No ambiente industrial, a resistência é um dos aspectos mais valorizados que uma peça precisa contar. Afinal, isso irá garantir maior durabilidade  e eficiência das peças durante o seu trabalho, ou seja, enquanto a peça estiver sendo submetida a esforços mecânicos. Alguns materiais  mais frágeis para determinadas aplicações, no entanto, acabam necessitando de resistência mecânica mais elevada para que possam ser utilizados. Dessa maneira, é possível adicionar os modificadores de impacto.

O mercado de modificadores de impacto cresceu muito nos últimos anos. De acordo com um relatório da Mordor Intelligence, o mercado global gira atualmente em torno de U$ 3.651 milhões até 2021, e o estudo revela que deve crescer mais de 6% até 2027.

Apesar da pandemia de Covid-19 ter impactado negativamente o mercado, hoje os níveis de produção aumentaram, e por isso, as expectativas são cada vez mais otimistas para o segmento.

A razão para esse crescimento do uso do material, está em sua praticidade e maior garantia de preservação de matérias-primas. Neste artigo, iremos explorar  a importância e o funcionamento dos modificadores de impacto. 

Continue a leitura para saber tudo sobre o assunto!

Modificadores de impacto: Conceito

Os modificadores de impacto são resinas modificadas que tem o objetivo de aumentar a durabilidade de peças plásticas moldadas que não tem  resistência mecânica elevada.

O plástico de engenharia está sendo cada vez mais requisitado como um material de alta performance para as indústrias, porém, muitas vezes, alguns fatores podem desfavorecer e até mesmo danificar as peças plásticas. É aí que os modificadores entram em cena para trazer mais resistência  ao produto.

Os modificadores de impacto podem ser usados em diversos tipos de plásticos, em especial PVC, polímeros estirênicos (PS, ABS, SAN), polímeros poliolefínicos (PE e PP), poliamida e termofixos.

Os polímeros podem ser modificados durante a sua fabricação, ou seja, no processo de polimerização, porém também podem ser modificados através da produção de uma blenda ou até mesmo por mistura física entre duas resinas onde uma delas atuará como modificador de impacto, atuando,  assim como um aditivo que melhora a tenacidade e a flexibilidade para atender às propriedades físicas dos componentes rígidos.

Além disso, também podemos observar durabilidade e resistência ao impacto dos plásticos moldados por injeção e por extrusão, principalmente aqueles submetidos a forças de impacto ou a trabalho em baixas temperaturas.

Como os modificadores de impacto funcionam?

Os modificadores de impacto entram em cena para suprir uma necessidade bastante constante e comum entre os polímeros: a de reforçar a resistência ao impacto.

Os polímeros costumam apresentar variações em sua mobilidade molecular, especialmente quando expostos a temperaturas mais baixas . Quando isso acontece, seu estado de baixa mobilidade pode ocasionar em uma maior dificuldade de absorção de impacto, que é o principal fator para a fragilidade das peças. Esse processo pode levar a trincas e até mesmo a rompimentos.

A ação dos modificadores de impacto é  aumentar  a resistência e, como consequência, a vida útil e qualidade do material.

Onde encontrar modificadores de impacto?

A Compostos, distribuidora especializada em compostos termoplásticos de alta performance, trabalha com uma linha própria de modificadores de impacto que podem ser aplicados em:

  • películas transparentes;
  • laminados para embalagens de alimentos;
  • componentes eletrônicos;
  • ampolas;
  • tampas e embalagens para cosméticos;
  • brinquedos;
  • artigos variados.

Os modificadores de SBC Clearen® são produzidos com a tecnologia da Denka de polimerização que combina Estireno e Butadieno para criar um produto de alta performance, transparente e resistente.

Sua estrutura molecular diferenciada é capaz de proporcionar máxima transparência, resistência à fadiga, e textura, bem como excelente estabilidade térmica – que como já vimos, é um dos maiores fatores para a deformidade de polímeros.

Os modificadores de impacto vendidos pela Compostos possuem ainda excelente mobilidade. O SBC Clearen® é uma resina transparente de elevado desempenho, seja para injeção ou extrusão (para películas e folhas laminadas), podendo ser também soprado ou extrudado como perfil, por exemplo. Além do SBC, a Compostos também possui uma linha de elastômeros termoplásticos que podem ser usados como modificadores de diversas resinas.

Saiba mais sobre nossos modificadores de impacto solicitando agora mesmo um orçamento com um de nossos consultores especializados. 

Fale com a Compostos!