Na indústria de transformação de plásticos existem diversos segmentos e inúmeras aplicações. Uma das mais exigentes e críticas para se atender são as que exigem polímeros transparentes, pois a qualidade visual é um requisito extremamente importante. Os polímeros mais conhecidos para essas aplicações são o Poliestireno, o Acrílico (PMMA) e o Policarbonato (PC).

Preenchendo uma lacuna entre os polímeros de engenharia translúcidos que são de alto custo e os plásticos mais frágeis de baixo custo, o TX-100S é uma solução excelente para ser utilizado como alternativa ao PMMA e em algumas aplicações em PC.

O polímero TX-100S é um copolímero de Metil Metacrilato Estireno (MS) desenvolvido pela tecnologia de polimerização da DENKA e conhecido pela sua alta transparência, aspecto de vidro e propriedades ópticas. 

Fórmula TX 100S

Este copolímero oferece um equilíbrio de desempenho, pois é de fácil processamento e possui boa estabilidade térmica, baixa densidade e menor absorção de umidade, além de ter boa resistência química ao álcool e cloro. Possui também uma boa resistência às intempéries e a riscos, bem como excelente transparência e propriedades ópticas semelhantes ao PMMA, além de poder resolver a maior parte da desvantagem do PMMA. 

Os maiores pontos positivos do TX-100S em comparação ao PMMA são:

Benefícios do TX 100S

Quais as propriedades que o TX-100S oferece em comparação com outros polímeros?

Na tabela abaixo podemos verificar as propriedades que o TX-100S apresenta em comparação com outros polímeros transparentes que são mais comuns no mercado de transformação de plásticos.

Uma das principais vantagens do TX-100S é a sua densidade em comparação ao PMMA, pois isso traz um ganho de produtividade, ou seja, devido à menor densidade da resina TX-100S, aproximadamente 5%, ele permite um rendimento da quantidade de produto moldado por injeção, consequentemente viabilizando a redução de custos.

Propriedades Gerais do TX 100S

Verificando os resultados do teste de escoamento na tabela abaixo, pode-se observar que o TX-100S alcança maior comprimento de fluxo em comparação com PMMA usando pressão e temperatura de injeção semelhantes. Isso mostra que o TX-100S possui maior fluidez em comparação com PMMA em aplicações produzidas em moldagem por injeção.

A maior fluidez do TX-100S permite maior produtividade comparada ao PMMA na moldagem por injeção devido ao tempo de ciclo reduzido.

TX 100S - pressão de injecao

Outro ponto interessante é que devido à maior fluidez do TX-100S em comparação ao PMMA, também há um menor consumo de energia durante a moldagem por injeção. Com isso, é possível reduzir a temperatura de injeção em 20°C, alcançando assim um desempenho de fluidez semelhante ao do PMMA.

Para uma máquina de moldagem por injeção totalmente elétrica, este corresponde a aproximadamente 10% (ou mais) de economia em consumo de energia com o uso de TX-100S em comparação com PMMA convencional. Além disso, a redução da temperatura na moldagem por injeção permite reduzir o tempo de resfriamento durante a moldagem, obtendo um tempo de ciclo menor e resultando em maior produtividade.

Em quais aplicações o TX-100S pode ser utilizado?

O TX-100S pode ser utilizado em processo de injeção na fabricação de utensílios domésticos, embalagens de perfumes e cosméticos, vidrarias de laboratório, entre outros produtos. Sua vantagem é a semelhança com o vidro, pois possui alta transparência, trazendo um valor agregado ao design do produto.

TX-100S exemplo TX-100S exemplo2

O mercado depende de novas ações e estratégias para ter economia e ganho de produtividade, com o objetivo de ganhos financeiros e melhorias no processo, consequentemente ganhos com o produto final. E umas das estratégias que pode contribuir para essa busca é o uso de novos materiais, como o polímero MS, mais conhecido como TX-100S, que chegou no mercado brasileiro para trazer mais competitividade, assim como vêm trazendo nos mercados internacionais.

TX-100S ex3

Quer saber mais sobre o TX-100S e outras resinas? A Compostos do Brasil trabalha com linhas importantes e diferenciadas, que prezam pela tecnologia, qualidade, sustentabilidade e durabilidade elevada. Entre em contato para conhecer nossos produtos!