Você já se perguntou do que é feito um tênis ecológico? Com 99% dos materiais dos calçados esportivos derivados do petróleo, os consumidores estão cada vez mais atentos ao impacto ambiental de seus produtos.

Essa preocupação também é uma prioridade para investidores e para a indústria em geral. Isso está em sintonia com os princípios do ESG (Ambiental, Social e Governança), que estão influenciando as estratégias de negócios em diversos setores.

A indústria do esporte e lazer não está fora dessa tendência, respondendo ao apelo por práticas empresariais mais éticas e ambientalmente conscientes. Nesse artigo, vamos mostrar como o Pebax®, um polímero desenvolvido pela Arkema e distribuído pela Compostos do Brasil, está sendo usado para fazer tênis esportivos sustentáveis.

Pebax®: o que é esse material? 

O Pebax® é um polímero termoplástico de alto desempenho que envolve a combinação de dois blocos distintos, poliéter e poliamida, em proporções variáveis, resultando em um material elástico, resistente e leve. 

Esses polímeros leves fornecem retorno de alta energia, principalmente em solados. Como veremos adiante, existem muitas partes de um tênis de corrida que podem ser aprimoradas com elastômeros Pebax®. 

Componentes de entressola como barras de torção e placas de propulsão, juntamente com outros componentes contadores de calcanhar são ótimas aplicações do material Pebax®. Sendo assim, uma ampla gama de graus macios e flexíveis a duros/rígidos contribui para um amplo espectro de usos. 

Isso significa que ele pode ser aplicado em várias áreas esportivas, oferecendo soluções versáteis para uma ampla gama de esportes.

Marcas mundialmente reconhecidas como: Puma, The North Face e Mizuno usam o elastômero Pebax® em seus projetos em solados de alto desempenho para futebol, rugby, corrida e caminhada.

Características gerais do Pebax®:

  • Fácil processamento; 
  • Leveza;
  • Alta flexibilidade;
  • Excelentes propriedades físicas e químicas.
  • Alta resistência ao impacto;
  • Resistência à fadiga;
  • Elasticidade duradoura;
  • Boa estabilidade dimensional
  • Mantém a resistência ao impacto, retorno de energia e flexibilidade;
  • Toque suave/Boa sensação ao toque.

Pebax® na indústria do esporte e lazer

As marcas esportivas estão empenhadas em aprimorar o desempenho por meio da inovação contínua. Já os atletas têm demandas cada vez mais rigorosas e estão sempre à procura de equipamentos que ofereçam conforto, leveza e durabilidade. 

Pensando nisso, a Arkema desenvolveu o Pebax® que possui uma combinação única de baixo peso, elasticidade, conforto, resistência e flexibilidade. O elastômero Pebax® é o melhor para solados de calçados esportivos. 

Quando comparado ao TPU por exemplo, tem um desempenho inigualável, sendo 20% mais leve, contribuindo com um maior retorno de energia, além de possuir uma maior durabilidade em condições de temperatura mais frias e mais quentes .

Grades reforçadas para maior desempenho

Para obter ainda mais estrutura e propriedades de snapback, os componentes Pebax® são preenchidos com fibra de vidro e carbono e podem ser incorporados em entressolas de espuma. Essa combinação permite construções confortáveis e leves para produzir alto retorno de energia. Permitindo designs cada vez mais leves, as espumas Pebax podem ser usadas para entressolas e adicionam flexibilidade significativa e resistência à fadiga.

O desafio da sustentabilidade na indústria do esporte

A indústria de calçados esportivos, devido à produção em massa e à necessidade de inovação constante, frequentemente causa impacto ambiental negativo. Isso tem levado marcas esportivas a enfrentar pressão crescente para adotar práticas mais sustentáveis.

Dessa forma, a alta capacidade de reciclagem do Pebax® o torna uma excelente escolha ecológica. Esse material pode ser reaproveitado e transformado em novos produtos, contribuindo para a redução do desperdício e preservando os recursos naturais. 

