A moldagem por injeção é um processo de fabricação que tem como objetivo dar nova forma a uma matéria bruta: o plástico. Por ser um processo super versátil, também possibilita o reaproveitamento de matérias-primas recicláveis, dando assim um destino novo ao material.

Existem diferentes tipos de moldagem para criar peças de design de plástico, inclusive, alguns métodos são feitos em conjunto para criar um único produto. Exemplo disso é a fabricação de garrafas. Enquanto o corpo da garrafa é feito por moldagem por sopro, a tampa é feita por moldagem por injeção, já a rosca na parte superior do gargalo é proveniente de um processo chamado moldagem por injeção e sopro.

Cada um desses processos de fabricação é capaz de criar um determinado padrão e fazer produtos de altíssima qualidade. Os principais tipos de moldagem são: moldagem por inserção, termoplástico, sobremoldagem, moldagem por câmara fria, moldagem câmara quente e impressão 3D.

Os polímeros quando passam pelo processo de moldagem se transformam em peças moldadas. Trata-se de uma verdadeira modificação na estrutura do plástico, que passa por cilindros e misturadores até virar uma massa homogênea.

Ao longo deste conteúdo, vamos explorar os principais tipos de moldagem por injeção, as características principais e como é o processo de fabricação. Confira a seguir!

Sobremoldagem

A sobremoldagem ou moldagem de dois disparos é um processo que utiliza peças de borracha ou outros materiais para melhorar o desempenho de outro elemento. A sobremoldagem é utilizada para vedar peças de dois moldes por injeção de maneira isolada. Dessa forma é possível melhorar o desempenho de um produto.

Um exemplo prático de sobremoldagem acontece na fabricação de escovas para cabelo. O material macio de borracha, que é adicionado na parte superior da base de plástico rígido do cabo, nada mais é do que a moldagem de dois disparos utilizada para melhorar o produto e torná-lo mais apto para o cliente.

Moldagem por inserção

Muito parecida com a sobremoldagem, trata-se de um tipo de moldagem por injeção que consiste na combinação de até mais dois componentes em um produto já pronto com o objetivo de aumentar a resistência ou até mesmo reduzir o peso total.

O processo acontece na cavidade do molde de injeção antes que o plástico seja adicionado. Ali, a matéria-prima preenche o vácuo entre a inserção e o molde, o que resulta em menor uso do elemento reciclável para preenchimento.

Moldagem por injeção de termoplástico

A moldagem por injeção de termoplástico é um processo que faz uso do plástico no estado líquido para criar um novo produto. Depois que a matéria-prima é resfriada até ganhar solidez, é possível transformá-la em líquido novamente, para chegar a textura ideal.

É um processo importante para quem deseja criar componentes recicláveis e de alta qualidade.

Moldagem por injeção de câmara fria

A moldagem por injeção de câmara fria é um processo de baixo custo, pois utiliza um jato para preencher as cavidades do molde, logo, economiza em matéria-prima. As peças são conectadas por um sistema de ejeção usado para puxar o polímero do molde.

A partir do processo, é possível criar componentes com grande quantidade de resíduos de câmara fria, que podem ser reciclados ou removidos no próprio sistema.

Moldagem por injeção de câmara quente

O processo de câmara quente é capaz de reduzir a quantidade de produtos residuais e entregar o material aquecido por meio de uma porta para preencher a cavidade do molde. Trata-se de um processo mais caro do que por câmara fria, por exemplo.

As peças moldadas por câmara quente são bastante comuns no setor médico, pois todo o material deve ser um polímero 100% virgem e, no processo de injeção há uma grande quantidade de resíduos inutilizados criada.

Impressão 3D

A impressão 3D é um processo de moldagem por injeção que é uma tendência forte no mercado por sua rapidez e acessibilidade, afinal, qualquer um pode comprar uma impressora 3D.

Geralmente esse processo é voltado para a criação de protótipos em diferentes indústrias, mas também na produção de peças em volume elevado e de um jeito muito mais rápido.

A Compostos do Brasil é uma distribuidora de elastômeros termoplásticos e plástico para engenharia eficiente e de qualidade. Se sua empresa precisa de uma distribuidora de plástico comprometida, especializada e de grande renome no mercado, então aqui é o lugar certo. Entre em contato e solicite um orçamento!


O nosso artigo foi útil para você?

Abaixo temos alguns materiais mais detalhados para você se aprofundar ainda mais, clique e acesse gratuitamente!

Agentes de purga
Agentes de purga
Dyna Purga, solicite uma amostra