por se adaptarem melhor a anatomia do paciente, eles oferecem uma experiência menos dolorosa e maior precisão no movimento dos dentes.

Em relação a estética, eles também garantem melhores resultados. Sua possibilidade de coloração permite que sejam produtos em tons que se assemelham aos dentes naturais, o que os tornam menos perceptíveis. Com isso, eles também são utilizados para fabricar as ligaduras elásticas, que são pequenos anéis coloridos que envolvem os brackets, e separadores elásticos, com a função de criar espaço entre os dentes antes da colocação das bandas ortodônticas.

Por fim, a durabilidade é outro benefício para o uso dos elastômeros na odontologia, pois resiste melhor ao desgaste diário e às condições orais, como a exposição a alimentos e bebidas de diferentes temperaturas. Isso significa que os pacientes precisam de menos substituições e ajustes ao longo do tempo.

Conhecendo os elastômeros de Poliéter (TPU) para materiais de moldagem

Dentre todos os materiais utilizados na odontologia, os elastômeros com base de Poliéter (TPU) são um dos mais recomendados, principalmente por sua flexibilidade e precisão em moldagens. Resistentes e duráveis, eles se adaptam facilmente às complexidades da cavidade oral. 

Sua principal aplicação é nas moldagens para próteses fixas, utilizando em conjunto as moldeiras e casquetes individuais de resina acrílica, que são personalizadas para cada caso. 

Além disso, eles podem ser armazenados por até 7 dias e por serem hidrofílicos, tendem a absorver água sendo recomendado armazenar em locais secos.

Impressão 3D na odontologia com uso de elastômeros

Uma inovação mais realista na odontologia são as impressoras 3D. Com essa tecnologia, os profissionais criam dispositivos realistas e adaptados às necessidades específicas de cada paciente.

Nesse ponto, os elastômeros possuem um papel fundamental e sua recomendação para o desenvolvimento das peças ocorre por sua capacidade de fabricar peças com complexidades geométricas que seriam difíceis de se alcançar com métodos tradicionais.

Por isso, esse material ao ser utilizado nesta tecnologia é ideal para confecção de próteses, alinhadores, placas de mordida e até mesmo para modelos de estudo e planejamentos.

Outras aplicações dos elastômeros no setor médico

Os elastômeros também possuem outras aplicações no setor médico. Além de próteses dentárias para odontologia, o material pode ser usado também para a confecção de tubos, batas e cateteres. 

Esses produtos precisam ser desenvolvidos com materiais de alta qualidade e que garantam flexibilidade e resistência. Além disso, necessitam de fácil higienização para evitar riscos de infecções e outros tipos de contaminação.

As aplicações dos elastômeros no setor médico são: 

  • Cateteres de comprimento/haste maior;
  • Cateteres PTCA (Angioplastia coronária transluminal percutânea);
  • Fios-guia e cateteres-guia;
  • Stents;
  • Tubos médicos;
  • Curativos cirúrgicos (Medical film);
  • Batas médicas.

Linha TPU à base de Poliéter da Eastman e Miracll

Como uma empresa referência na distribuição de compostos termoplásticos, a Compostos possui em seu portfólio TPUs à base de Poliéter de marcas reconhecidas e líderes de mercado: THERMOLLAN® da Eastman e MIRATHANE da Miracll. 

Ambas as linhas possuem diversas aplicações, entre elas a odontologia, principalmente pelos seus benefícios:

  • Excepcional resistência à abrasão e à fadiga;
  • Boa memória elástica e boa resistência ao impacto e a choques;
  • Mais facilmente colorido do que os demais elastômeros termoplásticos;
  • Em alguns casos, apresenta biocompatibilidade;
  • A inclusão de aditivos também pode melhorar a estabilidade dimensional e resistência térmica, bem como aumentar resistência à chama, aos fungos e ao intemperismo.

Entre em contato e saiba mais sobre nossos produtos.