Mesmo sendo um produto tão comum na rotina das pessoas, poucos entendem o que é poliamida.

De forma sucinta, a poliamida é uma fibra sintética altamente resistente e flexível que pode ser aplicada em diversas indústrias, podendo ser inclusive reforçada em até 60% com fibra de vidro. Ela também é muito utilizada na indústria têxtil, pois garante aos tecidos um toque mais macio, sedoso e elástico. 

Nesse cenário, uma das marcas mais reconhecidas e utilizadas no mercado industrial é a Celanyl®, da Celanese e dentre as suas principais características podemos destacar:

  • Propriedades mecânicas elevadas;
  • Elevada resiliência;
  • Resistência a solventes orgânicos;
  • Facilidade de processamento;
  • Resistência ao desgaste e fadiga mesmo quando submetida a temperaturas elevadas.

Essas características são primordiais, pois são elas que justificam o uso da matéria-prima em diversas aplicações. Neste conteúdo, você irá entender tudo sobre o que é poliamida e suas principais características.

Mas afinal, o que é poliamida? 

A poliamida é uma fibra sintética obtida através da polimerização da caprolactama, portanto, sua estrutura química proporciona ao material elevadas propriedades mecânicas e resistência ao impacto. Ela serve para uma série de aplicações que vão muito além do uso em tecidos, nas rotina de várias indústrias. 

Na indústria automotiva, por exemplo, é possível utilizar essa fibra sintética para a criação de peças sob o capô, bandeja e até mesmo no radiador. E em uma indústria tão complexa e importante, como é uma fábrica de produção de veículos, fica mais do que comprovada a eficiência e relevância da poliamida. 

Mas outras aplicações também são possíveis! 

Nos eletrodomésticos (fogão, geladeira, máquina de lavar, etc.) a poliamida também se faz presente, especialmente na carcaça dos utensílios. Além disso, nos aparelhos elétricos, a matéria-prima faz parte da produção de cartuchos para bobinas, conectores, partes estruturais, recipientes e revestimentos.

Por fim, o material também pode estar relacionado ao segmento de esporte e lazer, especialmente nas partes que ficam expostas a temperaturas mais baixas como botas de esqui e porta-esqui, por exemplo. 

A poliamida pode ser reforçada?

Agora que você já sabe o que é poliamida, é importante saber que mesmo sendo altamente resistente, ela pode ser reforçada com fibras de vidro, o que aumenta consideravelmente a força do produto. 

Além da fibra de vidro,  o material pode ser modificado com elastômero e pode ser estabilizado termicamente, além de carregado com cargas minerais e também com retardante a chama (UL94 – V0). “

 A Celanese®, umas das líderes na produção de Compostos de PA, disponibiliza em sua linha CELANYL diferentes grades, podendo caracterizá-los para aumentar a rigidez, resistência a temperatura, alta estabilidade dimensional, bem como excelente resistência a desgastes químicos e hidrólise.

Unindo todas essas qualidades, é possível contar com a poliamida em diferentes condições de ambientes, já que ela suporta variações de temperatura e oferece alto desempenho e excelente qualidade de superfície. 

Onde adquirir poliamida?

Se a sua empresa utiliza a poliamida para diferentes finalidades e quer contar com uma marca de qualidade, a Compostos do Brasil trabalha com uma das melhores do mercado: a Celanyl®. 

Com a nossa ajuda, você poderá contar com os diferentes tipos de poliamida que a marca oferece, inclusive aquelas reforçadas com fibra de vidro para tornar a sua experiência ainda mais duradoura. 

Afinal, a Compostos está desde 2006 oferecendo as melhores condições na distribuição de elastômeros termoplásticos em todo o Brasil, trabalhando com atendimento personalizado e entregas rápidas.

 Solicite agora mesmo o seu orçamento!