A sustentabilidade é importante para todos nós, já que a preservação ambiental é fundamental para a existência da espécie humana. Por conta disso, muitas empresas já apresentam alternativas mais sustentáveis em seus processos e materiais, como é o caso do plástico sustentável.

Quando falamos em plástico sustentável, provavelmente o biodegradável é o primeiro que você imagina, ou talvez os plásticos verdes. Entretanto, eles por si só não contribuem com a redução drástica dos impactos ambientais. Ao contrário: a poluição continua a mesma.

Porém, o que as empresas podem fazer para que seja capaz de reduzir consideravelmente os impactos ambientais, aliado ao plástico sustentável, é a implementação de processos no dia a dia que contribuam para a sustentabilidade. E é nesse cenário que o ESG se torna um protagonista. Saiba mais sobre o assunto!

O que é o ESG e quais suas vantagens junto ao plástico sustentável?

Além da preocupação em usar plástico sustentável, os brasileiros também observam se as empresas adotam métodos internos capazes de ajudar o meio ambiente.

O ESG, por exemplo, é um termo que ganhou destaque por ser um método de critérios ambientais, sociais e de governança corporativa, que contribui diretamente com a sustentabilidade do negócio e da sociedade, incluindo o meio ambiente. Isso porque ele é um conjunto de práticas capazes de serem mensuradas e que atraem mais investidores.

ESG significa, em inglês, “Environmental, Social and Governance”, que, em uma tradução literal, significa “Ambiental, Social e Governança”, podendo ser conhecido também como ASG.

Quando a prática ESG é aliada ao uso de plástico sustentável, as empresas conseguem reduzir bastante os impactos ambientais causados por seus processos. Isso se dá devido às ações que a empresa toma por adotar o ESG, como:

  • Ambiental: redução de desperdício, práticas de reciclagem, logística reversa, reutilização de insumos e materiais, diminuição da emissão de gases tóxicos, descarte adequado de materiais poluentes, uso de plástico ‘verde’ (de origem não petroquímica) e outros
  • Social: ações que englobem a diversidade e buscam erradicar a discriminação, diferença salarial e qualquer tipo de assédio, pensando em beneficiar a comunidade local, a própria empresa e, obviamente, os profissionais;
  • Governança: formas de garantir uma boa estrutura interna na empresa, como a criação de conselhos, de políticas internas e até mesmo canais de denúncia, além de outros métodos similares.

Na prática, existem diversos processos que são prejudiciais ao meio ambiente, como o descarte inadequado de garrafas plásticas. Por isso, usar o plástico sustentável com a metodologia ESG se torna tão importante.

A importância em adotar o ESG aliado ao plástico sustentável

O Brasil é o 6º país que mais descarta plásticos no mar, segundo o estudo da Our World in Data. São mais de 11 toneladas descartadas anualmente, sendo este um dos principais problemas que os oceanos enfrentam.

Portanto, adotar o uso de plástico sustentável aliado ao ESG é uma excelente maneira de contribuir para a preservação marítima e ambiental, garantindo oceanos menos poluídos e um menor risco de colapso e catástrofes.

Além de questões ambientais, o uso de plástico sustentável e da prática ESG são muito bem vistos no mercado. Isso porque os consumidores, sejam clientes finais ou outras empresas, estão cada vez mais preocupados em consumir produtos e serviços de empresas que tenham a sustentabilidade como um de seus pilares, contribuindo inclusive para a valorização das empresas e suas ações, quando de capital aberto.

Ainda, aplicar o ESG colabora diretamente com os resultados da empresa, já que representa indicadores e métricas de bastante influência dentro da corporação, tanto por auxiliar na redução do desperdício, que reduz o investimento, como por ser um critério de escolha para toda e qualquer pessoa ou empresa que são impactadas pela sua corporação.

Para adquirir plástico sustentável, fale com a Compostos do Brasil, uma empresa que oferece soluções completas em termoplásticos e plásticos de engenharia, todos confeccionados pensando na sustentabilidade. Além disso, a empresa adota o ESG como prática para aumentar ainda mais o seu caráter sustentável.

Entendendo a sustentabilidade dentro dos moldes da ESG para facilitar o caminho de uma empresa mais sustentável, entre em contato e saiba mais!