Os adesivos termoplásticos desempenham um papel fundamental, impulsionando inovações em diversos setores, desde a indústria automotiva até eletrônicos. 

Mas, por trás deste sucesso, há uma cadeia de suprimentos importante. Encontrar a distribuidora certa para os insumos faz diferença na qualidade e eficiência da produção.

Neste artigo, exploraremos o que são os adesivos termoplásticos e destacaremos a importância de escolher a distribuidora certa para garantir resultados excepcionais.

O que são adesivos termoplásticos?

Os adesivos termoplásticos são compostos por materiais que, quando aquecidos, se fundem, oferecendo uma adesão resistente, durável e eficaz. 

Disponibilizados em forma de pellets ou em pó, esses adesivos curam-se à temperatura ambiente e  apresentam uma ampla gama de viscosidades. No caso do adesivo em pó, também pode ser oferecido com diferentes granulometrias.

Dessa forma, são utilizados para uniões extremamente rápidas e de alto rendimento em uma diversidade de materiais, abrangendo desde borracha, poliestireno, madeira, metal e até mesmo plásticos de última geração. Além disso, esses adesivos oferecem uma excelente resistência à tração, garantindo uma aderência forte e duradoura.

Esses adesivos têm aplicações variadas em indústrias como automotiva, eletrônica, têxtil e calçadista, destacando sua versatilidade e importância no cenário industrial. Eles são encontrados em duas classes diferentes de adesivos – adesivos termoplásticos solventes, que são compostos por polímeros acrílicos ou resina dissolvidos em solvente, e adesivos termoplásticos hot melt, que são termofusíveis, ou seja, sólidos em temperatura ambiente, mas líquidos e viscosos quando aquecidos.

Linha Platamid®: inovação em adesivos termoplásticos hot melt 

A Compostos trabalha com a  linha Platamid® da Arkema, uma solução inovadora para adesivos termoplásticos hot melt. 

Os adesivos hot melt Platamid® são compostos de copoliamidas de cadeia longa de alta eficiência, ideais para aderir a uma variedade de substratos, desde tecidos até materiais não tecidos.  

A Compostos distribui adesivos hot melt, o que oferece uma maneira conveniente de utilizá-los em várias aplicações industriais. O adesivo hot melt Platamid® em pó pode facilitar o manuseio e a dosagem dos adesivos termofusíveis Platamid®, tornando-os adequados para processos de fusão e aplicação eficazes em diferentes cenários de colagem.

Principais características dos adesivos hot melt Platamid®: 

  • Pontos de fusão de 85°C a 150°C;
  • Baixa densidade;
  • Viscosidades de 40 a 4.000 Pa.s a 150°C;
  • Altamente eficaz em substratos polares;
  • Boa resistência a produtos químicos, hidrólise, calor, UV;
  • Tempo de pega curto = altas taxas de produção;
  • Sem plastificante;
  • Também pode ser solubilizado em certos solventes para fazer revestimentos de solução com grandes propriedades de barreira.

Vantagens competitivas através dos materiais para adesivos da Compostos

Ao escolher os adesivos termoplásticos hot melt Platamid®, as empresas obtêm não apenas eficiência na adesão, mas também vantagens competitivas em termos de versatilidade, durabilidade e sustentabilidade: 

  • Aderência: proporcionam adesão resistente e durável, garantindo uniões sólidas e confiáveis mesmo em ambientes desafiadores.
  • Facilidade de pigmentação: permitem fácil pigmentação, possibilitando personalização estética conforme as exigências do projeto.
  • Eco-friendly: processamento sem solvente, base bio (óleo de rícino) e isentos de plastificantes, destaca-se como uma escolha ambientalmente responsável na indústria adesiva.
  • Desempenho em múltiplos substratos: garantem eficácia em substratos tecidos e não tecidos, oferecendo soluções para diversas necessidades da indústria.

Compostos: sua parceira em materiais para adesivos termoplásticos

A Compostos do Brasil se destaca como uma parceira confiável e especializada no fornecimento de materiais para adesivos termoplásticos

Com produtos de alta qualidade e expertise técnica, a Compostos impulsiona o desempenho dos adesivos, contribuindo para o sucesso de seus clientes na indústria em constante evolução. Conheça nossos produtos e eleve o padrão dos seus adesivos termoplásticos.

Entre em contato conosco para saber mais sobre nossa linha hot melt Platamid® e como podemos impulsionar a qualidade dos seus adesivos termoplásticos.