Você já ouviu falar sobre o papel importante que os termoplásticos recicláveis têm na economia circular no Brasil? Um exemplo são os TPVs, que embora sejam menos comuns que os materiais sustentáveis convencionais, estão reformulando o conceito de sustentabilidade na indústria. 

Com a crescente pressão para reduzir o desperdício e promover a reutilização, estes materiais flexíveis e duráveis emergem como protagonistas, possibilitando a redefinição de produtos e processos com um olhar para o futuro. E, entender a contribuição dos TPVs para essa finalidade é mais do que uma questão de consciência ambiental; é uma necessidade econômica. 

Estudos indicam que a incorporação de práticas circulares pode gerar economias significativas e impulsionar inovações disruptivas.  O uso do plástico reciclado, por exemplo, economiza até 90% de energia em um novo processo produtivo, segundo a ONG WWF.

Neste artigo, entenda o impacto desses termoplásticos recicláveis na economia circular, explorando não apenas sua funcionalidade e versatilidade, mas também como eles estão pavimentando o caminho para um futuro mais sustentável.

Entendendo a economia circular no Brasil

A economia circular é um modelo de produção e consumo que incentiva a renovação e a reutilização de materiais e produtos existentes o máximo possível. Ela se baseia na mudança em toda a cadeia produtiva, desde o design dos produtos até a reutilização, com a finalidade de garantir uma recuperação inteligente.

Este conceito contrasta com o modelo tradicional de economia linear, onde produzimos, consumimos e descartamos. Na economia circular, o objetivo é minimizar o desperdício ao manter os recursos em uso pelo máximo de tempo possível, diminuindo o uso de matéria-prima virgem e priorizando o reuso dos insumos, sendo estes recicláveis, duráveis e renováveis.

Ciclo da Economia Circular

Portanto, o objetivo da economia circular é construir um sistema de gestão que seja mais eficiente em relação aos recursos e insumos naturais existentes. Mas, ainda existe o desafio de consolidação deste modelo por parte das empresas, algo que pode ser superado com inovação e uso de novas tecnologias e produtos.

O papel dos termoplásticos recicláveis TPV para a economia circular

Os TPVs estão auxiliando a sustentabilidade nos processos industriais. Esses termoplásticos recicláveis combinam a facilidade de processamento dos termoplásticos com as propriedades de alta performance dos elastômeros vulcanizados. 

Na economia circular, o uso do TPV se destaca por promover a reutilização e a reciclagem de produtos, reduzindo significativamente os resíduos. Isso porque este é um material que possui alta capacidade de ser reciclado e sua produção já é direcionada para este fim, promovendo um ciclo de vida mais longo para os materiais. 

É importante citar que o seu processo de reciclagem não resulta em perda significativa de qualidade e propriedades originais, o que pode significar, dependendo de cada aplicação, diminuição no uso de matéria prima virgem. 

Portanto, a contribuição desses termoplásticos recicláveis na economia circular não significa apenas minimizar o impacto ambiental, mas também trazer eficiência econômica. As empresas que já utilizam esse material conseguem produzir bens mais duráveis e de alta qualidade, o que significa menos descarte e mais valorização do ciclo de vida dos produtos.

Como os TPVs reduzem o desperdício durante a fabricação de novos produtos?

O TPV, por ser um termoplástico reciclável, possui um processo produtivo facilitado pelas empresas. No Brasil, a FCC é a única fabricante 100% nacional e possui o compromisso com a sustentabilidade.

Os TPVs também são materiais fáceis de moldar e colorir, reduzindo etapas adicionais em processos de fabricação. Assim, menos energia é consumida, resultando também em uma pegada de carbono menor.

Por fim, o uso de TPVs em processos de fabricação diminui o risco de defeitos e rejeições durante as etapas. Isso resulta em redução na geração de resíduos, o que se alinha com os princípios da economia circular. 

A Compostos é distribuidora oficial dos termoplásticos recicláveis da FCC

O uso de termoplásticos recicláveis no setor industrial, como o TPV fabricado pela FCC, proporciona desde vantagens competitivas às empresas até a redução de riscos de defeitos e rejeições no processo de fabricação, princípios da economia circular. E para a incorporação deste material em seus projetos, é fundamental contar com uma distribuidora especializada para lhe auxiliar nas necessidades específicas.

A Compostos do Brasil é distribuidora do TPV para todo o Brasil e oferece ainda consultoria especializada para auxiliar na seleção correta do material. Entre em contato e descubra como podemos lhe ajudar.