A borracha termoplástica (Thermoplastic Rubber – TR) é um material com características tanto da borracha quanto do plástico. Como todos os plásticos, quando as pessoas falam sobre “borracha”, geralmente não especificam o tipo. Existem diferentes tipos de borracha, mas todos podem ser agrupados em apenas dois principais: borracha natural (proveniente das árvores) e borracha sintética (artificial).

Como próprio nome já diz, a borracha termoplástica é um termoplástico e, portanto, uma forma de borracha sintética. Isso significa que ele derrete, chegando ao estado líquido quando aquecido e se torna um sólido quando resfriado. Ao contrário da borracha natural, o látex extraído das seringueiras, a borracha termoplástica é feita de polímero SBS (estireno-butadieno-estireno), um “copolímero em bloco” terciário. Isso significa dizer que cada monômero (estireno-butadieno-estireno) dentro do polímero é formado por blocos em vez de uma distribuição aleatória.

A borracha natural e a borracha sintética são semelhantes em alguns aspectos, mas são feitas por métodos completamente diferentes e quimicamente muito diferentes. Depois que a borracha natural é vulcanizada ou curada, ela não pode ser reutilizada. No entanto, o TR pode ser reciclado / modificado porque não tem conexões reticuladas como a borracha natural, portanto, pode ser recristalizado várias vezes.

O uso da borracha termoplástica na indústria calçadista

Desde 1960, a busca por produtos leves e confortáveis ​​que ajudem a desenhar novos modelos de calçados tem acelerado o uso de termoplásticos em calçados femininos, infantis, masculinos ou esportivos. Como resultado, a borracha termoplástica foi se consolidando como matéria-prima essencial para o segmento.

As borrachas termoplásticas atendem diversas demandas do mercado, indo muito além da produção de calçados, pois os compostos TR são também essenciais para a produção de ferramentas, eletroeletrônicos, brinquedos e até mesmo de equipamentos hospitalares. Hoje a indústria plástica pode contar com uma série de elastômeros que fornecem aos designers de calçados possibilidades criativas ilimitadas.

As borrachas termoplásticas oferecem uma boa relação custo/benefício, são fáceis de moldar, leves, apresentam grande resistência ao deslizamento e à flexão, além de possibilitar a criação de produtos em uma ampla gama de cores.

Sofprene SBS

Entre as borrachas termoplásticas mais utilizadas na indústria de calçados, o SBS é sem dúvida o maior destaque, com utilização principal na fabricação de solados. As principais características do Sofprene SBS são:

  • Durezas desde 25 shore A até 40 shore D;
  • Densidade de 0,9 g/ cm3 até 1,25 g/ cm3;
  • Temperatura de serviço desde -50° C até 60° C;
  • Alta memória elástica a baixas temperaturas e temperatura ambiente;
  • Boa resistência a vários agentes químicos, bem como bases, ácidos, álcoois, detergentes e soluções aquosas;
  • Alto grau de isolamento térmico e elétrico;
  • Discreta resistência a abrasão;
  • Reologia dedicada ao tipo de processo de transformação;
  • Excelente Colorabilidade.

Laprene TPE

O Laprene TPE é um material que pode ser utilizado em injeção direta para sandálias, oferecendo uma textura mais emborrachada do que o PVC, normalmente utilizado. O material também é comum na produção de botas frigoríficas e palmilhas.

No caso das palmilhas, o grade LAPRENE 8MG é o mais indicado, ele cria um “efeito gel”  possibilitando o uso desse material em calçados ortopédicos.

Thermollan TPU

O maior uso do TPU (Elastômeros Termoplásticos de Poliuretano) na indústria de calçados é em saltos femininos, graças à excelente resistência à abrasão e facilidade de colagem em diversos materiais diferentes. Toda a linha de Thermollan conta com variados níveis de durezas, além de aceitar pigmentação ou ser utilizado nas cores padrão, preto e cristal.

Independente do segmento da sua indústria, contar com materiais de qualidade é essencial! Caso a sua empresa esteja precisando de borrachas termoplásticas, entre em contato com os nossos consultores técnicos especializados e solicite uma proposta.