Um exemplo disso é o Pebax® Rnew, o primeiro TPE de base biológica lançado pela Arkema e que é produzido a partir do óleo de mamona. Durante o crescimento da planta de mamona usada na produção deste material, ela realmente absorve o CO2 da atmosfera. Isso reduz a pegada de carbono do polímero final e permite inovações no design dos calçados e em suas aplicações.

Calçados esportivos de alto desempenho

Pebax®: calçados esportivos de alto desempenho

O Pebax® é uma escolha ideal para calçados esportivos de alto desempenho, como tênis de corrida e chuteiras de futebol. Sua combinação de leveza e resistência ao impacto melhora o conforto dos atletas e ajuda a reduzir o risco de lesões.

Durante a Copa do Mundo Feminina da FIFA em 2019, a Arkema observou que 60% das 552 jogadoras de 22 nações qualificadas usaram calçados com solas de Pebax®. Isso teve um impacto significativo, já que 57% dos gols e 74% dos passes completados na competição foram realizados por jogadores que calçavam sapatos com solas de Pebax®. Como o material é leve, elástico e armazena energia, ofereceu às jogadoras mais energia e aderência no campo.

Quais os benefícios do Pebax® para a produção de tênis ecológico?

O Pebax® oferece uma série de benefícios notáveis, tanto para os fabricantes quanto para os consumidores:

  • Leveza e durabilidade: proporciona um conforto excepcional aos atletas, reduzindo a fadiga. Sua durabilidade garante uma vida útil longa aos produtos fabricados com esse material.
  • Resistência ao impacto: a capacidade de absorver impactos é fundamental para esportes de alto impacto, como corrida e futebol, pois contribui para o desempenho dos atletas e sua segurança.
  • Retorno de energia: devido à flexibilidade do material, a sola pode ser dobrada muitas vezes sem danos, armazenando e liberando energia como uma mola.

Tênis ecológico: projeto Running da Vert Shoes  

A VERT é uma marca de tênis ecológico e sustentável que chegou ao Brasil em 2013, mas já era reconhecida na Europa há mais de 10 anos como VEJA. 

Em sintonia com a crescente tendência de tênis ecológicos, em 2019, após quatro anos de pesquisa e desenvolvimento, a VERT lançou o “Condor”, o primeiro tênis de corrida ecologicamente correto

Este produto foi pioneiro na categoria de calçados pós-petróleo, representando a busca por equilíbrio entre desempenho excepcional, materiais eco-sustentáveis e reciclados. Atualmente, alguns detalhes desse tênis ecológico são compostos de 62% óleo rícino, que é a utilização do Pebax® Rnew® na prática. 

Outros líderes do setor, como Nike, Adidas e Asics estão intensificando suas iniciativas de sustentabilidade, implementando planos para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2025. A Nike, por exemplo, pretende ampliar o uso de materiais ecologicamente corretos para 50% em cada produto, o que representaria uma economia de meio milhão de toneladas de GEE. 

Compostos do Brasil: distribuidora da linha Pebax®

Os tênis ecológicos estão conquistando seu espaço na indústria do esporte e lazer, impulsionados pela busca por sustentabilidade. 

Essa tendência de mercado é tão expressiva que a Arkema já revelou seus planos de aumentar a capacidade de produção global de elastômeros Pebax® em cerca de 25% para atender ao expressivo crescimento de seus clientes, especialmente nos setores esportivos e de bens de consumo.

Se você  busca acesso a essa tecnologia líder, a Compostos do Brasil é a distribuidora ideal para a sua escolha. Nossa parceria com a Arkema nos permite fornecer diretamente elastômeros Pebax® de alta qualidade, atendendo às demandas dos fabricantes e designers comprometidos com a produção de calçados ecológicos e de alto desempenho.

Para saber mais, entre em contato e conheça os nossos produtos!